Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	FOLHAPRESS/JC - 13/03/2013 - Opinião Econômica - Marx "A problemática que ele (Karl Marx) colocou - o que é o homem e como pode realizar plenamente a sua humanidade diante dos constrangimentos que lhe impõe a organização da sociedade - é eterna." Delfim Netto, economista. A problemática colocada por Marx nos remete a qual tema central na análise das ciências sociais?
		
	
	O da objetividade do conhecimento.
	
	O da subjetividade do conhecimento.
	
	O do instinto de sobrevivência.
	 
	O da relação indivíduo-sociedade.
	
	O da relação família-sociedade.
	2a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto às disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política, são inúmeras as posições assumidas entre seus autores. Porém, o que se mostra como unânime é considerá-las como:
		
	
	As três disciplinas não são integradas como não fazem parte das Ciências Sociais.
	 
	Disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais, sendo, portanto, integradas.
	
	Somente a Sociologia e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.
	
	Mesmo fazendo parte das Ciências Sociais, as três disciplinas não são integradas.
	
	Somente a Ciência Política e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.
	3a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
	4a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As ciências sociais são compostas por três ciências, dentre as quais temos a antropologia. Assinale abaixo a alternativa que contém o conceito que melhor define a antropologia.
		
	
	Trata da distribuição de poder na sociedade e as diversas formas de governo. Estuda os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
	
	Disciplina que tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	
	ciência que estuda, por método dedutivo, objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes entre eles.
	
	Tem por objetivo estudar as atividades humanas ligadas à produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Estuda a distribuição de renda num país, a política salarial, a produtividade de uma empresa etc.
	 
	Disciplina que estuda as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, bem como a origem e a evolução da cultura. Ocupa-se ainda da diversidade cultural existente nas sociedades industriais.
	
5a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando-se as características do relativismo cultural, é incorreto afirmar que:
		
	 
	é perspectiva favorecida pela pesquisa antropológica ¿de gabinete¿.
	
	deve-se analisar as práticas culturais no contexto em que são praticadas, permitindo-se, assim, ¿traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos¿.
	
	é perspectiva favorecida pela prática etnográfica de pesquisa antropológica.
	
	é a postura privilegiada pela Antropologia contemporânea.
	
	o conceito relativista de cultura, nos possibilita "reconhecer na diversidade da cultura do outro as especificidades de nossa própria cultura, permitindo-nos uma perspectiva mais consciente de nós mesmos".
	6a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar tratar-se de uma forma de ver o mundo através de sua cultura atrelada a uma perspectiva de considerar o seu modo de vida como o correto, digno e superior ao demais. Essa citação resume a prática de uma postura de mundo baseada em:
		
	
	alteridade
	
	diversidade
	 
	etnocentrismo
	
	tolerância
	
	homofilia
	7a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	Charles Darwin
	 
	John Locke
	
	Herbert Spencer
	
	Augusto Comte
	
	Cesare Lombroso
	8a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
		
	
	Max Weber
	
	Emile Durkheim
	
	Augusto Comte
	 
	Karl Marx
	
	Franz Boas
	9a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como:
		
	
	Neoliberalismo
	
	Cientificismo
	 
	Neocolonialismo
	
	Darwinismo social
	
	Positivismo
	10a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Ueg 2013) A sociologia nasce no séc. XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são:
		
	
	a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião positivista.
	
	o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
	
	nenhuma das questões acima.
	
	a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente.
	 
	a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizaros mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.

Outros materiais