Buscar

GeologiaAlmenara Completo

Prévia do material em texto

Geologia Almenara
 Complexo Gnáissico – Migmatítico – Restrito nesta folha, estando representado por intercalações de rochas quartzíticas (p(gmp) Grosseiras e comglomeráticas por vezes finas e medis . Constituem corpos de grande extensão com morfologia aplainada, relevo baixo e solo arenoso. Dispõem-se segundo suborizontais. O pEgmmtx representa migmatitos heterogêneos onde as estruturas mais freqüentes são agmáticas, Flebíticas e "folded” encontrando-se em menor escala a estrutura “schollen”. Ás vezes, tende sua homogeneização, mostrando aspecto granítico.
Complexo Gnáissico – Kinzingítico – Constituem rochas gnáissicas mostrando bandamentos característicos, de coloração cinza, com maior incidência de minerais máficos. A granada e um mineral quase presente, além quartzo, feldspato e biotita e subordinadamente cordierita silimanita e grafita. As granadas possuem maior desenvolvimento félsicos formando aglomerados centimétricos e por vezes estirado ao longo da foliação. Apresentão estrutura migmática predominando a estrutura estromática sobre as “shlieren”, “schollen” e flebíticas e localmente migmatitos heterogêneos . Ao norte de Pampã existe uma instrução de rochas gabróides que se estende ao longo da estrada para Joaima , nãop representada em mapa devido a reduzida dimensão de sua possança. 
Complexo Granitóide – Dentro deste complexo individualizou-se tipos granitóides que expõem bem as características marcantes . A caracterização de seus limites é aproximado, uma vez que , na maioria do casos, estes termos exibem idêntica transformação mineralógicas. Assim, no pEgr1 os granitóides são porfiroblásticos, isotrópicos, granulação grosseira, na qual salientam-se os cristais a incidência de K-feldspato. A matriz é constituída de quartzo, feldspata, biotida e localmente granada . o pEgr representa o granitóide granatífero, onde a granada esta sempre presente e é denominativa do mesmo. São isotrópicos, de coloração creme, granulação grosseira, mostrando variações para tipos localmente orientados e de granulação média. A composição mineralógica varia de termos graníticos e garnodioríticos, dependendo das percentagem dos feldspatos alcaliros. A biotita diminui de percentagem nos afloramento onde a granada e mais desenvolvida. Tipos incipientemente orientados também foram observados, contendo Vestígio de biotita gnaisse. Tipos grosseiros podendo conter porfiroblastos de feldspatos, são encontrados na região do monte belo. A denominação de granitóides indiferenciado (pEgr7 ) foi introduzida com a finalidade de agrupar tipos de granitóides diversos cuja as características não permite engloba-las com os outros domínios separados. Indentificam-se neste domínio os seguintes tipos: granitóides essencialmente quartzo-feldspáticos ocorrentes em larga escala; granito-gnaisses, localmente granatíferos; granitóides apresentam esparsos porfiroblastos e localmente migmatitos homogêneos e heterogêneos. Alguns termos granatíferos podem ser comparados com os granitóides granatíferos . Não raro, são encontrados veios pegmatóides sendo alguns turmaníferos. Na região da Pedra Azul, granitóide exibe um enriquecimento em muitos quartzo-feldspáticos apresentando uma tonalidade clara, granulação fina e média, ás vezes, localmente orientada. A noroeste de Itinga a granulação é fina a média, e granada o diminuto cristal, mas como um acessório. Na direção de Itaobim a granulação destes granitóides bem veios pegmatóides com granadas pode formar aglomerados de 1 a 3 cm, cristais métricos dispostos caoticamente. Ao Slu de Jequitinhonha, o aumento de biotita confere unidade cinza à rocha.
Formação Macaúbas (p(mb3 ) – Localiza-se na posição sudeste da folha representa a porção biotita-moscovita xistos com granado, estaurolita , feldspato e anfibólios. Ocasionalmentam-se xistos carbonáticos e raras lentes de calcário dolomítico de rochas calcosilicáticalmente, ocorrem intercalações de quartzo-moscovita-cianita-xisto.
Rochas Intrusivas Ácidas – Foram individualizados corpos graníticos encaixados nos gnaisticos complexo gnássico – Kinzingítico e nas rochas dos complexos gnássico – Migmatíticos, Granulada, grosseira , raramente, orientados e constituídos de quartzo, feldspato biotitos, as vezes, moscovita. Os cristais de feldspato podem atingir até 3 cm e as palhetas de biotitos bem grosseiras . por vezes ocorrem inclusões de rochas máficas. O granito a NE de Jequitinhonha apresenta tonalidade creme com pontos escuros, granulações médias com pórfiros de poucos mais de 1 cm , isotrópicos e constituída de quartzo , feldspato e biotita, disseminada ou menos formados . Os pórfiros esparsos e estão dispersos caoticamente . o granito de Monte Castelo apresenta uma tonalidade creme-rosada, de granulação grosseira com porfiros de até 2 cm isotrópicos composto de quartzo, e feldspato e biotita, disseminante. Os porfiros de feldspato envolve parte biotita . O granito a duas micas, a sul de Itinga e na região de santa cruz de salinas e composto de feldspato, biotita e moscovita. De uma maneira geral, a rocha matem uma estrutura isotrópica e nas bordas uma orientação incipiente . Nos arredores de santa cruz de salinas encontra-se pequenos pórfiros de feldspato que exibem uma tonalidade rosada .
Coberturas indiferenciadas (Tqi) Constituídas por extensão chapadões que representam que resta da superfície Sul-Americanaapós o trabalho erosivo do ciclo velhas. Nestas chapadas distribuem-se areias cascalho, silte e argila, total ou parcialmente lateritizadas, que podem alcançar dezenas de metros de espessuras. É muito provável que, dos limites desta unidade possam ocorrem afloramentos expostos das unidades subjacentes, não identificáveis em aerofotos. 
Geologia Econômica – Os recursos minerais de maior importância relacionam-se com os pegmatitos correntes na região sudeste da folha que são lavrados para feldspato, mica, pedras e minerais de lítio. A Bacia de o rio Jequitinhonha ter sido objeto de extração de ouro dos cascalhos em aluviões recentes e terraços antigos, bem como o adiantamento me pedra azul e grafita extraída em veios e bolsões encaixados em biotitas gnaisses.

Continue navegando