Buscar

ANATO Avaliando aprendizado de 1 a 3

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado de 1 a 3 
	Para palparmos uma região com considerável volume adiposo, devemos proceder com a palpação__________________, acompanhada de um melhor posicionamento a favor da gravidade.
		
	
	lenta e superficial
	
	rápida e profunda
	
	rápida e precisa.
	 
	lenta e gradativa
	
	firme e forte
	Você entra no consultório de fisioterapia e observa o fisioterapeuta posicionando um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 2 a 5, no sentido das fibras do músculo e requisitando o movimento de depressão da escápula, para sentir a contração muscular. O fisioterapeuta estava identificando a contração do músculo:
		
	
	Serrátil anterior.
	
	Trapézio.
	 
	Peitoral menor.
	
	Levantador da escápula.
	
	Subescapular.
		
	
	
	O fisioterapeuta avalia o paciente palpando a borda lateral da escápula e solicita o movimento de rotação lateral. Pode-se afirmar que ele está investigando o:
		
	 
	músculo redondo menor
	
	músculo subescapular
	
	músculo infraespinhal.
	
	músculo romboide maior.
	
	nervo braquial
		
	
	
	Articulação é o termo utilizado para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer sejam cartilagens, com o intuito de realizar a união entre os ossos e permitir o movimento entre eles. As articulações são classificadas em três tipos: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais, de acordo com a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam. Nas articulações fibrosas o elemento que se interpõe entre as peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso. A grande maioria localiza-se no crânio e sua mobilidade é extremamente reduzida. Os principais tipos de articulação fibrosa são:
		
	 
	Suturas, sindesmoses e gonfoses.
	
	Sinoviais, sindesmoses e gonfoses.
	
	Suturas, sínfises e gonfoses.
	
	Suturas, fibrosas planas e gonfoses.
	 
	Suturas, sindesmoses e sincondroses.
		
	
	
	Para realizarmos a palpação do músculo subescapular, qual movimento deve ser solicitado ao paciente para confirmar sua palpação?
		
	
	Flexão de ombro
	
	Depressão da cintura escapular
	
	Rotação externa do ombro
	
	Extensão do ombro
	 
	Rotação interna do ombro
		
	
	
	Durante a avaliação cinesiofuncional do ombro de um paciente, o fisioterapeuta utilizou a seguinte técnica para palpação:
Paciente em posição ortostática ou sentado. Com uma das mãos na altura do cotovelo do paciente, o examinador resiste ao movimento de abdução do braço até 20°. O examinador palpa o músculo na fossa supraespinhal, e com seus dedos voltados para o acrômio. A cabeça do paciente deverá ser inclinada para o mesmo lado do exame para anular a ação muscular do trapézio.
De acordo com a técnica supracitada assinale a alternativa que corresponda ao músculo testado:
		
	
	Músculo infraespinhal
	
	Músculo córacobraquial
	 
	Músculo supraespinhal
	
	Músculo subescapular
	
	Músculo redondo menor
	
	O tubérculo maior é um dos acidentes ósseos que podemos palpar no úmero proximalmente. Nele, inserem-se três importantes músculos do manguito rotador. São eles:
		
	
	Infraespinhoso, subescapular e redondo maior
	
	Supraespinhoso, infraespinhoso e redondo maior
	 
	Supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor
	
	Supraespinhoso, infraespinhoso e subescapular
	
	Supraespinhoso, redondo maior e redondo menor
		
	
	Um paciente queixa-se de dor em região de cintura escapular, e o terapeuta quer observar a movimentação e analisar se existe liberdade para movimento, para isso ele vai realizar movimento com membro superior para acessar a face anterior da escapula, qual das opções abaixo corresponde ao movimento que ele deve realizar para tal?
		
	 
	solicita ao paciente colocar o antebraço na região lombar
	
	em decúbito dorsal, pede uma adução horizontal
	 
	solicita uma flexão do ombro contra resistência.
	
	solicita uma extensão do ombro no limite máximo da amplitude
	
	solicita um movimento de circundação total do ombro
		
	
	
	Paciente de 28 anos, do sexo masculino, advogado, que joga basquete nos finais de semana, chegou ao setor fisioterápico relatando quadro álgicono joelho esquerdo e apresentando edema após lesionar-se num jogo, tendo sido encaminhado ao setor com diagnóstico médico de lesão de joelho esquerdo. Afim de investigar, completar as informações e encontrar o local exato da lesão, o fisioterapeuta realizou a seguinte palpação: com o paciente em decúbito dorsal e joelho esquerdo flexionado, palpou o tendão patelar, deslizou seu dedo pela borda superior da tíbia e pressionou realizando uma rotação medial do membro inferior estabilizando o pé. A estrutura investigada foi:
		
	
	Ligamento colateral lateral
	
	Ligamento colateral medial
	
	Patela
	 
	Menisco medial
	
	Menisco lateral
	
	Em um determinado paciente avaliado o fisioterapeuta observou tensão no músculo braquial. Marque a alternativa que corresponda a palpação desse músculo:
		
	
	paciente sentado ou em DD, com o braço fletido aproximadamente a 90, o terapeuta irá posicionar uma das mãos no antebraço resistindo o movimento de flexão do braço e a outra mão fazendo o movimento de pinça da região axilar até o mamilo
	
	paciente sentado, com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda ventral da escápula. Esta palpação é a da seu ponto de inserção escapular.
	
	paciente em DV, fisioterapeuta pede para o paciente realizar uma abdução do braço que sofrerá uma resistência.
	
	paciente em DD, braço em abdução, terapeuta em pé de frente para o braço do paciente. O terapeuta irá posicionar a ponta dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior.
	 
	paciente sentado, fisioterapeuta irá localizar o tendão do bíceps, e ao movimento de flexão da articulação glenoumeral irá senti-lo contrair lateralmente ao tendão.
		
	
	
	um atleta ao cair, fratura região proximal do radio responsável pela conexão entre radio e úmero, que estrutura é esta?
		
	 
	processo estiloide do rádio
	 
	cabeça do rádio
	 
	capitulo
	 
	epicôndilo medial
	 
	sulco do nervo ulnar
	
	Quais os ossos da mão que são palpáveis durante a mobilização?
		
	
	Semilunar e Escafóide
	
	Semilunar e Piramidal
	
	Pisiforme e Piramidal
	
	Escafóide e Trapézio
	 
	Pisiforme e Escafóide
	Paciente em pé com braços ao longo do corpo, fisioterapeuta localiza a espinha da escápula, palpa imediatamente acima dela e solicita para o paciente elevar o ombro contra a resistência imposta na mão homolateral. Qual estrutura esta sendo palpada?
		
	
	Músculo supra espinal.
	
	Primeira costela.
	
	Clavícula.
	 
	Músculo trapézio fibras superiores.
	
	Músculo escaleno posterior.
		
	
	
	A escápula é uma importante estrutura óssea do complexo ombro. Vários músculos dos MMSS e da coluna prendem-se nesta estrutura. Em um exame clínico do ombro de um paciente com queixas de dores, faz-se necessário uma anamnese e exame físico bem detalhistas para chegarmos a um diagnóstico cinético-funcional bem definido. Com isso podemos dizer que:
		
	 
	b) ¿Examinador de frente para a lateral do paciente. Com uma das mãos irá estabilizar o paciente em um dos ombros. Com a outra mão irá colocar o polegar ou indicador sobre o acrômio e deslizar imediatamente lateral na direção da cabeça do úmero, que através do músculo deltóide fará uma pressão a um dedo transversal abaixo em sentido látero-lateral¿. Uma estrutura com um aspecto de pequena bolsa sinovial pode ser palpada com essa técnica;
	
	a) ¿Paciente de pé e de costaspara o examinador. O examinador solicita ao paciente uma abdução de braço com cotovelo flexionado acima de 90º aproximadamente e faz uma leve resistência. Com sua mão sensitiva, deverá palpar o músculo com seus dedos desde sua origem até próximo ao acrômio¿. Isso descreve a palpação do trapézio fibras médias;
	
	e) ¿Paciente de pé e de costas para o examinador. O examinador posicionará uma de suas mãos no braço do paciente próximo a região axilar, e resistirá simultaneamente à extensão do braço e depressão da cintura escapular. Sua mão sensitiva estará posicionada um dedo medialmente ao ângulo inferior da escápula¿. Estamos diante da palpação do serrátil anterior, importante músculo do ritmo escápulo-umeral.
	 
	c) O músculo chamado de elevador da escápula pode ser palpado tendo como referência bordo medial da escápula;
	
	d) ¿Examinador de frente para o paciente. Com o indicador, o examinador deverá seguir pela diáfise da clavícula até a extremidade lateral, onde haverá uma pequena eminência antes de chegar o acrômio¿. Isso descreve a palpação da articulação esterno-clavicular;
		
	
	
	O fisioterapeuta encontra-se de frente para o paciente, palpando a região medial do braço, percorrendo o sulco existente entre o bíceps e o tríceps, com o objetivo de palpar:
		
	
	artéria radial e nervo ulnar
	
	artéria ulnar
	
	nervo ulnar e artéria femural
	 
	artéria braquial e nervo mediano
	
	nervo fibular e artéria femural
	
	1a Questão (Ref.: 201512982004)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente em decúbito vental e examinador ao lado. Palpar primeiramente a borda lateral do sacro e em seguida o trocânter maior. Traçar uma linha imaginária entre as duas estruturas, e palpar profundamente com o dedo sensitivo. Com a outra mão no tornozelo do paciente, irá solicitar uma rotação lateral da coxa. Podemos afirma que pretende-se palpar o:
		
	
	M. Ileo-psoas.
	
	M. Isquiotibiais.
	 
	M. Glúteo máximo
	
	
	 
	M. Piriforme.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512982392)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Falcão, jogador da seleção brasileira de futsa,l chegou ao seu consultório relatando dores na virilha direita durante o chute. Identifique qual estrutura possivelmente esteja envolvida.
		
	
	m. sartório
	
	m. vasto medial oblíquo
	 
	mm. adutores
	
	m. reto femoral
	
	m. extensor da cápsula
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513617999)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os músculos reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno, quadrado lombar, eretores da espinha, são responsáveis pelos movimentos do tronco. Assinale a alternativa que corresponde aos movimentos corretos do músculo oblíquo externo.
		
	
	Rotação (lado oposto) apenas.
	 
	Flexão, inclinação (mesmo lado), rotação (lado oposto).
	
	Rotação (mesmo lado) apenas.
	
	Flexão, inclinação (mesmo lado), rotação (mesmo lado).
	
	Inclinação (mesmo lado), rotação (mesmo lado).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512982433)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Você esta palpando o m. psoas maior. Qual movimento do você deve solicitar ao paciente para confirmar sua palpação?
		
	
	rotação interna de quadril
	
	todas as resposta anteriores
	
	abdução de quadril
	 
	extensão de quadril
	 
	flexão de quadril
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512984830)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A parte proximal do músculo iliopsoas é palpado:
		
	
	Medialmente ao músculo reto abdominal
	 
	Em um ponto médio entre a espinha ântero-superior e o umbigo
	
	Em um ponto médio entre o trocanter maior e o trocanter menor
	
	Entre o umbigo e a sínfise púbica
	
	Entre a crista ilíaca e as costelas inferiores
	 1a Questão (Ref.: 201511167511)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante um atendimento em domicílio, um paciente estava utilizando a musculatura acessória da respiração. Identifique o músculo no tórax que possivelmente esteja envolvido e demonstre como você a palparia.
		
	
	m. glenoidal
	
	m. deltóide
	
	m. subcostal externo
	 
	m. peitoral menor
	
	m. peitoral maior
		
		 2a Questão (Ref.: 201511165420)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma dona de casa dona de casa foi encaminhada ao fisioterapia apresentando dor na região medial do cotovelo direito durante os afazeres domésticos, principalmente ao torcer a roupa durante o processo de lavagem. Indique os músculos superficiais e a estrutura óssea na qual eles estão inseridos no cotovelo que apresentam dor a palpação.
		
	
	Epicôndilo lateral, Músculos braquiorradial, pronador redondo, pronador quadrado e flexor ulnar do carpo.
	
	Epicôndilo medial, Músculos braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor comum dos dedos, extensor ulnar do carpo.
	 
	Epicôndilo medial, músculo pronador redondo, músculo flexor radial do carpo, músculo palmar longo e músculo flexor ulnar do carpo.
	
	Epicôndilo lateral, Músculos braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor ulnar do carpo.
	
	Olécrano, Músculo tríceps braquial.
	 3a Questão (Ref.: 201511682671)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Demi Moore, 51 anos de idade, relata ter dores em região anterior de coxa esquerda, a dor manifesta-se durante a extensão do joelho, aumentando quando associado a esse movimento a uma flexão de quadril. Para realizar a palpação deste músculo devo seguir pela origem e inserção do mesmo. Assinale a origem e inserção correspondente deste músculo.
		
	
	Tubérculo púbico e espinha ilíaca antero superior.
	
	Trocânter maior do fêmur e epicôndilo medial do fêmur.
	
	Terço proximal do fêmur e ligamento patelar.
	 
	Espinha ilíaca Ântero-superior e tendão quadricipital.
	 
	Espinha ilíaca Ântero-inferior e tubérculo adutor.
	 4a Questão (Ref.: 201511682718)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O osso do quadril é a fusão de três ossos e é o único osso da cintura pélvica. Esses três ossos, que eram separados na vida fetal e agora são fundidos são o ílio, o ísquio e o púbis. Lateralmente, no osso do quadril, temos o acetábulo que é uma cavidade arredondada e é em seu centro o ponto de encontro do ìlio, ísquio e púbis. A porção mais larga do osso é o _____________________, onde pode-se palpar em sua borda superior a crista ilíaca e as espinhas ilíacas antero-superior e póstero-superior. Complete a frase com:
		
	
	Cóccix
	 
	Ílio
	
	Púbis
	
	Sacro
	
	Ísquio
	 5a Questão (Ref.: 201511126094)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A palpação do extensor longo radial do carpo é realizada com as respectivas posição do paciente e ação muscular.
		
	
	Antebraço apoiado supinado e flexão do carpo com desvio radial.
	
	Antebraço apoiado pronado e desvio ulnar.
	
	Antebraço apoiado em posição neutra e desvio ulnar
	 
	Antebraço apoiado pronado e extensão do punho e desvio radial.
	
	Antebraço apoiado supinado e flexão do carpo
	 1a Questão (Ref.: 201511672493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas no úmero do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
		
	 
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epicôndilo medial e epicôndilo lateral.
	
	Colo anatômico, tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial e epicôndilo lateral.
	
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial, epicôndilo lateral e fossa coronóidea.
	
	Tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial, epicôndilo lateral e olécrano.
	
	Ângulo inferior, tubérculo maior, tubérculo menor, epífise distal, epicôndilo medial e epicôndilo lateral.
	 2a Questão (Ref.: 201511788873)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano. É formado pela uniãodos ossos do úmero, escapula e clavícula. Assinale a alternativa que contém apenas estruturas ósseas palpáveis na região do ombro e cintura escapular.
		
	
	Processo coracoide, borda medial da escápula, ângulo superior da escápula, cabeça do úmero, acrômio.
	
	Processo coracoide, fossa subescapular, angulo superior, cavidade glenoide, acrômio.
	
	Fossa supra espinhal, borda medial da escápula, ângulo superior da escápula, trocante maior, acrômio.
	 
	Processo coracoide, borda medial da escápula, ângulo superior, cavidade glenoide, acrômio.
	 
	Tubérculo supraglenoideo, fossa subescapular, ângulo superior, colo do úmero, acrômio.
	 4a Questão (Ref.: 201511750703)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na palpação do músculo piriforme, que localiza-se abaixo dos glúteos e por isso é necessário realizar a palpação profundamente, solita-se uma rotação lateral da coxa após colocar o dedo sensitivo sobre ele. Para isto é necessário:
		
	
	Palpar a crista sacral mediana, colocar dois dedos lateralmente.
	 
	Palpar borda lateral do sacro e trocânter maior, traçar linha imaginária e no meio desta colocar a mão.
	 
	Palpar a crista sacral mediana e a borda lateral do sacro, traçar uma linha imaginária entre eleos e no meio desta colocar o dedo.
	
	Palpar o cóccix e o trocânter maior, traçar linha imaginária e no meio desta colocar a mão.
	 5a Questão (Ref.: 201511788145)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para realizarmos a palpação do músculo glúteo máximo, qual movimento deve ser solicitado ao paciente para confirmar sua palpação?
		
	
	Abdução do quadril
	
	Rotação externa do joelho
	 
	Extensão de quadril
	
	Flexão de joelho
	
	Flexão de quadril
		
			 2a Questão (Ref.: 201511441974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual estrutura em que o examinador deverá posicionar 2 dedos horizontalmente abaixo da clavícula, e com o dedo sensitivo no sulco deltopeitoral poderá sentir?
		
	
	Acrômio
	
	Bolsa Subacromial
	
	Articulação Acromioclavicular
	 
	Processo Coracóide
	
	Espinha da Escápula
	 3a Questão (Ref.: 201511432338)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual o ligamento que será palpado entre o epicôndilo medial e olécrano?
		
	
	Ligamento anular
	
	Ligamento colateral posterior
	
	Ligamento colateral anterior
	
	Ligamento colateral lateral
	 
	Ligamento colateral medial
	 4a Questão (Ref.: 201510874478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sulco do nervo ulnar pode ser palpado entre quais estruturas:
		
	
	Entre o tubéculo maior e o processo coracóide
	
	Entre o tubérculo maior e o epicôndilo lateral
	
	Entre o epicôndilo lateral e a fossa olecraniana
	 
	Entre o epicôndilo medial e o olécrano
	
	Entre o capítulo e o epicôndilo medial
		
	 5a Questão (Ref.: 201511508627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Examinador de frente para o paciente. Tendo como referência a incisura jugular, o examinador irá deslizar o seu dedo indicador lateralmente até perceber uma saliência antes da extremidade esternal da clavícula¿. Essa técnica define claramente a palpação de uma região acometida frequentemente por:
		
	
	e) Fratura de clávícula
	 
	c) Subluxação esterno-clavicular
	
	d) Subluxação acrômio-clavicular
	
	a) Fratura xifoideana
	
	b) Subluxação manubrio-esternal
	1a Questão (Ref.: 201511412540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As fraturas e luxações da cabeça do rádio são resultantes de traumatismos, geralmente devido à queda sobre as mãos, com o braço estendido, em que a força de impacto é transmitida pela mão até a cabeça do rádio, provocando a fratura. Para palpar a cabeça do rádio o examinador deve tomar como referência:
		
	
	A fossa do olécrano
	
	Dois dedos acima do olécrano
	
	Processo estilóide do rádio
	 
	Um dedo abaixo do epicôndilo lateral
	
	Um dedo medial ao epicôndilo medial
		
		 2a Questão (Ref.: 201511415502)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Correlacione os músculos com as ações solicitadas para sua palpação: (3,0)
a) Rombóide maior          (   ) Extensão e rotação medial do braço.
b) Grande Dorsal             (   ) Elevam e retraem a escápula.
   (Latíssimo do Dorso)
c) Peitoral Maior              (   ) Aduz o braço.
d) Supraespinhal              (   ) Flexiona o cotovelo
e) Braquiorradial              (   ) Extensão do cotovelo
f) Tríceps Braquial.           (   ) Inicia abdução do braço.
 Então teremos:
		
	
	A; B; C; E; F; D
	
	A; B; E; C; F; D
	
	C; E; F; D; A; B
	
	B; A; C; F; E; D
	 
	B; A; C; E; F; D
	 3a Questão (Ref.: 201511483063)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fisioterapeuta avalia o paciente, que encontra-se sentado, cotovelo flexionado e apoiado na maca, antebraço em posição neutra. O fisioterapeuta se encontra de frente para o paciente, com uma de suas mãos apoiada no 1/3 distal do antebraço do paciente, resistindo a flexão do cotovelo; tentando identificar, no antebraço:
		
	
	músculo extensor radial curto do carpo.
	 
	músculo braquiorradial.
	
	músculo bíceps do braço.
	
	músculo braquial.
	
	músculo pronador redondo.
	 4a Questão (Ref.: 201511600946)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente M.F.P, 45 anos, sexo feminino procura o serviço de fisioterapia com o diagnóstico clínico de epicondilite lateral. Sabemos que o epicôndilo lateral é ponto de origem de um grupamento muscular. Qual?
		
	
	Tríceps Sural
	
	Flexores de punho
	 
	Extensores de punho
	
	Abdutor do dedo mínimo
	
	Pronador Quadrado
	 5a Questão (Ref.: 201511507964)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O músculo ___________________ se origina no 1/3 médio do úmero, e se insere na tuberosidade da ulna. É responsável pelo movimento de _______________________ de cotovelo. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco.
		
	
	Ancôneo / Extensão
	
	Braquiorradial / Flexão
	
	Tríceps braquial / extensão
	 
	Braquial / flexão
	
	Bíceps braquial / flexão
	1a Questão (Ref.: 201510874520)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente queixando dor no ombro procura o serviço de fisioterapia para uma avaliação. Quando o fisioterapeuta palpou uma pequena depressão situada entre o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero, o paciente relatou dor, assim como quando o paciente realizou um movimento de supinação de antebraço de forma resistida. De acordo com as informações anteriores, qual é a principal estrutura envolvida com o processo álgico do paciente?
		
	
	Tendão do músculo coracobraquial
	
	Tendão do músculo deltóide
	
	Bursa subacromial
	 
	Tendão da cabeça longa do bíceps
	 
	Tendão do músculo peitoral menor
		
	 2a Questão (Ref.: 201511508630)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Paciente em posição ortoestática e examinador atrás. Ao solicitar ao paciente uma extensão de cotovelo resistida, o examinador deverá localizar primeiramente a borda medial da porção longa e encaixar seus dedos nesse sulco. Em seguida, rebaterá lateralmente essa porção e pressionará com seus dedos. Mais uma vez solicitará uma extensão de cotovelo resistida para poder perceber o ventre do músculo¿. Através dessa técnica, podemos palpar uma porção de músculo que:
		
	
	e) Juntamente com a cabeça longa do bíceps braquial, realiza extensão do cotovelo.
	
	a) É agonista do bíceps braquial;
	
	b) É antagonista do tríceps braquial
	
	c) Faz parte do componente extensor do punho;
	 
	d) É antagonista do bíceps braquial;
	 3a Questão (Ref.: 201511600952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente do sexo feminino, garçonete, 35 anos procura o fisioterapeuta com o diagnóstico clínico de Síndrome DeQuervain à direita. Sabemos que a síndrome DeQuervain é uma tenossinovite na bainha sinovial de dois tendões. Quais?
		
	
	Flexor Curto e Extensor Curtodo polegar
	 
	Abdutor Longo e Extensor Curto do polegar
	
	Flexor Ulnar do carpo e Flexor Radial do carpo
	
	Palmar Longo e Extensor Radial Longo do carpo
	
	Abdutor Longo e Extensor Longo do polegar
		
	 4a Questão (Ref.: 201511483203)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nervo mediano é uma ramificação do plexo braquial, mais especificamente dos fascículos lateral e medial. Ele pode ser palpado no braço, na região entre o ________________________________________ e o ________________________________________.
		
	
	o músculo bíceps e braquial.
	
	tendão da porção longa do bíceps e o tubérculo maior do úmero.
	
	o acrômio e o tubérculo maior do úmero.
	
	tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero.
	 
	o músculo bíceps e o músculo tríceps.
	 5a Questão (Ref.: 201511600935)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1. A palpação do tendão do músculo Flexor Radial do Carpo é realizada com as respectivas posição do paciente e ação muscular.
		
	 
	e) Antebraço apoiado pronado e flexão do punho com desvio radial.
	
	b) Antebraço apoiado pronado e extensão do punho com desvio ulnar.
	
	c) Antebraço apoiado supinado e extensão do punho com desvio radial.
	
	a) Antebraço apoiado supinado e extensão do punho com desvio radial.
	 
	d) Antebraço apoiado supinado e flexão do punho com desvio radial.
	Na região anterior do punho palpa-se dois nervos muito importantes para o membro superior. O primeiro se situa medialmente a face anterior do punho e o segundo situa-se na face anterior ao punho. Quais são esses nervos respectivamente?
		
	 
	Nervo Ulnar, Nervo Mediano
	
	Nervo Umeral
	
	Nervo Ulnar, Nervo Umeral
	
	Nervo Mediano, Nervo Radial, Nervo Umeral
	
	Nervo Ulnar, Nervo Radial
	 2a Questão (Ref.: 201511512267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente em decúbito dorsal e examinador ao lado primeiramente o examinador localiza o músculo sartório na EIAS, desloca seu 2º e 3º dedos medialmente e um pouco abaixo. Com a outra mão na face medial do joelho, resistirá ao movimento de flexão de coxo-femoral. A descrição anterior refere-se a palpação do músculo:
		
	
	Bíceps Femural
	
	Vasto medial
	 
	Iliopsoas
	
	Tensor da Fascia Lata
	
	Vasto lateral
	 3a Questão (Ref.: 201510868865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma palpação na região abdominal da Sra Eunice de 64 anos, que relata dores que irradiam para região de abdomem, conseguimos sentir, por ela ser muito magra, um pulso arterial na região ao lado esquerdo da linha Alba, um pouco acima do umbigo. Qual artéria importante encontramos nessa localização?
		
	
	Artéria ilíaca
	
	não existe artéria nesta localização
	
	Artéria hemorroidal
	 
	Artéria aorta
	
	Artéria vertebral
	 4a Questão (Ref.: 201510876741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A palpação do trocânter maior do fêmur é de fundamental importância para a avaliação cinesiofuncional de diversas patologias do membro inferior. A identificação do trocânter maior deve ser feita através do conhecimento anatômico e biomecânico da articulação do quadril. A palpação dessa estrutura pode ser realizada com o paciente em posição ortoestática, e examinador ao lado com as mãos na região lateral superior da coxa. Porém para certeza da identificação dessa estrutura, o examinador deve pedir ao paciente que realize uma manobra ativa. Quais das manobras abaixo é mais indicada para esse caso?
		
	 
	O examinador deve solicitar ao paciente que levante discretamente seu pé do chão e faça uma rotação lateral da articulação do quadril.
	
	O examinador deve solicitar ao paciente que realize uma flexão lateral do tronco.
	
	O examinador deve solicitar ao paciente que realize uma flexão do tronco.
	
	O examinador deve solicitar ao paciente que realize a contração isométrica dos músculos da coxa.
	
	O examinador deve solicitar ao paciente que realize uma extensão do joelho com flexão do quadril.
	 5a Questão (Ref.: 201510872118)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para palpar a cabeça da fíbula, devemos localizar primeiramente uma estrutura óssea para servir de referência, como por exemplo _____________________ . A partir desse ponto, sigo para lateral posterior até me deparar com uma superfície arredondada e rígida que se torna mais evidente com a rotação lateral da tíbia sobre o fêmur.
		
	
	Ápice da patela.
	 
	Tuberosidade anterior da Tíbia.
	 
	Ligamento colateral lateral do joelho.
	
	menisco lateral.
	
	Tendão patelar.
	1a Questão (Ref.: 201513348803)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O tornozelo é uma articulação de suporte de carga muito exigida nas praticas esportivas é formada pelas extremidades distais da tíbia e da fíbula que fixam-se sobre o tálus. (pinça maleolar). Anatomicamente os maléolos são assimétricos sendo o fibular mais baixo, o que possibilita um maior percentual das torsões do tornozelo com o pé em inversão lesionando o seguinte ligamento:
		
	
	Ligamento Tibio-fibular Posterior
	 
	Ligamento Talofibular Anterior
	
	Ligamento Interósseo
	 
	Ligamento Calcaneofibular
	
	Ligamento Deltoide
	 2a Questão (Ref.: 201513517794)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A amplitude de movimento total de abdução do ombro é de 180º, para que isso seja possível é necessário a integridade e mobilidade de diversas articulações, tais como:
		
	 
	Articulação Glenoumeral
	 
	Articulação Escapulotorácica
	 
	Articulação acromioclavicular
	 
	Articulação umeroulmar
	 
	Articulação esternoclavicular
	 3a Questão (Ref.: 201513335972)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os fusos musculares se sensibilizam com o estiramento do músculo porque:
		
	 
	O estiramento do fuso excita o motoneurônio das unidades motoras do próprio músculo
	
	O fuso muscular tem por função ativar uma cocontração agonista antagonista
	
	O estiramento do fuso carreia informações para o corno anterior da medula
	
	O fuso muscular tem por função evitar a contração exacerbada do músculo antagonista
	
	O estiramento do fuso excita o motoneurônio das unidades motoras do músculo antagonista
	 4a Questão (Ref.: 201513330316)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os músculos do manguito rotador são responsáveis por deprimir e tracionar a cabeça do úmero para dentro da cavidade glenóide, evitando o choque com o arco coracoacromial. Além disso, cada músculo desse grupo possui ações específicas realizadas na glenoumeral. Com base nesse conhecimento, quem são os músculos responsáveis por realizar a rotação externa da glenoumeral?
		
	
	Serrátil anterior e Supraespinhal
	
	Redondo menor e trapézio inferior
	 
	Infraespinhal e redondo menor
	
	Supraespinhal e Infraespinhal
	
	Redondo maior e subescapular
		
	 5a Questão (Ref.: 201513334132)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O esqueleto está constantemente submetido a forças quer na condição dinâmica, quer na condição estática. Essas forças interferem no crescimento e no desenvolvimento ósseo, e dependendo da intensidade podem provocar deformações indesejadas nas estruturas. Sendo possível afirmar que: I ¿ As forças de tração atuam na coluna vertebral em postura ereta. II ¿ As forças de compressão atuam nas inserções musculares durante as ações concêntricas. III ¿ As forças de cisalhamento(deslizamento) ocorrem no joelho durante a flexo-extensão em um agachamento.
		
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	1a Questão (Ref.: 201513394621)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fisioterapeuta avalia o paciente, que se encontra: sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. O fisioterapeuta se encontra de frente para o paciente,com uma das mãos segurando a mão do paciente. O paciente fará um movimento de flexão do punho sobre o antebraço, que será resistido pelo terapeuta na região palmar, ao nível dos metacarpos. Pode-se afirmar que o fisioterapeuta ao tocar o 1/3 distal do antebraço do paciente identificará o:
		
	 
	músculo palmar longo
	
	músculo abdutor longo do polegar.
	
	músculo extensor curto radial do carpo
	
	músculo extensor ulnar do carpo
	
	músculo flexor radial do carpo
		
	 3a Questão (Ref.: 201513512655)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Paciente de pé e de costas para o examinador. O examinador solicita ao paciente uma abdução de braço com cotovelo flexionado acima de 90º aproximadamente e faz uma leve resistência. Com sua mão sensitiva, deverá palpar o músculo com seus dedos desde sua origem até próximo ao acrômio¿. Essa técnica descreve bem a palpação de qual estrutura?
		
	 
	Trapézio fibras superiores
	
	Redondo maior;
	
	Trapézio fibras médias;
	
	Supra-espinhal;
	
	Infra-espinhal;
		
	 4a Questão (Ref.: 201513337244)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero, a ulna e o rádio. Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e estender. Mas existe uma segunda articulação dentro da articulação do cotovelo onde o rádio encontra com o úmero. Esta articulação secundária do cotovelo é a responsável pela prono-supinação. Ao palpar as estruturas ósseas na região posterior do cotovelo, no sentido de proximal para distal, em postura anatômica, pode-se localizar:
		
	
	Epicôndilo lateral, olecrano e cabeça do rádio.
	
	Epicôndilo medial, epicôndilo lateral e olecrano.
	 
	Epicôndilo medial, olecrano e epicôndilo lateral.
	
	Epicôndilo lateral, olecrano e epicôndilo medial.
	
	Cabeça do rádio, epicôndilo medial e olecrano.
	 5a Questão (Ref.: 201513330311)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a anatomia palpatória, sabemos que cada músculo possui uma forma específica de realizar a palpação adequada. A palpação de alguns grupos musculares é influenciada pela sua inserção distal, fazendo com que o segmento necessite se posicionar de um modo que aumente seu potencial de ação e também de tal modo que diminua a atividade do seu sinergista acessório. Com base na afirmação, responda. Na palpação dos músculos flexores de cotovelo, a posição da articulação rádio-ulnar proximal é bastante relevante. Ao palparmos o músculo ________________________, se faz necessário que o antebraço estava em supinação, na palpação do_________________________ ele deverá se posicionar de forma neutra e na do músculo ________________________ o antebraço será colocado em posição de pronação.
		
	 
	Bíceps Braquial; Braquioradial; Braquial.
	
	Coracobraquial, Braquial, Pronador redondo.
	
	Bíceps Braquial; Braquial; Braquioradial.
	
	Braquial, Braquioradial, ancôneo.
	
	Tríceps braquial, Braquioradial, pronador redondo.
	1a Questão (Ref.: 201513394769)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O músculo tríceps braquial é um largo músculo esquelético de três cabeças encontrado em humanos. As três porções convergem para um tendão único distal que pode ser palpado na região __________________________________, solicitando a ação de ___________________________________.
		
	
	do epicôndilo lateral...... extensão do cotovelo.
	
	do epicôndilo medial...... extensão do cotovelo.
	
	do olécrano...... flexão do cotovelo.
	 
	do olécrano...... extensão do cotovelo.
	
	do epicôndilo lateral...... flexão do cotovelo.
		
	 2a Questão (Ref.: 201513003454)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Jornal da Pituba - Domingo 17/03/2013) "Jogador Anderson lesiona o músculo peitoral menor e é dúvida para o próximo jogo". De acordo com essa informação, quais os ossos que esse músculo se insere?
		
	 
	Escápula e costelas
	
	Esterno e úmero
	
	Esterno e costelas.
	
	Úmero e costelas.
	
	Escápula e úmero
	 4a Questão (Ref.: 201513394763)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O músculo grande dorsal (longuíssimo do dorso) pode ser palpado na região ______________________________, solicitando a ação de __________________________________________.
		
	
	Antero-lateral do tronco.... extensão e rotação medial do braço.
	
	Antero-lateral do tronco.... extensão do braço.
	
	Póstero-lateral do tronco.... abdução e rotação medial do braço.
	
	Póstero-lateral do tronco.... flexão e rotação medial do braço.
	 
	Póstero-lateral do tronco.... extensão, adução e rotação medial do braço.
	 5a Questão (Ref.: 201512780637)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a resposta correta na qual constam alguns músculos que estão envolvidos na epicondilite lateral e que podem ser palpados na face dorsal do antebraço.
		
	
	extensor longo do halux e fibular longo
	
	palmar longo e flexor ulnar do carpo
	
	flexor radial do carpo e flexor ulnar do carpo
	
	bíceps braquial e tríceps braquial
	 
	extensor radial longo do carpo e extensor radial curto do carpo
	1a Questão (Ref.: 201512822031)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual dos movimentos abaixo destaca melhor o m. satório.
		
	 
	Solicitar uma extensão do joelho quase que completa associada à uma flexão do quadril com rotação lateral, e resistindo (isometricamente) a abdução do quadril.
	 
	Solicitar uma extensão do joelho quase que completa associada à uma flexão do quadril com rotação lateral, e resistindo (isometricamente) a adução do quadril.
	
	Solicitar uma extensão do joelho completa associada à uma flexão do quadril com rotação lateral, e resistindo (isometricamente) a adução do quadril.
	
	Solicitar uma extensão do joelho completa associada à uma flexão do quadril com rotação lateral, e resistindo (isometricamente) a abdução do quadril.
	
	Solicitar uma extensão do joelho quase que completa associada à uma flexão do quadril com rotação medial, e resistindo (isometricamente) a adução do quadril.
	 2a Questão (Ref.: 201512783602)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tânia, 47 anos de idade, relata dor durante a elevação do braço. Quais estruturas podem estar envolvidas?
		
	
	m. bíceps braquial cabeça longa e curta
	
	lig. esternoclavicular e tendão do m. infraespinhal
	
	m. trapézio fibra superior e deltóide
	
	art. acromioclaviular e m. grande dorsal
	 
	bursa subacromial e o tendão do m. supraespinhal
		
	 3a Questão (Ref.: 201513003456)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente em pé com braços ao longo do corpo, fisioterapeuta localiza a espinha da escápula, palpa imediatamente abaixo dela e solicita para o paciente uma rotação lateral do ombro contra a resistência imposta na mão homolateral. Qual estrutura esta sendo palpada?
		
	 
	Músculo infraespinal
	
	Músculo subescapular
	
	Músculo Supraespinal
	
	Músculo redondo maior
	
	Acrômio da Escápula
	 4a Questão (Ref.: 201512783566)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a sequência que deve ser seguida para a realização da palpação do músculo pronador redondo.
		
	 
	Fisioterapeuta se posiciona a frente e de frente para o paciente.
	 
	Paciente sentado com o braço ao longo do corpo e cotovelo fletido.
	 
	Solicita o relato sobre o acompanhamento de dor.
	 
	No momento da flexão do cotovelo, realiza o deslizamento do dedo sensitivo transversalmente o sentido do músculo hipertrofiado.
	 
	Solicita a flexão de cotovelo com o antebraço pronado contra a resistência.
	 5a Questão (Ref.: 201512822050)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Vânia, 37 anos de idade, relata dor na parte lateral do tornozelo esquerdo. Identifique quais estruturas podem estar envolvidas.
		
	
	lig. deltóide
	
	lig. clacaneonavicular
	 
	lig. calcaneofibular
	
	fascia plantar
	
	lig.patelar

Continue navegando