Buscar

Estudo de Caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Unijorge
Disciplina: Teoria do Direito II
Docente: Heliete Rosa
Discente: Caio Cézar Silva Borges
ATIVIDADE
Nascida Carlos Alberto da Silva Albuquerque, mas operada em 1999 para mudança de sexo, a cabeleireira Charló conseguiu, ao fim de um processo de dois anos, ter reconhecida sua nova condição de mulher. Carla da silva de Albuquerque é a primeira carioca a obter vitória na justiça do rio numa ação de retificação de registro civil. Quem levou seu pleito adiante foi o defensor público Paulo César Galliez, que se baseou no direito comparado e em jurisprudência da justiça gaúcha. Com o despacho favorável em segunda instância, a cabeleireira poderá solicitar novos documentos de identidade com o nome de Carla e a identificação do sexo como feminino. Em ação semelhante, que chegou até o Supremo Tribunal Federal, Roberta Close não obteve êxito. Agora, Carla só pensa em se casar no papel com o italiano Carlo Benfinati, com quem vive a sei anos. -Dr. Paulo estudou minuciosamente o caso e fez uma defesa rilhante. Devo isso a ele, ao amor do meu amor, minha família, minha fé em Deus e também à minha perseverança – diz ela (jornal: O GLOBO, 18 de maio de 2003, p. 24).
O defensor público que advogou a causa de Carla buscou o fundamento do pedido em algumas fontes de direito, dentre elas a ConstituiçãoFederal de 1988. Disserte a respeito da fonte material e formal, informando precisamente o dispositivo constitucional específico neste caso e conceitue-as.
R: 
O caso trata a história da Srª Carla da Silva de Albuquerque, nascida Carlos Alberto da Silva Albuquerque que fez uma operação de mudança de sexo em 1999 e entrou na justiça a fim de ter reconhecida sua nova condição de mulher, após dois anos de processo ela conseguiu sendo a primeira carioca aobter vitória na justiça numa ação de retificação de registro civil. A vitória se deu Graças ao defensor público Paulo César Galliez que se baseou no direito comparado e em jurisprudência da justiça gaúcha.
São fontes do direito a lei, os costumes, a analogia, a jurisprudência, a doutrina e a equidade. Conceituando então, fontes formais são aquelas pela qual o direito se manifesta. As fontes formais imediatas são aqueles fatos que, por si só, são fatos geradores do direito, como por exemplo, as normas legais. As fontes formais mediatas são os costumes, os princípios gerais do direito, a jurisprudência e a doutrina. No artigo 4º. da Lei de Introdução ao Código Civil temos que quando a lei for omissa , o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
A fonte usada no caso foi a Jurisprudência. Conceituando, a jurisprudência é o costume dos tribunais, ou como os tribunais reiteradamente decidem determinada matéria. Embora não reconhecido expressamente na LINDB como fonte de direito, a importância da jurisprudência cresce a cada dia.

Outros materiais