Buscar

Casos objetivo D empresarial

Prévia do material em texto

1- (MAGISTRATURA/MG) Assinale a alternativa correta.
(D) é competente o juízo do local da filial para decretar falência ou deferir processamento da recuperação judicial de empresa que tenha sede fora do Brasil.
2 - Sobre as disposições comuns Recuperação Judicial e à Falência, analise os itens a segui r de acordo com a legislação falimentar:
I - É permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista, inclusive as impugnações a que se refere o art. 8o desta Lei, serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro - geral de credores pelo valor determinado e m sentença.
II - A distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial previne a jurisdição para qualquer outro pedido de recuperação judicial ou de falência, relativo ao mesmo devedor.
III - A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário e a ação que de mandar quantia ilíquida.
IV- São exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência as obrigações a título gratuito;
3 - A alternativa que contém todas as afirmativas corretas são:
(D) apenas a I e II;
4 - (OAB-RJ – Exame de Ordem) Na Lei de Falências – 11.101/2005, o Comitê de Credores será constituído:
(B) por deliberação de qualquer classe de credores na assembleia-geral;
5 - (EXAME DE ORDEM UNIFICADO - FGV) Passa Sete Serviços Médicos S/A apresentou a seus credores plano de recuperação extrajudicial, que obteve a aprovação de mais de quatro quintos dos créditos de todas as classes por ele abrangidas. O plano estabeleceu a produção de efeitos anteriores à homologação judicial, exclusivamente, em relação à forma de pagamento dos credores signatários que a ele aderiram, alterando o valor dos créditos com deságio de 30%(trinta por cento). A companhia consultou seu advogado, que se pronunciou corretamente sobre o caso, da seguinte forma:
(C) é lícito que o plano estabeleça a produção de efeitos anteriores à homologação, desde que exclusivamente em relação à modificação do valor ou da forma de pagamento dos credores signatários.
6 - De acordo com as normas de Direito Falimentar é correto afirmar que o termo legal da falência é:
A) Fixado pelo juiz;
7 - Respeitando as normas de Direito falimentar não podemos afirmar que a decretação da falência impõe ao falido os seguintes deveres:
D) apresentar, no prazo fixado pelo administrador judicial, a relação de seus credores;
8 - Considerando as normas vigentes em Direito Falimentar sobre a alienação dos bens, analise as afirmativas abaixo:
I - Uma das formas de alienação dos bens é a alienação dos bens individualmente considerados.
II - Uma das formas de alienação dos bens é a alienação da empresa, com a venda de seus estabelecimentos em bloco;
III - A alienação da empresa terá por objeto o conjunto de determinados bens necessários à operação rentável da unidade de produção, que poderá compreender a transferência de contratos específicos.
IV - A realização do ativo terá início após a formação do quadro-geral de credores.
D) apenas a alternativa IV está incorreta;
9 - (Prova Magistratura - MG - 2009 - Adaptada). No procedimento estabelecido pela Lei 11.101/2005, a restituição em dinheiro será precedida do pagamento:
A) dos créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 5 salários-mínimos por trabalhador;
10 - Considerando as normas vigentes de direito falimentar, analise dentre as questões abaixo a (s) que está (ão) em desacordo com os efeitos da condenação por crime falimentar:
I - a inabilitação para o exercício de atividade empresarial;
II - o impedimento para o exercício de cargo ou função exclusivamente para o conselho de administração;
III - existe a possibilidade de gerir empresa por mandato ou por gestão de negócio.
IV - Transitada em julgado a sentença penal condenatória, será notificado o Registro Público de Empresas para que tome as medidas necessárias para impedir novo registro em nome dos inabilitados.
B) as afirmativas II e III estão incorretas;
11 - (Ministério Público/PR – 2011) Acerca da atuação do Ministério Público e a Lei de Recuperação Judicial de Empresas e Falências, assinale a alternativa correta:
(D) o Ministério Público pode impugnar o quadro geral de credores e promover a ação revocatória dos atos praticados com a intenção de prejudicar credores;
12 - (Questão de concurso/não autoria) Assinale a alternativa incorreta. Nos termos da Lei 11.101/05, na hipótese de requerer a recuperação judicial, pode-se afirmar que:
R: são legitimados para o pedido apenas as sociedades empresárias e não o empresário individual, uma vez que foi substituído pela EIRELI.
13 - Ontário, Alves & Cia Ltda. EPP requereu sua recuperação judicial tendo o pedido sido despachado pelo juiz com a nomeação de Osório Estrada como administrador judicial. Em relação à remuneração do administrador judicial, será observada a seguinte regra.
R: Caberá ao devedor arcar com as despesas relativas à remuneração do administrador judicial e das pessoas eventualmente contratadas para auxiliá-lo.
14 - Um empresário rural, devidamente registrado há mais de dois anos no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, tem seus negócios concentrados em Uberaba, possuindo ainda filial em Porto Alegre e sede contratual em Garginha. Qual o foro competente para se requerer a sua recuperação judicial e/ou falência:
R: Nenhum deles, pois não está sujeito à Lei de Recuperação e Falência de Empresas.
15 - (Procurador PGE/PE 2009 CESPE) Tendo em vista o instituto da recuperação judicial da empresa, assinale a opção correta.
R: Contra a decisão que concede a recuperação judicial é possível a interposição de agravo de instrumento.
16 - (Questão adaptada/concurso) A respeito do Administrador Judicial no âmbito da recuperação judicial, é correto afirmar:
R: a) O Administrador Judicial, pessoa física, pode ser formado em Engenharia.
17 - A habilitação de crédito realizada pelo credor nos termos do art. 7o, § 1o, da Lei 11.101/2005 deverá conter, exceto:
R: o valor do crédito, atualizado até a sentença da decretação da falência ou da recuperação judicial, sua origem e classificação;
18 - Mauriti & Cia Ltda. celebrou contrato de alienação fiduciária em garantia com a sociedade empresária Gama. Com a decretação de falência da fiduciante, o advogado da fiduciária pleiteou a restituição do bem alienado, sendo informado pelo administrador judicial que o bem se encontrava na posse do falido na época da decretação da falência, porém não foi encontrado para ser arrecadado. Considerando os fatos narrados, o credor fiduciário terá direito à restituição em dinheiro do valor da avaliação do bem atualizado?
R: Sim, mesmo que o bem alienado não mais exista ao tempo do pedido de restituição ou que não tenha sido arrecadado.
19 - Analise as afirmativas abaixo de acordo com as disposições comuns à recuperação judicial e à falência, indicando a alternativa correta: I - Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência as obrigações a título gratuito; II - Não é permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista, inclusive as impugnações a que se refere o art. 8o da Lei 11.101/2005, serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentença. III - As execuções de natureza fiscal não são suspensas pelo deferimento da recuperação judicial, ressalvada a concessão de parcelamento nos termos do Código Tributário Nacional e da legislação ordinária específica.
R: apenas a Ie III;
20 - Para requerer a recuperação judicial é preciso ser empresário ou tratar-se de sociedade empresaria. Mas não basta essa condição, pois é preciso a observância de determinados requisitos:
R: Não ter sido condenado ou não ser, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por crimes falimentares
21 - O plano de recuperação judicial deverá ser apresentado:
R: em Juízo no prazo de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão do Juiz que deferir o processamento da recuperação judicial.
22 - O prazo para o devedor apresentar contestação ao requerimento de falência é de:
R: dez dias.
23 - Deferido o processamento da recuperação:
R: Será expedido edital determinando a citação dos credores
24 - A falência é o procedimento judicial previsto na Lei nº 11.101/2005, cujo objeto é afastar o empresário da administração de suas atividades, preservando o patrimônio da sociedade para que posteriormente seja utilizado para garantir a satisfação de seus credores. A respeito da falência, assinale a alternativa correta.
R: Os créditos tributários relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência preferem aos créditos com garantia real.
25 - (Advogado OAB 2010 CESPE) Suponha que Maria tenha ajuizado ação de cobrança contra a pessoa jurídica Y, a qual, no curso da referida ação de conhecimento, teve sua falência decretada pelo juízo competente. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta com base na legislação de regência.
R: Caso a sede de Y esteja localizada fora do país, o juízo competente para a decretação da falência será o do local de sua filial no Brasil.
26 - (TJMS - FCC 2010) Estão excluídos do procedimento de recuperação judicial os seguintes credores:
R: o proprietário em contrato de venda com reserva de domínio; o cessionário fiduciário de direitos creditórios; e o credor de valores referentes à contrato de adiantamento de câmbio.
27 - Uma vez decretada a falência, os créditos de terceiros perante a massa serão organizados respeitando a seguinte ordem preferencial para pagamento:
R: 1- derivados da legislação do trabalho, limitados a 150 (cento e cinqüenta) salários-mínimos por credor, e os decorrentes de acidentes de trabalho; 2- créditos com garantia real até o limite do valor do bem gravado; 3- créditos tributários, independentemente da sua natureza e tempo de constituição, excetuadas as multas tributárias; 4- créditos com privilégio especial;
28 - Segundo a lei n. 11.101/05, é competente com deferir a recuperação judicial e decretar a falência do empresário:
R: Foro do local do principal estabelecimento, perante o juízo empresarial e, na sua ausência, perante o cívil.
29 - Os quatro principais efeitos da sentença declaratória de falência, relativamente aos credores, são:
R: formação da massa falida subjetiva, suspensão das execuções individuais em curso contra a sociedade falida, suspensão da fluência dos juros e vencimento antecipado dos créditos contra a sociedade falida.
30 - Atendendo as normas da recuperação judicial e falimentar, em relação ao comitê de credores pode-se afirmar, SALVO:
R: Trata-se de um órgão de constituição obrigatória na recuperação judicial.
31 - ENADE 2009 - A Lei das Sociedades Anônimas estabelece padrões amplos e gerais no que tange aos atos caracterizadores de exercício abusivo de poder pelos acionistas controladores. PORQUE Tal critério normativo permite às autoridades administrativas e aos magistrados estabelecer outros atos lesivos que venham a ser praticados pelos controladores. Assinale, a alternativa CORRETA de acordo com a seguinte chave:
R: as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
32 - (Procurador PGE/PE 2009 CESPE) Tendo em vista o instituto da recuperação judicial da empresa, assinale a opção correta.
R: Contra a decisão que concede a recuperação judicial é possível a interposição de agravo de instrumento.
33 - O instituto jurídico que tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, afim de permitir a manutenção da fonte produtora , do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores , promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estimulo a atividade econômica é:
R: Recuperação judicial
34 - (FGV Prova Procurador TCM-RJ 2008) Em relação ao instituto da recuperação judicial, analise as assertivas a seguir: I. A distribuição do pedido de recuperação suspende as ações e execuções individuais em curso em face do devedor. II. As sociedades operadoras de plano de saúde não podem se beneficiar da recuperação judicial. III. As microempresas e empresas de pequeno porte têm que se sujeitar a plano especial de recuperação IV. O deferimento do processamento da recuperação judicial implica a suspensão do prazo prescricional das obrigações
R: Se somente as assertivas II e IV estiverem corretas.
35 - (Advogado OAB 2006 CESPE) Assinale a opção correta acerca da disciplina da recuperação judicial, extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária.
R: A decisão que concede a recuperação judicial desafia o recurso de agravo de instrumento, que pode ser interposto por qualquer credor ou pelo Ministério Público.
36 - A assembleia geral de credores é órgão coletivo que desempenha um importante papel para o desenvolvimento do processo de Recuperação Judicial e de Falecia. Nesse sentido é incorreto afirmar:
R: Cabe ao devedor convocar a assembleia para apresentar o Plano de Recuperação judicial aos credores para a aprovação ou não.
37 - De acordo com as normas estabelecidas pela Lei 11.101/2005, é correto afirmar que estão corretas as afirmativas sobre os requisitos para a recuperação judicial exceto:
R: Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de 3 (três) anos;
38 - De acordo com a Lei nº 11.101/05, que trata da recuperação e da falência da empresa, assinale a alternativa CORRETA:
R: É requisito imprescidível para o devedor requerer a recuperação judicial a comprovação de que exerça regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aos demais requisitos determinados na Lei Falimentar.
39 - X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Com relação às atribuições do Comitê de Credores, quando constituído no âmbito da recuperação judicial, assinale a afirmativa correta.
R: Fiscalizar a execução do plano de recuperação judicial.
40 - A sociedade empresária Monte Santo Embalagens Ltda. EPP requereu homologação de plano de recuperação extrajudicial, que continha, dentre outras, as seguintes disposições: i) estabelecia a produção de efeitos a partir da data de sua assinatura, exclusivamente em relação à modificação do valor de créditos dos credores signatários; ii) o pagamento antecipado de dívidas em relação aos credores com privilégio especial, justificando a necessidade em razão do fluxo de caixa; iii) a inclusão de credores enquadrados como microempresas e empresas de pequeno porte; iv) previa, como meio de recuperação, o trespasse de duas filiais. O devedor enviou carta a todos os credores sujeitos ao plano, domiciliados ou sediados no país, informando a distribuição do pedido, as condições do plano e o prazo para impugnação. Você, como advogado(a) de um desse credores, pretende impugnar a homologação porque o plano a ser homologado
R: não pode contemplar o pagamento antecipado de dívidas nem tratamento desfavorável aos credores que a ele não estejam sujeitos.
41 - (Juiz TJ/PI 2012 CESPE) Assinale a opção correta acerca da recuperação judicial, da recuperação extrajudicial, da falência do empresário e da sociedade empresária.
R: O juízo competente convocará a assembleia geral de credores por edital publicado no órgão oficial e em jornais de grande circulação nas localidades da sede e filiais, com antecedência mínima de quinze dias.
42 - O plano de recuperação judicial deverá ser apresentado:
R: em Juízo no prazo de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão do Juiz que deferir o processamentoda recuperação judicial;
43 - Indique a afirmativa incorreta entre as indicadas abaixo - A suspensão das ações e execuções movidas em face do requerente da recuperação judicial:
R: é definitiva e não temporária, deferido o processamento do favor legal;
44 - Em relação à habilitação de créditos na recuperação judicial é correto afirmar: R: Por meio do processo da habilitação de créditos apura-se a legitimidade do respectivo crédito, pondo a claro os direitos dos credores. 45 - ( não autoria/adaptado concurso) Assinale a opção correta acerca da disciplina da recuperação judicial, extrajudicial e da falência do empresário e da sociedade empresária: R: Na recuperação judicial, a suspensão do prazo prescricional atinge todos os credores exceto o Fisco;
46 - Poderá ocorrer pedido de restituição de bem:
R: quando o bem de propriedade de terceiro se encontrar em poder do devedor na data da decretada a falência.
47 - De acordo com o artigo 94 da Lei nº 11.101/2005, um dos motivos para a decretação da falência do devedor é o não pagamento, no vencimento, de obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salários-mínimos na data do pedido de falência. É a chamada impontualidade injustificada. Nesse contexto, declarada a falência é correto afirmar que:
R: Poderá dar-se a continuação do negócio em caráter excepcional, no interesse dos credores.
48 - A sociedade empresária Beta Ltda, que atua no ramo de distribuição de bebidas está passando por um período de dificuldades financeiras devido à retração do mercado interno e começou a atrasar os pagamentos de fornecedores. Preocupado com a situação da empresa, os sócios da Beta Ltda procuram você, Advogado especialista em Direito Empresarial com a finalidade de serem orientados a respeito do instituto da Recuperação Judicial. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta:
R: Na recuperação judicial, os titulares de créditos retardatários, excetuados os titulares de créditos derivados da relação de trabalho, não terão direito a voto nas deliberações da assembléia-geral de credores.
49 - A sociedade ABC Serviços Médicos Ltda. prestou serviços de medicina em grupo à XYZ Ltda., mas não recebeu o preço correspondente. Após negociação da dívida, a XYZ Ltda. ofereceu, como pagamento, a dação de bem imóvel de sua propriedade, o que foi concretizado a despeito de o contrato de prestação de serviços não prever o pagamento por essa modalidade. A credora aceitou o pagamento de boa-fé. Posteriormente, a XYZ Ltda. teve sua falência decretada. A dação em pagamento, perante a massa falida,
R: não será eficaz se tiver ocorrido dentro do termo legal da falência.

Continue navegando