Buscar

suporte básico de vida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade de Odontologia 
Universidade Paulista
Professor: Ms. Luis Gustavo Jaime Paiva
Suporte Básico de Vida/Primeiros Socorros
RESOLUÇÃO CFO-161/2015 
- Especialidades Odontológicas:
Sessão I – Acumpuntura: Aplicação dos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa para o tratamento, prevenção e/ou manutenção do estado geral de saúde do paciente odontológico, respeitando o limite de atuação do campo profissional do cirurgião-dentista
Sessão II – Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial: Tratamento de dentes impactados/inclusos, reabilitação com implantes dentários, reconstruções ósseas, deformidades dentoesqueléticas, patologias, traumatologia bucomaxilofacial em ambiente ambulatorial e hospitalar. 
Sessão III – Dentística: objetiva a estética, a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenômenos como abrasão e erosão. É o ramo da Odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. 
Sessão IV – Disfunção Têmporo Mandibular e Dor Orofacial - tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos que visam a melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores da região bucal e outras estruturas relacionadas.
Sessão V – Endodontia: relacionada ao tratamento dos canais, infectados ou não. Diagnóstico e tratamento de enfermidades da polpa dentária e canais radiculares
Sessão VI – Estomatologia - tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, das manifestações bucais de doenças sistêmicas, bem como o diagnóstico e a prevenção de doenças sistêmicas que possam eventualmente interferir no tratamento odontológico.
Sessão VII - Homeopatia: atuar de forma integrativa e complementar às demais especialidades, utilizando-se de medicamentos homeopáticos para prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, bem como das manifestações bucais e doenças sistêmicas,
Sessão VIII – Implantodontia - Restaura espaços ausentes de dentes através da implantação de dentes protéticos sobre uma peça de titânio no interior do tecido ósseo.
Sessão IX – Odontogeriatria: cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária;
Sessão X: Odontologia do Esporte: investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas profissionais e amadores, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões, considerando as particularidades fisiológicas dos atletas, a modalidade que praticam e as regras do esporte.
Sessão XI – Odontologia do Trabalho - objetiva a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.
Sessão XII – Odontologia Legal : auxilia a medicina legal e a criminalística cuidando da análise craniofacial e dental de indivíduos visando a identificação de pessoas e a elucidação de casos.
Sessão XIII - Odontologia para pacientes com necessidades especiais: o diagnóstico, a preservação, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social, bem como percepção e atuação dentro de uma estrutura interdisciplinar com outros profissionais de saúde e áreas correlatas com o paciente.
SEÇÃO XIV - Odontopediatria- visa a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.
Sessão XV – Ortodontia: corrige o posicionamento dos dentes reestabelecendo a correta articulação entre as arcadas dentais por meio de aparelhos corretivos fixos ou móveis.
Sessão XVI - Ortopedia Funcional dos Maxilares - objetiva tratar aos desequilíbrios dos dentes, estruturas bucais e complexo craniofacial através de recursos terapêuticos, que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilíbrio morfofuncional de todo o sistema estomatognático.
SEÇÃO XVII – Patologia Oral e Maxilofacial- compreende no estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico destas alterações
Sessão XVIII – Periodontia: estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde.
Sessão XIX – Prótese BucoMaxilofacial - responsável pela reabilitação protética de perdas e/ou malformações faciais, intra e extra orais ocasionadas por trauma, patologias ou distúrbios de desenvolvimento
SEÇÃO XX – Prótese Dentária: tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética.
Sessão XXI – Radiologia Odontológica e Imaginologia: é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.
Sessão XXII – Saúde Coletiva-  tem como objetivo o estudo dos fenômenos que interferem na Saúde Coletiva e da Família, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais