Buscar

Abdome Agudo

Prévia do material em texto

Abdômen Agudo 
 Características Conceituais 
Presença de afecção não-traumática, localizada em víscera ou estrutura contidas na cavidade abdominal e que se manifesta de modo súbito.
Processo agudo incidindo em víscera previamente normal, (ex. apendicite aguda) ou a agudização de doença ou problema crônico, (ex. perfuração em peritônio livre de úlcera duodenal crônica).
Embora alguns casos necessitem de intervenção cirúrgica de urgência ou observação clínica, exames subdisiários. Como ex. história clínica, exame físico, exames de laboratoriais, USG e RX simples.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
 Em virtude da complexa rede sensorial visceral e parietal dupla que inerva a área abdominal, a dor não é localizada com tanta exatidão quanto nos membros.
Diferentemente da dor cutânea, a dor visceral é provocada por distensão, por inflamação ou isquemia que estimulam os neurônios dos receptores, ou por envolvimento direto dos nervos sensoriais.
Dor visceral é mais percebida linha média, por casa do suprimento sensorial bilateral para medula espinhal.
Dor parietal sensação mais localizada, aguda e nítida.
Dor abdominal pode ser referida ou se deslocar para sítios diferentes dos órgãos primariamente afetados, indicando sensações cutâneas, percebida em um local diferente daquele estímulo primário.
ANATOMIA 
AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E EXAMES COMPLEMENTARES
A dor é o principal item na avaliação de um paciente com suspeita de abdômen agudo;
A anamnese deve caracterizar a dor de maneira precisa;
A duração da dor, sua localização, como se iniciou e outras características como o tipo de dor e evolução podem ajudar no diagnóstico diferencial.
A dor abdominal pode-se iniciar repentinamente ou instantaneamente, sem sintomas prévios. O início súbito ou explosivo sugere perfuração de uma víscera para o peritônio livre.
A dor de caráter progressivo corresponde a apresentação habitual de doenças que comumente produzem abdômen agudo.

Continue navegando