Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 2°/3° SEMESTRE (2016/1)
Vista do Filme Erin Brockovich. Me diante aos ensinamentos obtidos na disciplina de Direito Civil faça uma análise no caso no que toca aos vícios do consentimento e atos ilícitos.
O Filme “Erin Brockovich uma mulher de talento”, conta uma história verídica. A Erin é uma mulher que sofre várias dificuldades, sofre preconceito, pelo simples fato de não se adequar aos padrões sociais estabelecidos, do que seria uma mulher ideal. Apesar de tudo, ela consegue se reerguer, ter uma carreira estabelecida na área jurídica e auxiliando várias pessoas em seu trabalho.
A história começa com a Erin, na justiça pleiteando por danos materiais, por causa de um acidente automobilístico no qual ela é a vítima. Mas por causa de seu linguajar “inadequado” no Tribunal e seu comportamento, se sucumbe a lide. É importante destacar o tal acontecimento preconceituoso, pois o acesso à justiça é para todos, independentemente do status social dela, infelizmente não é isso que acontece.
Portanto, desempregada, com custas hospitalares, três filhos para sustentar. Ela vai até um escritório, onde está o mesmo advogado que a representou por danos morais, pedindo que a empregasse como arquivista. Após esses acontecimentos, ao desempenhar suas funções, ela faz uma descoberta, de um processo de compra e venda, com base nos exames médicos e na venda de um imóvel, que a empresa “Pacific Gás And Eletric” estava contaminando o meio ambiente, que de forma negligente despejava um composto químico, prejudicial à saúde. A contaminação na água prejudicou vários moradores da região, problemas respiratórios e contrariam, o câncer. Com essa descoberta, ela começa a juntar as provas necessárias, o escritório onde trabalha moveu uma ação, conseguindo vencer a causa, receberam a indenização, tendo cada qual recebido sua parte.
ANÁLISE 
De acordo com o que foi apresentado, percebe-se alguns aspectos jurídicos. Podemos destacar, os precedentes, do conjunto probatório e a possibilidade de litisconsórcio.
Apesar das diferenças dos sistemas adotados no Brasil e o Estado Unidos, onde ocorreram os fatos do filme, a questão dos precedentes tem ganhado força, com base no NCPC. Os precedentes garantir a isonomia e a celeridade de justiça, o que dificultou o trabalho de Erin, por não haver precedentes. No Brasil eles não são tão determinantes
Art 926 CPC nos mostra 
Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, integra e coerente.
Percebe-se a valorização dos precedentes quanto a questão de garantir a igualdade 
Art 927 CPC
Ficando claro que as decisões sobre causas semelhantes devem desempenhar um papel fundamental nas deliberações dos magistrados, no final do filme, mostra outras causas ganhas sendo que os precedentes tiveram seu papel importante.
No caso do litisconsórcio, tendo a possibilidade do polo ativo e passivo no nosso ordenamento jurídico, art 113 
Contudo, visando a celeridade do processo, tinha possibilidade de o juiz limitar o número de litigantes. Essa limitação se encontra no parágrafo único deste mesmo artigo. Nota-se que cada litigante recebeu sua indenização, de acordo com os danos sofridos, sendo assim, foi um litisconsórcio simples, determinado indenizações diferentes a para cada um dos autores.
Em outro momento do filme, Erin invadiu o terreno para coletar provas, amostras da agua contaminada. Neste caso, a justiça brasileira questionaria os métodos de coletar as provas, que poderia ser acusado de provas ilícitas, invasão de propriedade e acesso a documentos sem autorização. Contudo, as provas foram acolhidas e os pedidos pleiteados diferidos.

Continue navegando