Buscar

A Ideia de capital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A Ideia de capital
A palavra capital, no conceito econômico, significa a produção de bens e serviços. Entretanto, esse conceito ganhou maior abrangência durante o século XX, quando surgiram novas concepções mundiais. Com o Relatório de Brundlant, a noção de capital passou a ser associada ao uso racional de recursos naturais. Os principais tipos de capital são três: Social, Econômico e Ambiental.
Capital Social
O Capital Social, passa a ser analisado sobre um contexto de desenvolvimento sustentável, e para que esse objetivo seja alcançado é preciso que haja uma relação entre a educação e o conhecimento do uso correto dos recursos ambientais. 
Engenheiros, arquitetos e trabalhadores da construção civil em geral tem papel muito importante no alcance desses objetivos, pois precisam criar produtos sociais (nesse caso, edificações) que se utilizem de uma quantidade mínima de recursos, de modo que sejam beneficiadas tanto a presente quanto as futuras gerações. Além disso, também há a necessidade de uma nova abordagem educacional da sociedade que é a principal consumidora de construção civil, onde a mesma, fazendo parte do processo projetual da cidade, deve gerar coesão social, agregando valores culturais e sociais.
Capital Econômico
É o capital ligado ao âmbito dos recursos financeiros, no qual o governo regula o funcionamento da economia por meio do controle de juros, e as empresas por meio de ações. Essas ações servem como indicadores de capital, neste caso, a produção de bens e serviços pela exploração de recursos. O grande desafio da contemporaneidade é conseguir encontrar maneiras de relacionar esse capital e exploração de recursos com o conceito de sustentabilidade.
Resumo – Páginas 25 a 29 (Livro: Guia Básico para a Sustentabilidade)
Conceitos de capital natural e capital cultural
Desde o surgimento do capitalismo, a forma mais utilizada e a mais aclamada de se medir o capital é pelo econômico, atualmente através de valores e ações de empresas. Com isso, os mais diversos tipos de capital são desvalidos, situação que é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável das nações.
Capital Natural
Este é medido através de uma conversão das riquezas das florestas para a riqueza comercial, em ações. O valor dos sistemas ecológicos, das florestas, ecossistemas naturais, da terra, dos oceanos, da água e do ar.
O que deve ser feito?
Contrapor o impacto da economia industrial com a ecologia global e os recursos naturais, equilibrando o conceito artificial de capital econômico com a capacidade dos sistemas naturais.
Capital Cultural
É considerada os conhecimentos, capacidades e criatividade nos sistemas socioculturais. Esta é expressa no conhecimento científico, na tecnologia, na arte e na humanidade.
O que deve ser feito?
A educação das escolas e a familiar, passada de geração em geração é fundamental para a perpetuação e valorização do conhecimento empírico cultural.
Relação Arquitetura/Cultura
Sendo a base da arte de projetar o conhecimento técnico e a bagagem cultural do projetista, este tópico está fielmente ligado à relação sociedade/cidade, pois o que representa os costumes e o modo de viver daquele grupo são as edificações adaptadas àquele estilo de vida. O arquiteto deve ter essas informações para responder à esta sociedade como um todo.
Interação entre as 3 tipologias de capital
Para que ocorra a sustentabilidade e em consequência o desenvolvimento sustentável, é necessário o equilíbrio entre o ambiental, o social e o econômico.
Tendo em vista o processo produtivo irracional e suas consequências na atualidade, o que deve ser feito para que o planeta terra se recupere dos danos ambientais e ao mesmo tempo se tenha um desenvolvimento eficiente?