Buscar

economia brasileira crise de 29

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Giulia Gazaneo 
Crise de 29
Durante a Primeira Guerra Mundial, os EUA viram sua economia em desenvolvimento com a grande demanda de produção e exportação para os países europeus. Após o fim dessa Guerra, muitos países europeus estavam com sua economia enfraquecida e por isso dependiam da indústria norte-americana para abastecer e ajudar a reconstruir as cidades, fazendo com que ela crescesse até o ano de 1928.
	Com o passar dos anos, a Europa começou a se reestabelecer e consequentemente a dependência aos Estados Unidos a diminuir. Isso resultou num excedente de produção agrícola nos EUA, que não encontrava compradores nem em outros países e nem no próprio país, levando a uma diminuição dos preços, queda na produção e aumento do desemprego.
	Como a grande maioria das empresas tinha ações na Bolsa de Valores de Nova York, os preços das ações caíram no dia 24 de outubro de 1929, pois muitos americanos queriam vender suas ações, mas ninguém queria comprá-las, levando à quebra da Bolsa de Nova York.
	Grande parte do mundo foi afetado pela crise dos EUA, já que este era um dos principais consumidores dos produtos de outros países; como o café, no Brasil, que teve seu preço reduzido fazendo com que os cafeeiros investissem no setor industrial. Outros países sofreram os efeitos da crise, tendo seus bancos, comércio e indústrias fechados.
	Em 1930, a crise foi agravada e, em 1933 Franklin Roosevelt foi eleito presidente dos Estados Unidos, elaborando uma política econômica chamada de New Deal. Segundo esse plano, o governo deveria intervir na economia, controlando os preços e a produção das indústrias e fazendas, corrigir os investimentos arriscados e fiscalizar as especulações na bolsa de valores, controlando a inflação. Além disso, o presidente investiu em obras públicas, diminuindo significativamente o nível de desemprego norte-americano e criou leis sociais protegendo os trabalhadores e desempregados. 
	O New Deal alcançou bons resultados para a economia dos EUA, fazendo com que os efeitos da crise fossem finalmente superados no início da década de 1940.

Outros materiais

Outros materiais