Buscar

CIENCIAS SOCIAIS EXERCICIOS PARA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Fundamentos AULA 01
1-Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais? Sociologia.
2-Por socialização se entende o processo pelo qua: Um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria tornando possível a perpetuação da sociedade.
3-Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas.Todas estão corretasI - Existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, o indivíduo sofre a influência da sociedade e da cultura.II - A socialização é um conceito central deste campo do conhecimento, pois os humanos se tornam seres sociais através da ducação.III - Os padrões sociais e as inter-relações entre os seres humanos são variáveis e suscetíveis de mudanças no tempo e no espaço.IV - Diferentemente dos demais animais, o processo de vida dos seres humanos não é guiado por instintos hereditários rígidos.
4-Várias são as ciências que compõem as chamadas ciências sociais. São elas: Assinale abaixo a alternativa que completa a afirmação de maneira correta: Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas;
5-Senso comum é um conjunto de opiniões, crenças, tradições e modos de viver que se desenvolvem em uma sociedade e faz parte da herança cultural de cada povo. São as tradições que passam de geração em geração e são aceitas como verdades, sem questionamentos. Sendo assim, não é exemplo de senso comum: A vacina para hepatite B é eficaz.
6-Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento científico. Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.
7-Veja - 06/09/2012 - 10:13 - Eleições 2012 "Pesquisa eleitoral dá o tom da campanha nas ruas Apesar de os candidatos insistirem na máxima de que pesquisa eleitoral é um retrato do momento e evitarem, publicamente, comemorar ou demostrar preocupação com os resultados, fato é que os reflexos dos números podem ser sentidos nas ruas. No mesmo dia da publicação de mais uma pesquisa Datafolha, o primeiro colocado, Celso Russomanno (PRB), teve uma agenda no extremo sul da cidade onde não faltaram comentários sobre a liderança e possíveis rivais no segundo turno. Já o segundo colocado, José Serra (PSDB), que registrou queda na preferência do eleitorado, teve um encontro fechado com taxistas e preferiu se calar sobre a pesquisa." A pesquisa eleitoral é um instrumento de investigação que permite compreender os conceitos de poder, autoridade e dominação, conceitos que são utilizados por qual ciência social? Ciência Política.
8-Sobre as ciências sociais é incorreto afirmar que: Podemos considerar que estudam objetos simples;
 
AULA 02 OBJETO E MÉTODO
1-Quando se comparam as Ciências Sociais com as Ciências Naturais, constatamos várias diferenças, entre elas: Ao contrário das Ciências Naturais, nas Ciências Sociais a objetividade é mais difícil de ser atingida.
2-Conforme aprendemos no terceiro slide da aula 2, em "Lição de Anatomia", Rembrandt retrata uma aula na qual um cientista, junto ao corpo morto de um homem, ensina aos seus alunos a composição e a forma de um corpo humano. Tal atividade insere-se no campo do que se convencionou chamar de... ciências naturais".
3-Quando a Sociologia, no século XIX, se desenvolveu enquanto disciplina, ocorreu uma separação entre este conhecimento científico e o senso comum. Sobre esta realidade, seria correto afirmar que: faz parte desta atitude científica a constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato ocorre por motivos específicos.
4-Podemos afirmar que as ciências sociais se constituíram como um campo de conhecimento envolvendo saberes relativos às disciplinas: Antropologia, ciência política e sociologia.
5-Leia atentamente a texto abaixo: "(...) O que é pesquisa etnográfica? A definição de etnografia encontrada em dicionários, como normalmente acontece em relação a disciplinas, é bastante vaga: estudo dos povos e de sua cultura. Os especialistas, entretanto, também não têm uma conceitualização definida da disciplina, nem do que pode ou não ser considerado pesquisa etnográfica (Hammersley, 1994:01). Apesar das diferenças entre os pesquisadores, alguns pontos em comum podem ser pinçados. Originariamente desenvolvida na antropologia, a pesquisa etnográfica propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (sala de aula, por exemplo), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (Watson-Gegeo, 1988:576). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. Aí começa sua problemática. A questão da representação - em que medida os achados da pesquisa correspondem à realidade do grupo pesquisado - revolve discussões epistemológicas acerca do binômio verdadeiro/falso. (...)" (WIELEWICKI, V.H.G. a pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, 23(1):27-32, 2001). Sobre o texto acima podemos afirmar que: I, III e V
I - As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmente isoláveis, recorrentes e sincrônicos. III- Os fenômenos sociais são eventos com determinações múltiplas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja parcial. V - Nas ciências sociais há uma interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
6-Considere as afirmativas a seguir: I - A "matéria prima" da Ciência Natural não pode ser isolada em laboratório. II - O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório. III - Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais. IV - As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. São corretas as seguintes afirmativasIII e IV 
7-As ciências da natureza e as ciências sociais se diferem pelo seu objeto de estudo. Analise as frases abaixo e assinale a única resposta incorreta: O objeto de investigação das ciências --naturais é o homem nas suas relações intersubjetivas, os fenômenos sociais.
8-Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. (...) O texto acima apresenta uma visão relativa: às Ciências Naturais.
AULA 03 A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA
1-Indígenas montam site e contam sua versão da história em materiais didáticos (Leonardo Blecher - Catraca Livre) A ONG Thydewá tem diversos projetos com o objetivo de empoderar os povos indígenas. Ainda nos primeirosanos da escola, quando as crianças têm seus contatos iniciais com a história brasileira, uma das perguntas propostas por muitos professores é "Quem descobriu o Brasil?". A esta indagação, é comum que se espere que a criançada em coro responda "Pedro Álvares Cabral". Ao atribuir ao navegador português a descoberta do país, esta versão dos acontecimentos desconsidera as estimadas 5 milhões de pessoas que aqui viviam antes da chegada dos europeus. Para tentar minimizar este e muitos outros desrespeitos à cultura indígena, a ONG Thydêwá resolveu criar uma plataforma online para que os índios desenvolvam materiais didáticos que contem sua história e atualidade. Do ponto de vista da antropologia, podemos afirmar que ao perguntar "Quem descobriu o Brasil?" muitos professores reproduzem: Uma atitude etnocêntrica.
2-Na análise da discriminação de um povo em relação a outro que é considerado inferior por suas diferenças de hábitos, vestuário ou postura, utiliza-se o conceito antropológico denominado:

Outros materiais