Buscar

ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS HOMEM

Prévia do material em texto

HOMEM,CULTURA E SOCIEDADE
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 1(1B,2A,3A,4B)
1)
Este pensador ocupou-se também com estabelecer o objeto de estudo da sociologia, assim como indicar o seu método de investigação. É através dele que a sociologia penetrou a Universidade, conferindo a esta disciplina o reconhecimento acadêmico. Quem é o pensador ao qual o texto base se refere?
Alternativas:
b)
Émile Durkheim.
Alternativa assinalada
2)
Quais eram as classes sociais, chamadas de estamentos, no período do Feudalismo?
Alternativas:
a)
Clérigos, nobres e camponeses.
Alternativa assinalada
3)
(Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
Alternativas:
a)
Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
Alternativa assinalada
4)
O crescimento econômico é uma condição relativamente recente na história da humanidade que começou há menos de 300 anos. Quais as três fases de inovação que marcaram essa breve história do crescimento econômico?
Alternativas:
b)
Revolução Industrial, no século XVIII, a industrialização em massa, no século XIX, e a revolução da tecnologia da informação, na segunda metade do século XX.
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 2 (1A,2D,3A,4D)
1)
(ENADE, 2005 – Adaptada) “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.
Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).”
A partir do fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:
I. Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos.
II. Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito.
III. A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”.
IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.
Estão corretas somente as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
Alternativa assinalada
2)
Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
(    ) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
(    ) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção.
(    ) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
(    ) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
(    ) A afirmação "a história da humanidade é a história das lutas de classes" expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.
Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
d)
V – V – F – V – V.
Alternativa assinalada
3)
A partir de nossas análises e estudos, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto:
De acordo com Durkheim, para garantir a objetividade do método científico sociológico, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como ______________. Os fatos sociais estão relacionados aos processos culturais, hábitos e costumes ______________ de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade. Esses elementos conferem uma identidade e uma consciência ______________ ao grupo social, além de servirem para controlar e limitar as atividades individuais, que não devem causar desarmonia no corpo social, na convivência produzida pelas relações individuais.
Alternativas:
a)
Coisas – coletivos – coletiva.
Alternativa assinalada
4)
Trata-se de um instrumento de análise científica, uma construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e se identifica, na realidade específica, suas manifestações. Permite, inclusive, a comparação das diferentes manifestações.
Esta definição se aplica:
Alternativas:
d)
Ao tipo ideal, instrumento de análise proposto por Weber para alcançar a explicação dos fatos sociais.
Alternativa assinalada
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 3 (1C,2B,3A,4E)
1)A mercantilização das relações sociais que vivemos na globalização é chamada por alguns autores de “mercado-rede”: uma entidade reguladora das ações políticas e econômicas da sociedade que agora atua em nível internacional. Observe como uma nova mercadoria se firma no mundo como sendo a principal fonte de valor que circula pelas redes de comunicação: a (1) ________________. De forma simples, podemos dizer que a (2) ________________ é todo dado que carrega algum significado, que tem algum valor para uma pessoa ou para um grupo de pessoas que estão dispostos a pagar por ela. A alternativa que apresenta os conceitos que completam corretamente as duas lacunas é:
Alternativas:
c)
(1) -  informação; (2) – informação.
Alternativa assinalada
2)É um mundo ao mesmo tempo plural e singular, exigindo um novo olhar geográfico nas diferenças e semelhanças das diversas regiões do espaço mundial.
(MOREIRA, Rui. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas, v. 1, n. 3, jun. 2007. Disponível em: <http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_1_3.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2015. Adaptado.)
O texto aborda os seguintes aspectos:
I. A ordem multipolar do início do século XX e a ordem atual apresentam as mesmas características. Ambas são dicotômicas, dualistas.
II. Neste início de século XXI, há o fortalecimento do conteúdo de um novo mundo globalizado, com novas formas de organização das sociedades contemporâneas. Trata-se de um mundo plural e singular ao mesmo tempo.
III. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas semelhantes, já que a globalização estabelece uma Nova Ordem Mundial.
Está correto o que se afirma:
Alternativas:
b)
Apenas em II.
Alternativa assinalada
3)
(UFC – Adaptada) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial.
De acordo com o exposto, a seguir indique V para as afirmações verdadeiras ou F para as falsas.
(    ) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
(    ) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
(    ) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
(    ) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
(    ) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formar alianças para defender a autonomia política dos países membros.
A alternativa com a sequência correta deindicações, de cima para baixo, é:
Alternativas:
a)
F – V – F – F – F.
4)
(UNIPAM) – adaptada) O consumismo, uma forte tendência da sociedade contemporânea, é fruto do capitalismo e da globalização. Em relação a essa prática, é correto afirmar que:
I. O estilo de vida consumista influenciou o comportamento social em países capitalistas desenvolvidos, como também na classe média de vários países em desenvolvimento. A indústria norte-americana do entretenimento, por meio de suas produções cinematográficas e televisivas, acabou por interferir no modo de vida da população mundial, representado na maneira de vestir, na língua, nos hábitos alimentares e tecnológicos.
II. O desenvolvimento das forças produtivas, propiciado pela globalização, disponibiliza, cada vez mais, no mercado mundial, bens e serviços colocados à disposição dos consumidores em qualquer lugar no planeta, independentemente da renda de cada indivíduo.
III. No sistema capitalista, a produção destina-se à comercialização. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais, como, por exemplo, as magazines e os shopping centers , se "estampam" de forte apelo e valor simbólico para fascinar a população de modo geral, instigando-nos a consumir cada vez mais.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações verdadeiras:
Alternativas:
e)
I e III.
Alternativa assinalada

Continue navegando