Buscar

Relatório Hanseníase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório
 Pedagogia
 Tema: Hanseníase
Na Camara Municipal de Guajara- Mirim/RO no mês de agosto de 2017 em parceria da Secretaria de Saúde e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental - Nuvepa. Foi realizada uma palestra com o tema abordado sobre Hanseníase. Aonde tivemos a presença da Fisioterapeuta Cordelia.
A hanseníase, conhecida também como lepra, é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Mycobacterium leprae que se manifesta principalmente na pele e nos nervos. A transmissão da bactéria ocorre por vias respiratórias, quando o doente fala, pela saliva e por secreções nasais. A bactéria também pode penetrar na pele se houver contato com a ferida do doente. O período de incubação da doença é relativamente grande, mas se manifesta até 7 anos depois de incubada. Manifesta-se em diferentes formas.
Indeterminada, é o estágio inicial da doença que facilmente se chega à cura, ocorre principalmente em crianças. Manifesta-se com uma lesão clara e sensível. Borderline é o estágio intermediário da doença. Manifesta-se com mais lesões e manchas grandes na pele. Tuberculóide é uma forma benigna da doença que ocorre quando o doente resiste positivamente à bactéria. 
Manifesta-se com poucas lesões que podem ou não apresentar dor e atrofia muscular. Lepromatosa é uma forma mais severa da doença caracterizada pela ausência de imunidade à bactéria. Manifesta-se com grande número de lesões que provocam deformidades, atrofia e inchaço. Também podem ocorrer alterações nos órgãos internos
Perda das sensações como fria e calor, perda dos movimentos, dormência, manchas mais claras ou avermelhadas na pele, perda de pelos nas sobrancelhas, diminuição do suor, aparecimento de nódulos sobre a pele, feridas, perda da força muscular, ressecamento dos olhos. Depois a doença é diagnosticada por um médico especializado, este prescreve um tratamento adequado de acordo com o grau da doença a partir de medicamentos específicos. Este tratamento pode ser realizado em Postos de Saúdes que oferecem os medicamentos gratuitos. É necessário que as pessoas que mantêm contato com os doentes façam exames para verificar a presença ou não da bactéria no organismo, tentar não ter contato direto com a pele lesionada do doente.

Continue navegando