Buscar

Relatório de Fisica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA EXPERIMENTAL III
TURMA Nº 1001 AA
PROFESSORA:WIETSKE INEKE MEYERING
COMPONENTES: Luiz Matheus Alves da Costa Filho MATRICULA: 201511709634
 Maria Andreza dos Santos Araújo 201512262382 
 Maria Selma de Paula Brandão 201512536954
 Marcus Vinicius Oliveira Souza 201603395741
 	 Tayane Vieira Campos 201602190666
RELATÓRIO: A AÇÃO DA FORÇA ELETROMAGNÉTICA ATUANTE NUM CONDUTOR IMERSO NUM CAMPO MAGNÉTICO - PRÁTICA 4
FORTALEZA – 2018
INTRODUÇÃO
Foi realizado, no dia 12/04/2018, durante a aula de Física Teórica e Experimental III, ministrada pela Prof(a). Wietske, no laboratório de Física, da Universidade Estácio do Ceará - Centro, alguns experimentos utilizando-se matérias de fácil manuseio, onde pode ser observado e comprovado o processo de eletromagnetismo.
Eletromagnetismo é o ramo da física que estuda a relação entre as forças da eletricidade e do magnetismo como um fenômeno único. Ele é explicado pelo campo magnético.
Campo magnético é a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como o ferro.
Podemos comparar o campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e poderemos ver que todos têm as características equivalentes.
OBJETIVO:
Em 1831 na Inglaterra um experimento foi executado por Michael Faraday, que descobriu os efeitos elétricos produzidos pelo magnetismo. Através desses efeitos, chamados de indução eletromagnética, ele explicou a natureza e as propriedades dos campos magnéticos.
Os presentes experimentos tem como objetivo mostrar que o campo magnético é produzido pelas cargas elétricas geradas a partir do atrito entre os corpos que, por sua vez, sofrem atração ou repulsão, assim como Faraday explicou.
Observar o comportamento das correntes e suas variações de potencial em associações feitas em paralelos e em série.
MATERIAIS UTILIZADOS:
01 base principal;
01 hastes paralelas;
01 balanço condutor elétrico;
01 fonte de alimentação digital saída ajustável;
02 cabo flexível, preto, 0,5 m;
02 hastes de ima com polaridades inversas (norte e sul - dipolo);
01 cuba de acrílico;
01 folha branca;
Minério de ferro.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1ª EXPERIMENTO
Inicialmente colocamos as folha branca dentro da cuba e em seguida foi colocado o minério de ferro sobre o papel. Para poder fazer a condução eletromagnética, como não poderíamos colocar o dipolo em contato com o minério de ferro, colocamos as hastes em baixo da cuba e ficamos a observar o comportamento do minério quando o ima estava com as hastes iguais em “contato” com o minério, sendo que em uma situação o mesmo se repelia, por exemplo quando os dois eram vermelhos e o oposto ocorria caso os dois estivessem em posições opostas.
2ª EXPERIMENTO
No segundo experimento o esquema do circuito foi montado utilizando os cabos flexíveis para ligar a chave inversora de polaridade a fonte de alimentação e ao terminal de base principal, onde foi observado o comportamento do eletromagnetismo. 
Inicialmente a fonte de alimentação foi colocada a uma frequência de 3 A e a chave inversora de polaridade foi ligada com intensidade positiva para que a corrente pudesse circular no sentido indicado e a força eletromotriz entrasse em ação e posteriormente se pode observar que a corrente estava impulsionando o condutor retilíneo para fora do circuito.
3ª EXPERIMENTO
Já no segundo caso, se pode observar o oposto. Ou seja, quando o sentido da correte foi colocado para o lado negativo, o condutor retilíneo passou a ser um sentido voltado para dentro do circuito.
RESULTADOS
No primeiro experimento, ao aproximamos um dos imãs podemos observamos que a haste era atraída. Ao trocar o imã, a haste era repelida.
No segundo caso, O modo como funciona uma força eletromagnética que atua sobre um condutor imerso em um campo magnético está relacionada ao funcionamento de um motor elétrico, pois ambos trabalham com eletroímãs que geram um campo magnético, enquanto no motor elétrico essa força magnética gera movimentos de rotação satisfazendo o objetivo do motor.
E concluindo o terceiro ensaio com a chave liga-desliga na posição direta, foi possível observar que o balanço condutor se movimentou para trás ocorrendo a atração. Sabendo que o campo magnético vai do positivo para o negativo, que a corrente circula do polo positivo para o negativo, podemos constatar que existe um campo magnético gerado pela corrente que atravessa o condutor e podemos definir seu sentido.
CONCLUSÃO
Ao compararmos as situações apesentadas, concluímos que o condutor movimenta no sentido contrário, a corrente que circula da direita para a esquerda ocorrendo a repulsão, influenciando assim o campo magnético é capaz de exercer forças não apenas sobre imas, mas também sobre condutores percorridos por correntes elétricas. A força magnética ocorre devido ao movimento de cargas elétricas. 
REFERÊNCIAS
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/associacaoderesistores2.php
HALLIDAY, David, RESNICK, Robert. Fundamentos de Física, 3ed., Rio de Janeiro: 
Livros Técnicos e Científicos, Editora S.A, 1993. V.03, p.115-125.
https://www.todamateria.com.br/eletromagnetismo/
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/CampoMagnetico/campo.php

Continue navegando