Buscar

O que é o Direito como processo de adaptação social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é o Direito como processo de adaptação social ?
O que é o Direito como instrumento de controle social?
Compreender estes conceitos permite que possamos desejar que a sociedade brasileira viva de modo harmônico e democrático respeitando as diferenças entre cada cidadão e afirmando os arts. 1° a 5° da constituição Federal do Brasil?
 
		
	As necessidades de paz, ordem e bem comum levam a sociedade à criação de um organismo responsável pela regência e instrumentalização desses valores, esse organismo é chamado de Direito. Tal organismo só pode existir em sociedades, já que exige uma equação social. Portanto o homem que vive fora da sociedade, vive fora do império das leis e não possui direitos nem deveres.
	Tanto para homem quanto para a sociedade o Direito é apenas um meio para tornar possível o convívio e o progresso social. Embora possua um valor permanente, o Direito é uma ferramenta á mercê da sociedade e deve ter sua direção voltada aos rumos sociais.
	As instituições jurídicas são invenções humanas que variam com o tempo.Como processo de adaptação social, o Direito deve estar, de maneira constante, se refazendo em face da mobilidade social, pois a necessidade de paz, ordem, justiça segurança, que ele procura atender, sempre exige novos procedimentos. Se o Direito se envelhece e para de se adaptar, perde a capacidade de garantir, de maneira eficaz, o equilíbrio e a harmonia social.
	Este processo de adaptação externa da sociedade é composto de normas jurídicas, que são as células do Direito, modelos de conduta, que estabelecem limites à liberdade humana, mediante a imposição de maneiras comportamentais.
	Como os fatos sociais ocorrem em uma variação quase infinita, ao legislador não seria possível, nem conveniente, tratar todas as questões relevantes em cada uma de suas variações. Como dizia Celso na Roma Antiga: “Nam ad ea potius debet aptari ius, quae et frequentur et facile, quam quae perraro aveniunt” (“Porque a lei deve adaptar-se ao que acontece frequente e facilmente e não ao que ocorre muito raramente”) 
 	O Direito não deve absorver todos os atos e manifestações humanas, já que não é o único responsável pelo sucesso das relações sócias. A Moral, as Regras de Trado Social, a Religião, também zelam pela solidariedade e bem-estar social. Porém cada qual em sua própria faixa de atuação. A do Direito é regrar a conduta social, focando na segurança e na justiça. E sua intervenção na sociedade deve ocorrer, unicamente, em função de tais valores. Somente os fatos mais importantes devem ser disciplinados. O Direito não tem o objetivo de aperfeiçoar o homem – esta meta que pertence à Moral: que por sua vez não pretende preparar o homem na conquista do campo espiritual, ligado a Deus – valor que pertence a Religião; que não se preocupa em incentivar o cavalheirismo ou as normas de etiqueta _ âmbito especifico das Regras de Tratado social.

Outros materiais