Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AVALIANDO O APRENDIZADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201805818633)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O homem é um ser predominantemente cultural. Graças à cultura, ele superou sua limitação biológica. A partir desta afirmação pode-se afirmar que:
		
	
	O homem nasce com a cultura.
	
	Todos os animais produzem cultura.
	
	A natureza humana determina ações humanas.
	
	O homem determina suas ações pelo equipamento biológico.
	 
	O homem adquire cultura se tornando um ser social.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805818445)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Uffs 2011) A socialização política está ligada à cultura. No entanto, desde a colonização do Brasil, houve intenso contato entre cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Em decorrência desse contato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus recém-chegados quanto na dos indígenas e africanos, que foram dominados e perderam muitas de suas características. Desse processo de contato e mudança cultural resultou a cultura brasileira, marcada por um(a) grande:
		
	
	Subordinação cultural.
	 
	Diversidade cultural
	
	Atraso cultural
	
	Homogeneidade cultural
	
	Retardamento cultural.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805818111)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a "comunhão de valores morais" a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto.
		
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos.
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal.
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805818519)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Quanto a antropologia, esta centraliza suas observações a partir:
		
	 
	Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades;
	
	De questões políticas e sociais para a manutenção do poder;
	
	Das conceituações interacionistas de comunidades indígenas;
	
	Da sociabilidade e das relações de gênero;
	
	Do aparelho ideológico do Estado
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805819159)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento ''costumes, usos, tradições, feixes de hábitos'', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle'' planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)'' para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
		
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	
	As funções básicas dos sistemas de valores são organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	 
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.

Continue navegando