Buscar

projeto de ação 6 semestre

Prévia do material em texto

�
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
NOME
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório II 
PROJETO DE AÇÃO:
 Prevenção à Gravidez na Adolescência.
Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes
Castanhal 2015
Nome
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório II 
PROJETO DE AÇÃO:
 Prevenção à Gravidez na Adolescência.
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Unopar Universidade Norte do Paraná para a disciplina de estágio curricular obrigatório II. Supervisor de Campo, Assistente Social. 
 CRES: 
Orientador Acadêmico, Professor Abimael Coelho dos Santos CRES: 5443.
Coordenador do Curso: Adarly Rosana M Goes
Castanhal 2015
I – APRESENTAÇÃO
O Projeto de intervenção será aplicado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Adelina Cordeiro de Amaral, com base na atenção em especial as adolescentes gravidas. Assim, considerando que o início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais, foi escolhido o tema “prevenção à gravidez na adolescência”. Porquanto que, a gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Sendo assim, o presente projeto ocorreu junto ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado bairro São Benedito Cidade de Irituia Pará, que atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Assim, o principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 
Desta forma, foi realizado um levantamento do número de adolescentes que engravidaram precocemente nos últimos anos. Diante do levantamento ficaram evidentes que as necessidades levantadas, as várias referências à quantidade de adolescentes grávidas no Bairro São Benedito. E nesse sentido nesta instituição social, foi desenvolvido um trabalho com adolescentes.  Diante desta realidade, este projeto de intervenção “Prevenção à gravidez na adolescência” foi para colocar em prática os objetivos do PAIF, a partir de informações que despertem nos adolescentes a consciência sobre as consequências de uma gravidez precoce, discutindo o tema fazendo uma abordagem principalmente, as ações preventivas.
II – JUSTIFICATIVA
	O número de adolescentes grávidas no Brasil tem aumentado mais e mais, e a cada dia que passa mais mulheres entre 14 e 17 anos acabam engravidando indesejavelmente, por falta de prevenção e muitas vezes por que não tem uma orientação correta. O que pode ser um grande problema nesta faixa etária, pois é uma idade muito infantil ainda, pelo menos para ter um filho e criá-lo. A gravidez na adolescência é algo tremendamente lamentável, as mães devem conversar regularmente sobre este assunto com suas filhas, pois além do perigo de engravidar, há também as DSTS doenças sexualmente transmissíveis, que sem o uso de preservativos não há como se proteger das mesmas. O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social desenvolve um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Sendo assim, ao realizar o estágio percebe-se que o CRAS atua na prevenção da gravidez na adolescência, realizando um trabalho com adolescentes das famílias que a mesma assiste. Desta forma, o presente projeto de intervenção foi desenvolvido para realizar ações que contribuam para uma conscientização das adolescentes e familiares que são assistidos pelo CRAS do São Adelina Cordeiro do Amaral, sobre os meios de prevenção de uma gravidez precoce. O interesse pelo tema surgiu com o intuito de proporcionar aos adolescentes os conhecimentos dos métodos preventivos, visando reduzir o número de adolescentes grávidas no Bairro. Assim, o presente projeto foi desenvolvido para atender adolescentes das famílias cadastradas no CRAS. E juntamente com minha supervisora o presente projeto vem promover palestras para Prevenção à Gravidez na Adolescência. A palestra tem o objetivo de Promover no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo, atuando sobre tudo na prevenção da gravidez na adolescência.
III- OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL: 
Reduzir o atual percentual de gravidez precoce e indesejada entre adolescente	e abrir espaços de discussão sobre os desafios que o adolescente enfrenta com a gravidez precoce.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer as causas da gravidez precoce, identificando grupos e setores mais vulneráveis;
 Identificar as implicações relacionadas à gravidez na adolescência;
Sensibilizar pais, educadores, líderes políticos e comunidade e o grupo alvo sobre os impactos do problema da gravidez precoce para o individuo, para a família e para o desenvolvimento da comunidade;
Estimular a reflexão e o debate na comunidade, possibilitando o acesso à informação e conscientização, contribuindo para a adoção de práticas seguras, responsáveis e prazerosas que favoreçam melhores condições de vida a adolescentes e jovens;
 Contribuir para melhorar o acesso dos adolescentes em risco/ou não às informações sobre sua sexualidade;
Levar o adolescente a conhecer e adotar práticas de sexo seguro, procurando orientação que previnam doenças sexualmente transmissíveis e o conhecimento quanto aos métodos contraceptivos como forma de evitar a gravidez precoce.
	
IV- PÚBLICO ALVO
O público – alvo de intervenção deste projeto constitui-se as adolescentes do Projovem no âmbito do CRAS e seus familiares.
V – METAS A ATINGIR
Realizar palestra para sensibilização de 50 pessoas, sobre a problemática da gravidez precoce.
VI- METODOLOGIA
O presente projeto de intervenção, teve com início a escolha do tema Prevenção à Gravidez na Adolescência e em discussão junto ao CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, quando eu pedir ajuda a minha supervisora a equipe deste mesmo órgão para definir qual seria a melhor metodologia para abordagem do tema seria através de palestras socioeducativas e preventivas conscientizando a todos as famílias atendidas sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência.  Sendo assim, as atividades foram executadas mediante o tempo de realização da palestra, levando em conta a organização do espaço, e também do material a ser apresentado no local.  O projeto teve como foco principal a palestra de conscientização “Consequências de uma gravidez Precoce: métodos preventivos” para que os adolescentes e familiares pudessem despertar para quantas consequências uma gravidez precoce pode ocasionar na vida de todos (adolescentes e familiares), destacando ainda, os meios para prevenir tal situação. 
O presente projeto trata de um importante tema que vem sendo debatido continuamente nos últimos tempos, visando assim, envolverei os técnicos do CRAS com o intuito de apresentar propostas que possam minimizar tal problemática na atualidade. Pois, a gravidez na adolescênciaé um problema que deve ser levado muito a sério e não deve ser subestimado.  Portanto, o método utilizado será de palestras sobre a prevenção à gravidez na adolescência, abordando diversas temáticas que serão ministradas pela assistente social e a psicóloga do CRAS. As referidas palestras terão metodologia multidisciplinar, tendo como tema Prevenção da Gravidez na Adolescência. As palestras serão desenvolvidas em três momentos consecutivos: No primeiro momento será realizada a palestra com a temática “Adolescência – Período de Transformações” que apresentará informações relevantes sobre a fase da adolescência e as inúmeras transformações, tanto física quando psíquicas que ocorre com o adolescente. No segundo momento será abordado à temática “Consequências de uma gravidez precoce- Métodos preventivos”. 
Neste momento serão apresentadas as diversas consequências ocasionadas na vida do adolescente devido a uma gravidez precoce e, ainda os principais métodos de prevenir tal acontecimento. No terceiro momento a temática abordada é “A importância da família na orientação sexual”. Este tema visa conscientizar a família sobre seu importante papel na vida do adolescente em sua orientação e prevenção a uma gravidez precoce. Ao final das palestras será solicitada a participação da plenária no esclarecimento de alguma dúvida ou no acréscimo de sugestões para enriquecimento do projeto desenvolvido.
Em seguida foi aplicado um questionário para verificação da compreensão dos conhecimentos adquiridos pelos participantes.
VII- RECURSOS HUMANOS
Assistente social Supervisora de Campo; 
Psicóloga do CRAS;
Secretária de Trabalho e Promoção;
Coordenação do CRAS;
Estagiárias do Serviço Social da Unopar;
50 Famílias;
01 estagiária.
VIII- MATERIAL DE CONSUMO
Data Show
Notebook
Caixa amplificada Microfone
Câmera fotográfica
Cartolinas
Álbum seriado de métodos contraceptivos
Fixas para avaliação
IX- PARCEIROS
O projeto de intervenção contou com a parceria da secretaria de trabalho e promoção social e secretaria de saúde que cedeu alguns materiais de apoio na realização das palestras.
X – AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação do projeto de intervenção “Prevenção à Gravidez na Adolescência” será realizado de forma contínua no período de sua execução, através de questionários aplicados para subsidiar a compreensão dos conhecimentos adquiridos acerca dos temas abordados. Através do desenvolvimento das metas, serão analisadas se os objetivos foram atingidos, a partir dos resultados obtidos nas atividades propostas. Além disso, através da participação nas palestras serão avaliados se a metodologia empregada contribuiu para a eficácia do presente projeto de intervenção. E, ainda, verificando a participação do público alvo nas palestras, será possível avaliar se houve um bom envolvimento do público e da equipe técnica envolvida.
XI– CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
As atividades e a metodologia proposta serão realizadas num intervalo de tempo correspondente a 30 (trinta) dias que corresponde ao período de realização da disciplina Estagio Supervisionado II, que traz como exigência a construção de um projeto de intervenção.
	Dia / 05 /15
	Reunião na Sede do CRAS
	Dia / 05/ 15
	Apresentação do projeto
	Dia / 05/ 15
	Palestras no CRAS
	Dia / 05/ 15
	Avaliação do Projeto
XII – BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, A.B.D.; FERNANDES, A.F.C. - Adolescentes jovens descobrindo a sexualidade. Pediatra. Mod. 1998.
BEHLE, I. - Reflexões sobre fatores de riscos na prevenção primária da gestação na adolescência. In: Maakaroun, M. F.; Souza, R. P.; Cruz, A. R. Tratado de adolescência: um estudo multidisciplinar. Rio de Janeiro, Cultura Médica. 1991.
Centro de Referencia de Assistência Social. Disponível em http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras/ Acesso em maio de 2012.
MIMICA, I. M.; PIATO, S. - Doenças sexualmente transmissíveis. In: Piato, S. Ginecologia da infância e adolescência. Rio de Janeiro, São Paulo, Livraria Atheneu Editora, 1991.
SANTOS JÚNIOR, J.D. - Fatores etiológicos relacionados à gravidez na adolescência: vulnerabilidade à maternidade. Cadernos Juventude, Saúde e Desenvolvimento. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área de saúde do adolescente e do jovem. Vol. I, 1999.
UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO 
CHANCELARIA: Rua Marselha, 183 – CEP: 86041-100 – Fone: (0xx43) 3371-7770 – Fax: (0xx43) 3341-8122 – Londrina-PR. REITORIA: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140 - Fone: (43) 3371-7838/ Fax: (43) 3371-7721 - Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140, Cx. P. 401 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (3) 3371-7721. Londrina-PR. Centro	 de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET: R. Tietê, 1.208, Vila Nova, CEP: 86025-230 - Fone: (043) 3371-7700 – Londrina-PR. Londrina-PR. Centro de Ciências Humanas e da Educação – CCECA: Av. Paris, 675, Jd. Piza, CEP: 86041-140, Cx. P. 401 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (43)3371-7721- Londrina-PR. Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas – CCESA: Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445 – Km 377. Fone/Fax: (43) 3321-7700. Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAPONGAS: Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas – CCHSET – A: PR-218, KM-01, CEP: 86702-270, Cx. P. 560 – Fone/Fax: (43) 3274-7700 – Arapongas-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BANDEIRANTES: Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas – CCHSET – B: Av. Edelina Meneghel Rando, 151. Vila Macedo. Fone (43) 3542-6035. CEP 86360-000. Bandeirantes – PR. FAZENDA EXPERIMENTAL: Tamarana-PR. Fone/Fax: (43) 3399-4707. TV MIX: R. Tietê, 1.208, Vila Nova, CEP: 86025-230 – Fone: (43) 3326-1707 / Fax: (43) 3326-1751 – Londrina-PR. HOME PAGE: www.unopar.br. E-MAIL: unopar@unopar.br	 	Bruna-DDI

Continue navegando