Buscar

Smile Train Brasil

Prévia do material em texto

Smile Train Brasil
Projetos de Capital Social 
Curso: Comunicação Social- Publicidade e Propaganda
Turma: 1COM38A 
Prof ª: Heloisa Beatriz Cruz Dos Reis
SMILE TRAIN BRASIL 
Grupo: Bruna Gonçalves, Fernando Tavares, Helder Duarte, Liege Garcia, Marina Rosignoli, Priscila Ourique, Renata Cunha, Rogerio Rabelo, William Genelhu
Dezembro/2016 
A Instituição
 A Smile Train foi fundada em 1999, é uma instituição internacional de caridade infantil com abordagem sustentável para um único e solucionável problema: Fissura de Lábio e Palato. Milhões de crianças nos países em desenvolvimento vivem isoladas com as fissuras ainda sem tratamento e o mais importante tem dificuldade em comer, respirar e falar. A cirurgia de reparação de fissura é simples e a transformação é imediata. O modelo sustentável oferece treinamento, financiamento e recursos para capacitar os médicos locais em mais de 85 países em desenvolvimento, fornecendo gratuitamente a cirurgia de reparação de fissura e tratamento interdisciplinar em suas próprias comunidades. 
 Com o modelo "ensine um homem a pescar", com foco na formação de médicos locais para realizar reparos das fissuras lábio palatinas em suas comunidades. Os médicos então vão treinar outros médicos, criando um sistema sustentável em longo prazo. Paciente verão seu sorriso pela primeira vez, os pais chorarão lágrimas de alegria, comunidades e vidas mudarão para sempre. 
 Crianças nascidas com fissuras precisas mais do que apenas a cirurgia, a maioria das crianças que nascem com lábio leporino e / ou palato desenvolvem a fala normal uma vez que o seu paladar está fechado, mas uma quantidade significativa vai precisar de mais cirurgia ou terapia da fala. Problemas de comunicação que são abordados incluem atraso de linguagem, problemas de articulação, e hipernasalidade e algumas precisam também de cuidados dentários e tratamento ortodôntico e é claro, a organização faz tudo para poder torná-los disponíveis para seus pacientes. 
 Como resultado de eficiência da Smile Train e com o apoio de doadores e parceiros ao redor do mundo, a instuição tem transformado a vida de mais de 1 milhão de crianças, dando-lhes o poder de um sorriso, realizando aproximadamente 340 cirurgias por dia e 127.000 todos os anos.
Números alcançados no Brasil desde o primeiro ano de atuação da Smile Train no país, em 1999. 
34 parceiros ativos com médicas e hospitais espalhados por 18 estados brasileiros
Mais de 20 mil cirurgias realizadas
Mais de 100 cirurgiões participantes do programa
Treinamento para mais de 3.300 profissionais na área médica
Infraestrutura e Recursos
Profissionais de saúde e educação:
 Smile Train oferece treinamento gratuito fundamental e educação aos cirurgiões de fissura e médicos profissionais relacionados ao redor do mundo. Desde 1999, nós fornecemos mais de 66.000 bolsas de estudo gratuitas, recursos cirúrgicos de formação, workshops e simpósios para médicos e profissionais de mais de 140 países.
Equipamento médico:
 A Smile Train fornece apoio financeiro que tem sido usado para uma ampla gama de aplicações, incluindo novas salas de cirurgia, instrumentos cirúrgicos para a operação de fissuras e suprimentos como bisturis e suturas, equipamento de segurança cruciais, como oxímetros de pulso, e muito mais. Todos esses investimentos fazem não só um número significativo de cirurgias incrementais possíveis, mas também fazer estas cirurgias mais seguras e de qualidade superior.
Tecnologia
 A organização tem desempenhado um papel integral no desenvolvimento de alguns dos mais avanços de ponta em cuidados de fenda, incluindo a premiada cirurgia virtual, o que torna as técnicas cirúrgicas fissura complexas parecerem simples de entender, e nossa Fonoaudiologia App, que ajuda crianças a ganharem confiança em suas habilidades verbais após as cirurgias.
Divulgação e programas especiais
Educando o público:
 Smile Train está ativa no lançamento de campanhas de sensibilização do paciente, em um esforço para alcançar os pacientes, mesmo na mais remota das áreas. Estes incluem anúncios de rádio e programas, folhetos, anúncios impressos em jornais locais (com fotos de modo que mesmo as pessoas que são incapazes de ler podem ser alcançadas), colaborações com outras organizações para encaminhamentos de pacientes, SMS ,alertas de mensagens de texto, e muito mais.
Soluções
 Todos os parceiros de tratamento da Smile Train são obrigados a seguir o protocolo de melhoria da qualidade, que estabelece os elementos básicos necessários para garantir cirurgias seguras e promover melhores cuidados. O guia de protocolo de segurança e qualidade desenvolvido pelos mundialmente renomados membros do nosso conselho consultivo médico define as normas mínimas que são esperadas de nossos parceiros para garantir a segurança de nossos pacientes e a qualidade dos cuidados que recebem.
Projeto
 Foi pensando em tornar as causas da fissura labiopalatal mais conhecida que nos juntamos para fazer a divulgação dentro da Universidade Veiga de Almeida, trazendo especialistas da área para dar uma palestra e mostrar um pouco mais do universo da instituição e como tudo funciona. A instituição já disponibiliza para os familiares a mais completa biblioteca online do mundo, que abriga artigos recentes sobre as tendências na prevenção, investigação, tratamento, abrigando também a maior base de dados com os registros de fissura e de médicos especializados. Muitas crianças nascem com fissuras todos os anos e são abandonadas por suas famílias, não conseguem ter amigos e são vitimas de preconceito pela sociedade. 
 O grupo pensou em fazer essa divulgação para tornar o problema mais real, afinal, muitas pessoas quando escutam sobre “fissura labiopalatal” entendem pouco sobre o assunto ou não sabem nada. Indignados com essa falta de informação o projeto foi realizado para ajudar essas crianças com mais atenção, que não sabem para onde recorrer. Dando não apenas um novo sorriso, mas uma segunda chance na vida. 
Metas do projeto: 
Divulgar o que é Fissura Labiopalatal
Divulgar a instituição Smile Train 
Incentivar as pessoas serem voluntárias 
 O primeiro passo dos alunos Bruna Gonçalves, Fernando Tavares, Helder Duarte, Liege Garcia, Marina Rosignoli, Priscila Ourique, Renata Cunha, Rogerio Rabelo e William Genelhu da matéria Projetos de Capital Social da professora Heloisa Beatriz Cruz, foi criar um evento no Facebook da palestra que ia ser realizada com o tema de 1º Encontro de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina no dia 16/11/2016 – 9:00AM na Rua Ibituruna, 108, Tijuca-Universidade Veiga de Almeida-Bloco A-Sala A206. 
Os temas abordados na palestra e profissionais responsáveis: 
ORTONDONTIA 
Ana Cristina Rey 
FONOAUDIOLOGIA 
Lena Dutra 
ASSISTÊNCIA SOCIAL 
Fatima Pires 
CIRURGIA PLÁSTICA 
Marcio Arnaut 
COMUNICAÇÃO 
Maria Gabriela 
 O evento no Facebook foi patrocinado com um pouco de verba que juntamos com os integrantes do grupo. O Alcance foi de aproximadamente 6 mil pessoas. Com a campanha sendo segmentada para profissionais e estudantes de áreas relativas à odontologia/saúde. Dessa segmentação realizada, 85% são mulheres e 15% homens. A faixa etária mais impactada foi a de 18-24 anos com 66% do alcance da campanha. 
Imagem do evento no Facebook: 
 Para ser um evento mais organizado, foi criado um site para ser realizada a inscrição das pessoas interessadas em assistir a palestra. 
Foi desenvolvido um hotsite para divulgação do evento 
Para o hotsite foi adquirido um domínio (palestrasmiletrain.com)
O site é responsivo (otimizado para qualquer tamanho de tela).
O layout segue a identidade visual da ONG e foi aprovado pela mesma.
No site é possível se inscrever na palestra (ou futuras que venham a ter)
Fazer doações diretas pra ONG 
Curtir as redes sociaisda ONG
Imagens do site da ONG para ser realizada a inscrição: 
Planilha com pessoas inscritas para assistir a palestra: 
 No final da palestra ainda fizemos um certificado com hora AC para os estudantes que participaram do evento.

Continue navegando