Buscar

Avaliação de Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV_201403228264 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201403228264 - MONIQUE GOMES CORREA SIQUEIRA DA SILVA
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
VIVIANI DE OLIVEIRA RODRIGUES
	Turma: 9020/AT
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 10/11/2017 16:21:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201403403298)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Resolução CONAMA nº 237/97 dispõe sobre os procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental e sobre as atividades e empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental. Responda: quaisquer atividades e empreendimentos estão sujeitos à exigência de licenciamento ambiental?
		
	
Resposta: TODAS AS ATIVIDADES RELACIONADAS A DEGRADAÇÃO DO SOLO E AO MEIO AMBIENTE, ATERROS SANITÁRIOS, ESGOTOS HOSPITALARES E DOMESTICOS, DESMATAMENTOS, CONSTRUÇÕES CIVIS, EMPRESAS NUCLEARES, POIS TUDO DEPENDE DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, PARA ATUAÇÃO DESSAS ATIVIDADES, SENDO ELAS PASSIVEIS DE FISCALIZAÇÕES DOS ORGÃOS COMPETENTES
	
Gabarito: Resposta prevista no conceito de licenciamento ambiental: somente os empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, estão sujeitos ao licenciamento ambiental
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404094261)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Joaquim e Bento cometem, constantemente, um crime ambiental que poucos se dão conta. Pasmem, enveredam pela floresta da Mata Atlântica, em busca de ninhos de pássaros, dos mais diversos! O objetivo: vender os ninhos para colecionadores. Um negócio tranqüilo e rentável! No entanto foram presos pela polícia floresta da região e enquadrados no Art. 24, II- quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural; Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa. Responda: Qual a legislação que tipifica este crime? Como está configurado este crime, (É um Crime contra a Flora, ou contra a Fauna, ou de Poluição e outros Crimes, ou Crimes contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural, ou Crimes contra a administração ambiental?) O que tutela esse tipo penal? Justifique a importância deste artigo para o equilíbrio ambiental.
		
	
Resposta: CRIME DE TRAFICO DE ANIMAIS , CONTRA FLORA E FAUNA DE ANIMAIS SILVESTRES.
	
Gabarito: Gabarito: Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98. É um crime contra a fauna. Tutela a proteção de ninhos de pássaros, à vida em todas as suas formas. A destruição dos ninhos leva à extinção das espécies, pois não há como haver a procriação e, conseqüentemente, ao desequilíbrio ambiental. Cada ser/pássaro tem um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema em que se insere.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403873819)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os grandes problemas ambientais, que atualmente enfrenta a humanidade, estão relacionados diretamente a(o):
		
	 
	Nosso modo de vida, com os valores que fundamentam e caracterizam as sociedades contemporâneas e com as respostas da natureza ao comportamento industrial e consumista insustentável, gerado pelo modelo de globalização econômica.
	
	Ao modelo socialista da economia global que determina o consumo desenfreado pela população dos produtos industrializados.
	
	Uso controlável e depredatório dos recursos naturais pelo homem desde o início da era capitalista.
	
	Escassez de recursos naturais em determinadas áreas do nosso planeta o que afeta a todos nós.
	
	Uso consciente dos recursos naturais e artificiais com vista a sustentabilidade do planeta
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403439055)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os princípios exercem papéis importantes, pois além de serem alicerces fundamentais dos mais variados ramos, assumem diferentes funções, como por exemplo, a função interpretativa e a função integrativa. Dentro do direito ambiental há um princípio que se destaca, por garantir a observância de uma responsabilidade intergeracional, ou seja, possibilitar a utilização de recursos naturais finitos pelas presentes e futuras gerações, bem como o contínuo crescimento econômico do país. Qual o nome que se dá ao princípio mencionado?
		
	
	Princípio do Poluidor Pagador
	
	Princípio da Responsabilidade Intergeracional
	
	Princípio da Prevenção
	 
	Princípio do Desenvolvimento Sustentável
	
	Princípio da Precaução
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403317485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A competência para a instituição de políticas públicas de defesa do meio ambiente no Brasil é:
		
	
	Solidária entre a União e os Municípios.
	
	Concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
	
	Privativa da União, que poderá delegar esta competência aos Estados.
	
	Residual dos Estados.
	 
	Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403964420)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em determinado município constata-se a degradação ambiental de um rio que corta a zona urbana, em razão de dejetos de esgoto doméstico e despejos industriais, o que vem ocorrendo em razão da falta de fiscalização pelo ente municipal encarregado. Analise as assertivas que seguem: I - Configurada a omissão administrativa e o consequente dano ambiental, o município, por ação indireta, torna-se agente poluidor nos termos do artigo 3º, incisos III e IV, da Lei nº 6.938/81. II - O munícipio é responsável objetiva e solidariamente pela reparação do dano, por força do artigo 14, § 1º, da Lei nº 6.938/81. III - Trata-se de responsabilidade objetiva quanto ao município e subjetiva quanto aos particulares, agentes poluidores, corresponsáveis e culpados pela degradação ambiental. //Escolha a opção adequada:
		
	 
	Estão certas apenas as I e II.
	
	Está certa apenas a II.
	 
	Todas estão certas.
	
	Estão certas apenas as II e III.
	
	Estão certas apenas as I e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404396065)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O licenciamento ambiental é:
		
	
	um ato administrativo pelo qual o órgão judiciário competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	um ato administrativo pelo qual o MP licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	 
	um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	é competente para propor a Audiência Pública, em matéria de licenciamento ambiental apenas o Ministério Público e a entidade civil ligada às questões ambientais.
	
	um procedimento judicial pelo qual o Ministério Público competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403864458)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(CESPE - 2011 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) Acerca da engenharia genética e de sua relação com o ambiente, assinale a opção correta.
		
	
	A lei que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam OGM e seus derivados prevê o estabelecimento de sanções administrativas, mas não criminais, contra as ações ou omissões que as violem.
	 
	Estão sujeitos a controle legal a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no ambiente e o descarte de OGM e seus derivados.
	 
	Em qualquer hipótese, são vedadas a liberação, a destruição ou o descarte, no ambiente, de OGM ou seus derivados.
	
	Atividades e projetos que envolvam OGMs e seus derivados somente podem ser desenvolvidos por pessoas físicas ou entidades de direito público ou privado que se dediquem à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial.
	
	A comercialização de células-tronco embrionáriasobtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento só é possível mediante a obtenção de certificado de qualidade em biossegurança, emitido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, atendidas as condições estabelecidas na legislação pertinente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403823227)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um determinado hotel construiu em área de proteção ambiental uma estrutura de lazer com piscina, sauna e uma pequena academia de ginástica. O Ministério Publico propôs Ação em face do hotel que foi condenado a reparar o dano ambiental causado. Diante do caso narrado e correto afirmar:
		
	
	No caso em tela há um claro exemplo de responsabilidade ambiental de cunho administrativo.
	
	No caso em análise há uma responsabilidade civil ambiental que e de natureza subjetiva.
	
	No caso concreto para o Ministério Público propor a demanda coube a ele provar a culpa do hotel pelo dano ambiental sofrido.
	
	Não cabe na hipótese reparação por dano ambiental.
	 
	No caso em análise há uma responsabilidade civil ambiental que e de natureza objetiva.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403993225)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito do crime de tráfico de animais se tal crime decorre do exercício de caça profissional a pena é:
		
	 
	aumentada até o triplo
	 
	aumentada da metade
	
	aumentada de um sexto
	
	aumentada de um terço
	
	aumentada de um quarto

Outros materiais