Buscar

Descriminalização: Tipos e Limites

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
		FACULDADE DE DIREITO
CURSO DE DIREITO
Nome: Teresa Fatima Freits de Oliveira 
Disciplina: Direito Processual Penal III
A descriminalização ocorre quando há a anulação de leis ou regulamentações que definem um crime, essa remoção é efetuada pelo legislador, em alguns casos aponta a vontade de outorgar um total reconhecimento legal ao comportamento descriminalizado, levando em conta não só o aspecto legal, mas também a resposta da sociedade às condutas criminais. Distingue-se ainda, outro tipo de descriminalização, a de fato, a qual ocorre quando certos comportamentos criminais deixam de ser vistos e denunciados como perigosos para a sobrevivência dos indivíduos. A falta de reação social, pode influenciar o legislador a descriminalizar os comportamentos descriminalizados de fato. Um exemplo de comportamento descriminalizado de fato pela sociedade é o “Jogar no bicho”, as pessoas praticam o jogo desprezando a incriminação legal, sendo este até fonte de emprego para muitos cidadãos. 
Ainda nesse sentido, a descriminalização legislativa, que é a forma de retirada de determinadas condutas da esfera do controle social formal, em sentido estrito funciona sob a ab-rogação da lei ou do tipo penal que considerava o fato ilícito. Um exemplo foi a edição da lei 11.106/05, que modificou os delitos contra os costumes e contra o casamento, previstos na parte especial do Código Penal, abolindo os tipos penais de sedução, rapto violento ou mediante fraude, rapto consensual, concurso de rapto com outro crime e adultério. A inclinação de sobreposição de textos legais, em face dos receios do legislador em deflagrar amplos processos de descriminalização, não impede que operador do direito, sobretudo o magistrado, atue desde o interior do sistema do direito penal positivado, para minimizar os efeitos danosos da criminalização. O juiz está vinculado a lei penal predefinida pelo legislador, sendo as normas resultado da interpretação de textos, mas existem determinados limites que, se ultrapassados, tornam inadmissíveis sua receptividade pelos destinatários.
Outra situação que ocorre é quando o magistrado, a partir da ideia de filtragem, deixa de aplicar a lei penal em decorrência de sua discordância com o texto da Constituição, então o juiz, utilizando-se das possibilidades de controle difuso, emite decisão descriminalizadora em virtude da não conformação da lei penal com os valores, princípios e normas constitucionais.
Referência
A sentença criminal como instrumento de descriminalização (o comprimento ético do operador do direito na efetivação da Constituição.
Revista da AJURIS –v. 33 – nº 102 – junho/2006

Outros materiais