Buscar

Av2 PED Lic Didática 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - PED - Lic - Didática
1)Quando discutimos planejamento educacional observamos que ele possui diferentes níveis. Dessa forma, é possível verificar que ele se configura como um instrumento norteador, pois estabelece objetivos, metas e finalidades educacionais. Sobre os diversos tipos de planejamento educacional, avalie as afirmativas seguintes:
I: Projeto Político Pedagógico se configura como um planejamento educacional.
II: Plano de Ensino se configura como um planejamento educacional.
III: Plano de Aula se configura como um planejamento educacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:	d) I, II e III.
2)Nota-se a importância do planejamento para o sucesso de todas as atividades e ações tecidas na escola. Para que ele se efetive é crucial os objetivos educacionais. Em relação aos diferentes objetivos, avalie as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os objetivos gerais são aqueles previstos para um determinado grau ou ciclo e serão alcançados a longo prazo.
( ) Os objetivos específicos consistem no desdobramento e na operacionalização dos objetivos gerais.
( ) No ato de planejar, fica à critério do professor adotar os objetivos, visto que a finalidade da educação é a manutenção das precariedades educacionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: c)VVF.
3)Dentre os itens que devem se encontrar no planejamento educacional, pode-se observar a avaliação, a qual oportuniza um olhar para o processo educativo. Verifica-se na realidade educacional a presença de diferentes concepções de avaliação. Com base no exposto, avalie as afirmativas que apresentam essas diferentes perspectivas:
I: Avaliação diagnóstica: verifica os conhecimentos prévios dos educandos, de modo que irá nortear o modo de preparar as aulas.
II: Avaliação formativa: acontece de forma contínua ocorrendo no processo de interação entre o professor e o aluno no decorrer das aulas.
III: Avaliação somativa: considerada como classificatória, tem como finalidade avaliar o grau em que os resultados têm sido alcançados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) I, II e III.
4)Quando se discute o trabalho pedagógico é necessário considerar a importância dos conhecimentos do professor, visto que ele organiza as ações pedagógicas e socializa com os alunos os conhecimentos científicos. Nesta lógica, a formação docente possui um papel central no processo. Em relação a formação docente ao longo da história da educação, avalie as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Nos séculos XVI a XVIII o futuro professor possuía formação específica, e a ideia de "dom para ensinar" era desconsiderada para se exercer a docência.
( ) Nos séculos XIX e XX encontra-se a formação em Escola Normal de nível médio e à docência torna-se uma atividade trabalhista.
( ) Na década de 1980 até a atualidade encontra-se a busca para a caracterização da docência como uma profissão.
Agora, assinale as alternativas CORRETA: a)FVV.
5) Para o aperfeiçoamento e pensamento sobre o ato de lecionar é necessário a busca do professor por novos conhecimentos, por meio da formação continuada. Nesse processo a reflexão é crucial para que o processo vislumbre possibilidades de melhorias no trabalho pedagógico. Em relação ao professor reflexivo, avalie as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A reflexão na ação é o momento de pensar enquanto pratica.
( ) A reflexão sobre a ação é o momento de pensar depois da prática.
( ) A reflexão sobre aquilo que se refletiu na ação é desnecessária no processo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA: b)VVF

Outros materiais