Buscar

gabriel

Prévia do material em texto

,Assédio sexual pelas redes sociais também pode ser considerado crime (Canaltech – 16/12/2015)
Apesar de não ser um assunto tão polêmico quanto mamilos no Facebook, o assédio sexual é um tema delicado que precisa ser debatido. Você costuma “dar em cima” das meninas pelas redes sociais? Pois tome cuidado: dependendo da sua abordagem, além de arriscar “queimar seu filme” com as moças, ainda pode estar cometendo um crime sem ter a menor noção das consequências.
Pondo os pingos nos “is”
Antes de tudo, vamos começar pelo básico: como diferenciar o que é elogio, assédio e abuso sexual? Existe uma linha tênue que separa esses comportamentos, mas um pouco de informação aliada a um tanto de bom senso pode resolver facilmente a questão. Mesmo que muitas mulheres não se sintam confortáveis com a prática, dar uma “cantada” não é crime, mas assédio sexual configura comportamento criminoso e pode gerar até dois anos de detenção, em caso de condenação.
Legalmente falando, o assédio sexual acontece quando um superior hierárquico se vale de seu poder para constranger um subordinado com finalidades sexuais. Já o abuso se dá na prática da violência física, como o estupro. Ao passo em que o assédio pode não causar dor física, causa constrangimento equivalente e intimidação, podendo levar a vítima a sofrer traumas e outros problemas psicológicos. E por exemplo, se um homem mostrar o pênis para uma mulher na rua isso é considerado crime; mas e quando isso acontece no ambiente virtual?

Continue navegando