Buscar

CC CALCIFICAÇÃO E LITÍASE - exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Discutir os Conceitos Clínicos básicos
Os conceitos clínicos mais relevantes são: idade de 47 anos, sexo masculino, reça negra, apresenta sintoma de orquialgia, que foi sinalizada em exame clínico, constatando ligeira dor no tésticulo esquerdo, sem inflamações. Esse quadro levou à uma ecografia escrotal, que constatou um microcalcificações testiculares. Não possui nenhum clínico nem bioquímico de neoplasias.
Como antecedentes pessoais, paciente refere Diabetes mellitus tipo II compensada com Glucovance.
2- Discutir Aspectos Macroscópicos presentes
Na ecografia está presente a associação de microlitíase com imagem suspeita de tumor testicular. Observa-se lesão parcialmente quística, arredondada, heterogênea, hipoecogênica em parênquima testicular.
3. Discutir os aspectos microscópicos presentes.
Em níveis histológicos, apresenta-se com depositos laminares de cálcio arredondados e concêntricos no lúmen dos túbulos seminíferos, com degeneração de células epiteliais intra-tubulares, lesão da membrana basal e precipitação damatriz glicoprotéica, onde se depositam microcalcificações constituíndo as denomindass calcosferitas.
4. A hiperglicemia afeta o esqueleto em ambos os níveis da matriz óssea celular e , extracelular, ao nível de interferir na diferenciação/fusão dos osteoclastos, resultando em um ambiente de maior absorção. Essa absorção gera uma hipercalcemia sérica, que torna-se um evento precursor da calcificação metastática. Nos testículos ocorre duas modalidades de evento. No parênquima ocorre uma calcificação metastatica, que pode ocorrer pela diminuição do PH, acarretaada pelo uso do medicamento, que pode gerar hipoglicemia e eventualmente propiciar u ma modalidade anaeróbia de geração de energia. e nos túbulos seminífiros ocorre uma calculose decorrente de remanescentes biológicos, como mucina ou até mesmo restos celulares

Outros materiais