Buscar

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Comportamento Empreendedor
Tomemos como base o seguinte argumento:
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável.
Assim sendo podemos afirmar:
I – Não é possível a uma empresa satisfazer a todos os consumidores de um mercado;
II – Um mesmo plano de marketing atende a todas as necessidades e desejos de um determinado mercado;
III – Uma organização define um segmento de mercado para atender seus consumidores de maneira eficaz;
IV – Segmentar um mercado é dividir o mercado pretendido em grupos de compradores potenciais que tenham necessidades e desejos semelhantes, percepções e valores comportamentais semelhantes;
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II são falsas
	
	B
	III e IV são falsas
	
	C
	I e III são falsas
	
	D
	II e IV são falsas
	
	E
	I, III e IV são verdadeiras
Você acertou!
Diferentes segmentos de mercado pedem planos de marketing diferentes, tomemos como exemplo uma revenda de carros importados, seus apelos de produto, preço, prazo e promoção, serão diferentes de uma empresa que vende produtos populares, tais como uma revenda de produtos com preços até R$ 9,99. Desta forma, a segunda afirmação é falsa.
Questão 2/10 - Comportamento Empreendedor
Fonte: https://endeavor.org.br/15-definicoes-de-empreendedorismo/
As definições acima remetem a uma percepção de que:
I - O empreendedor é uma pessoa que gosta de ação, de transformação e de inovação. Seu perfil exige que ele faça tudo isso com muita fé, determinação e sem temer o fracasso.
PORQUE
II - O fato de não se alcançar o sucesso é questão secundária na ação do empreendedor. Sua percepção perante o risco, o erro e o fracasso deixam de ser relevantes à medida que sua fé na busca do objetivo o remete obstinadamente à ação.
Analise as afirmativas e marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ambas estão corretas, mas a segunda não explica a primeira
	
	B
	Ambas estão corretas e a segunda complementa a primeira
	
	C
	A primeira está correta e a segunda é errada
Você acertou!
Há uma grande diferença entre temer o fracasso e respeitá-lo. O empreendedor é consciente da probabilidade de fracassar em sua ação e por isso, busca minimizar o risco disto acontecer. Mas não se pode dizer que com isso ele está deixando de achar relevante a questão do fracasso, erro e o risco envolvido. Ele teme o fracasso – inclusive uma das definições de empreender é “sentir apreensões” -, mas planeja e se organiza para minimizá-lo caso aconteça e isso não é algo secundário ou ao qual ele não se está dando relevância. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	D
	A primeira está correta, porem a segunda não se aplica aos dados da primeira
	
	E
	Ambas são incorretas
Questão 3/10 - Comportamento Empreendedor
ENADE (2006) QUESTÃO 15
O Banco Solidariedade & Amigos S.A. recém-adquiriu uma empresa de software, a SB Sistemas Bancários Ltda., que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não ocorria devido à falta de agressividade da empresa e da sua estrutura extremamente verticalizada,pesada e inflexível.
O Banco decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Assim, será necessário desenvolver na empresa uma cultura organizacional que:
I - seja voltada para o cliente;
II - valorize a inovação e a criatividade;
III - mantenha as crenças existentes;
IV - promova o aprender a aprender;
V - se baseie em metas e na implantação de um plano de incentivos.
Estão corretos, apenas, os itens:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	III, IV e V.
	
	D
	I, II, III e V.
	
	E
	I, II, IV e V.
Você acertou!
A proposta de redesenhar a empresa visando torná-la mais adaptada ao contexto de mudança exige que ela adote uma postura de ser voltada para o cliente, conhecendo-o mais, sentindo suas necessidades, gostos e tendências. Também precisará valorizar e se tornar hábil em fazer acontecer criatividade e inovação em seu ambiente. Precisará trabalhar seus colaboradores para que se tornem efetivos trabalhadores do conhecimento com uma postura de aprender a aprender, ou seja, que sejam curiosos, ciente da importância de se saber mais, com humildade para buscar essa evolução e dedicados para que possam buscar boas fontes de aprendizagem. A transformação demandará uma postura de recompensa pelas contribuições inovadoras e adaptativas. Daí a necessidade de uma política clara de remuneração baseada em produtividade e cumprimento de rotas. Assim sendo, dentre as cinco proposições a serem implementadas pela organização para que tenha uma cultura adequada a seus objetivos apenas a proposição 3 é falsa, pois pensar em se redesenhar para se adaptar sendo uma empresa que cultua a manutenção das crenças existentes, será um desserviço ao que está por ela almejado. A adaptabilidade está em boa parte na capacidade das pessoas e organizações de se desapegarem de crenças limitantes, aderindo a novas crenças que possam ser mais eficazes e adequadas. Portanto, a resposta certa é a letra “E”.
Questão 4/10 - Comportamento Empreendedor
O quadro de modelo de negócios apresentado abaixo, usa como exemplo, o Facebook representado no quadro do BMG  Canvas. Cada cor de adesivos utilizado no quadro indica uma das possibilidades de negócios existentes para a rede social mais utilizada no mundo, este modelo pode ser conhecido como um padrão de modelo de negócios chamado de desagregado ou unbundling, que apresenta as seguintes características:
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A mesma proposta de valor para todos os segmentos de mercado
	
	B
	Uma proposta de valor para cada segmento de mercado.
Você acertou!
Cada segmento de mercado possui uma proposta de valor diferenciada: (i) usuários do mundo todo, acessam o facebook de graça; (ii) empresas e anunciantes, pagam para ter seus produtos e serviços anunciados na rede; (iii) desenvolvedores de jogos, editoras, desenvolvedores de software e gravadoras, pagam percentual de suas vendas ao facebook. Isto gera diferentes propostas de valor para cada segmento de mercado pretendido, exigindo investimentos em estrutura tecnológica diferenciada e em equipes de pessoas que possam manter a plataforma em funcionamento, gerando diferentes fontes de receita direta (percentuais sobre as vendas e valor por clique) e receita indireta (divulgação de marcas aos usuários da plataforma).
	
	C
	Estrutura de negócios idêntica para todos os tipos de negócios
	
	D
	A mesma estrutura de custos
	
	E
	A mesma forma de relacionamento com os segmentos de mercado
Questão 5/10 - Comportamento Empreendedor
Analise a tabela a abaixo e responda:
Fonte: GEM/2013
A pesquisa GEM/2013 nos mostra que ter seu próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, só perde para os sonhos de ter uma casa própria e viajar pelo Brasil. A maioria dos entrevistados afirma não ter mede de fracassar, o que é positivo, mas para ter sucesso o empreendedor também precisa investir na sua capacitação e buscar um diferencial para os seus produtos e serviços. Os dados da tabela 4.2 nos mostram que:
I - O comércio e os serviço representam as principais preferências dos empreendedores brasileiros na hora de abrir os seus próprios negócios, sendo que a venda de roupas e acessórios representam 8,6% dos negócios e os restaurantes e outros negócios de bebidas e alimentação representam 8,2 % das ideias de negócios. De cada 100 brasileiros 17 estão envolvidos em atividades empreendedoras.
Desta forma,II - Modelar de forma diferentes ideias de negócios semelhantes podem ser determinantes para o sucesso de um negócio, restaurantes de comida mineira, gaúcha, árabe, nordestina, amazônica. Lojas de roupas para mulheres, crianças, homens, tamanhos acima da média, lojas combinadas de roupas e acessórios, roupas e calçados, roupas e salões de beleza, podem ser pensadas modelando-se ideias de negócios com o uso do BMG Canvas.
Marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ambas estão certas, mas a segunda não explica a primeira
	
	B
	Ambas estão certas e a segunda complementa a primeira
Você acertou!
Em ambientes competitivos, onde muitas pessoas decidem investir nos mesmos tipos de negócios, cabe ao empreendedor estabelecer diferentes propostas de valor para o seu negócio, como uma forma de se diferenciar dos demais. Assim sendo, o BMG Canvas apresenta-se como uma possibilidade para a geração destas diferentes propostas de valor.
	
	C
	A primeira está certa e a segunda é falsa
	
	D
	A primeira está certa, porém a segunda não se aplica aos dados da primeira
	
	E
	Ambas são falsas
Questão 6/10 - Comportamento Empreendedor
Tomando como base o seguinte recorte da pesquisa realizada pelo SEBRAE:
 
SEBRAE:  SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS NO BRASIL
Tomando como referência as empresas brasileiras constituídas em 2007, e as informações sobre estas empresas disponíveis na SRF até 2010, a taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos de atividade foi de 75,6%. Essa taxa foi superior à taxa calculada para as empresas nascidas em 2006 (75,1%) e nascidas em 2005 (73,6%).
Como a taxa de mortalidade é complementar à da sobrevivência, pode-se dizer que a taxa de mortalidade de empresas com até 2 anos caiu de 26,4% (nascidas em 2005) para 24,9% (nascidas em 2006) e para 24,4% (nascidas em 2007), conforme exposto no Gráfico 2.
Fonte: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil=2013.pdf
 
Considerando o texto e gráfico acima, podemos afirmar que:
I – A queda de mortalidade de empresas está acontecendo em virtude da redução do número de aberturas de novas empresas no Brasil.
II – Esse resultado deve ser visto como positivo, porém é importante que seja bem observado seu contexto em termos geográficos e de áreas de atuação.
III – Os ganhos obtidos nos últimos anos são ainda marginais se considerar que esse patamar de mortalidade ainda está muito elevado.
IV – A taxa de mortalidade apresentada é basicamente formada por iniciativas de empreendedores por necessidade.
Na sequência, marque a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III são falsas
	
	B
	III e IV são falsas
	
	C
	II e III são falsas
	
	D
	I e IV são falsas
Você acertou!
Considerando apenas o recorte apresentado, não é possível validar a afirmação que alega redução do número de abertura de empresas no Brasil e também de se vincular os fracassos ao fato dos empreendedores serem por necessidade. Apenas as afirmações II e III podem ser confirmadas pelo texto já que pode haver variações interessantes nesses números se avaliarmos por região geográfica ou área de atuação e que o patamar de fracasso de uma em cada quatro empresas novas é algo indesejado. O ideal é um índice bem mais baixo de fechamento de empresas.
	
	E
	I, II e III são verdadeiras
Questão 7/10 - Comportamento Empreendedor
Analise e responda:
Iniciativas no mundo todo mostram que a venda on-line de música já é uma realidade e pode se tornar a principal forma de comercialização de conteúdo musical. Em 2007, a receita das vendas de fonogramas digitais no mundo todo aumentou cerca de 40%, chegando a US$ 2,9 bilhões, o que corresponde a cerca de 15% do total da receita, contra 11% em 2006 (IFPI, 2007). No Brasil, a receita total das vendas digitais, incluindo vendas via internet e telefonia móvel cresceu 157% em 2007, alcançando R$24,5 milhões – 8% do faturamento total (ABPD, 2008b). Mas, embora esses números pareçam muito otimistas, os lucros auferidos pelas vendas digitais ainda não são suficientes para compensar os prejuízos das gravadoras nas vendas de suportes físicos como CDs ou DVDs.
As empresas dominantes (majors) demonstram certa lentidão para se adaptar aos novos paradigmas relacionados a configuração da oferta e distribuição de conteúdo. Sua postura um tanto inflexível ainda tenta manter funcionando seu, até então inabalável, modelo de negócio baseado na fabricação de hits, que exige produção de álbuns musicais (CD/DVD) que vendam grandes volumes unitários. A lógica, difundida e aceita, dos blockbusters (campeões de venda) ainda prevalece sobre os modelos alternativos que focam os nichos de mercado formados por grupos específicos de consumidores (segmentados) e artistas de menor apelo popular massificado. Isto ocorre apesar da estimativa de que de cada dez artistas lançados pelas grandes gravadoras, apenas um atinja o patamar de vendas necessário para cobrir os custos com produção, gravação, promoção e distribuição (OECD, 2005).
Texto Extraído do artigo disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2008_TN_STP_069_490_11917.pdf
O padrão de modelo de negócios que pode atender as demandas do mercado fonográfico é:
Nota: 10.0
	
	A
	Padrão de modelo de negócios – Plataforma Multilateral
	
	B
	Padrão de modelo de negócios – Grátis
	
	C
	Padrão de modelo de negócios – Cauda Longa
Você acertou!
O avanço da internet e a popularização da banda larga possibilitaram uma revolução nos modelos tradicionais de varejo, podendo oferecer uma variedade e quantidade de produtos de forma muito mais ampla, através da distribuição digital, o que culminaria em uma “economia de abundância”, ao contrário da “economia da escassez”, limitada pelo espaço físico nas prateleiras. Esse fenômeno é denominado cunhado “Cauda Longa”, no livro homônimo de Chris Anderson.
	
	D
	Padrão de modelo de negócios – Isca e Anzol
	
	E
	Padrão de modelo de negócios – Freemium
Questão 8/10 - Comportamento Empreendedor
Adaptada do ENADE 2012.        
Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando em consideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa.
Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar o potencial da ideia é importante.
Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em busca de problemas, faltas, serviços malfeitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda. Deve, também, identificar uma área de negócios em que se sinta confortável.
Outro aspecto a ser verificado diz respeito as fontes de financiamento para o negócio, muitas vezes a falta de recursos financeiros impede a implantação da ideia de negócio tal qual ela foi concebida.
A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.
I - A oportunidade deve ajustar-se ao mercado e a capacidade de obtenção de recursos por parte do empreendedor.
II - Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.
III - Um empreendedor, ao utilizar sua habilidade, modela e dá forma a uma oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.
É correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Ter uma ideia de negócio não garante o sucesso de um empreendimento, sua modelagem, planejamento, proposta de valor, fontes de receitas e recursos principais é que determinam se uma ideia é uma oportunidade de negócio, sendo uma oportunidade, muitos irão querer colocar dinheiro nela.
Questão 9/10 - Comportamento Empreendedor
Adaptado do ENADE 2012
Oportunidades de negócio podem ser encontradas por toda parte e sob as mais diversasformas. Para identificá-las, o empreendedor precisa ter predisposição e criatividade. Além disso, precisa conhecer os negócios e o estilo de vida de seus clientes, bem como, fontes de receita possíveis a partir destas necessidades.
Com relação ao empreendedorismo, avalie as seguintes a firmações.
I - Todo negócio deve atender às necessidades de clientes, mediante a oferta de algum produto ou serviço, pelo qual eles estão dispostos a pagar.
II - O caminho principal para identificar oportunidades de negócio é pesquisar sobre as necessidades de potenciais clientes que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos ou serviços para satisfazê-las a um custo compatível com o valor que os clientes estejam dispostos a pagar.
III - O levantamento de oportunidades que já foram atendidas é o caminho mais usado pelos empreendedores e normalmente gera boas oportunidades de negócios, bastando para tanto, imitar sua estratégia de preços.
IV - O candidato a empreendedor bem-sucedido é aquele que não se cansa de observar os negócios ao seu redor, na constante procura de novas ideias e oportunidades, buscando novas formas de relacionamento, novas fontes de receita, novas formas de resolver o problema de nicho de mercado.
É correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	I, II e IV.
Você acertou!
Ao abrir um novo negócio a estratégia mais arriscada envolve a imitação pura e simples de negócios existentes. Copiar preços, produtos e serviços pode ser considerado até mesmo antiético, cabe ao empreendedor diferenciar-se dos concorrentes, seja em processos, produtos, serviços, proposta de valor, canais de venda, entre outros. A terceira afirmativa está errada.
Questão 10/10 - Comportamento Empreendedor
Um pouco antes da entrada do século XX em um momento de dificuldades econômicas dos Estados Unidos, David McConnell, um jovem de 16 anos de idade, trabalhava como vendedor de enciclopédias de porta em porta. Porém, quando ele batia na porta e as donas-de-casa abriam e não deixavam ele nem falar dos livros e já o dispensavam. Certa vez, um amigo farmacêutico lhe disse que as mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam em ficar mais bonitas e atraentes. Dai ele pensou que se lhes oferecesse um brinde, um perfume por exemplo, elas poderiam pelo menos escutar o que ele tinha a dizer sobre a enciclopédia. Fizeram juntos uma fragrância, colocaram em pequenos frascos e ele foi à luta. Na primeira casa, ao abrir a porta ele disse “A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume?” Ela se entreteve com o perfume enquanto ele falava da enciclopédia. Mas ela disse não querer a enciclopédia. Ele saiu e isso se repetiu várias vezes. Já ia desistir quando foi parado na rua por uma dessas senhoras querendo comprar mais de seu perfume. Ele viu a oportunidade e começou a investir nessa direção. Assim surgiu a AVON. Em pouco tempo 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.
DOMINGOS, Carlos. Oportunidades Disfarçadas. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
Olhando sob o prisma de aproveitamento de oportunidades podemos concluir que:
A Avon foi inovadora em oferecer esse tipo de produto na forma de comercialização porta em porta, algo que seria de algum modo óbvio por ser na época comum as donas de casas atenderem os vendedores.
A época era economicamente desfavorável já que a crise que eclodiu em 1929 já estava presente no mercado.
A opção pelo método de venda de enciclopédias de porta em porta não era uma boa escolha.
O farmacêutico foi o elemento chave nessa oportunidade, pois foi ele que identificou o nicho a ser explorado e como este deveria ser explorado.
O público alvo das enciclopédias não eram as donas de casa, ainda mais por ser um produto na época de um valor mais elevado em termos de preços.
Observando as conclusões acima poder afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as conclusões são verdadeiras
	
	B
	Apenas quatro conclusões são verdadeiras
Você acertou!
A quarta conclusão é falsa, por isso, a afirmativa “B” é a correta. Afirmar que a AVON foi inovadora e que o fato de donas de casas estarem atendendo vendedores era realmente óbvio, porem, não foi algo percebido pela indústria de cosméticos da época. A questão da crise era uma verdade, tanto que em 1929 essa mesma crise chegou ao ápice levando a economia americana a sua maior derrocada. Realmente vender enciclopédia de porta em porta não era o melhor método de venda considerando o contexto da época e o público que atendia os vendedores. Talvez parcerias com escolas ou outros métodos fossem mais eficientes. O fato das enciclopédias serem caras era também um fator de dificuldade de venda naquele momento de crise. Portanto, apenas a afirmativa 4 é questionável na medida em que o farmacêutico buscou ajudar o jovem David lhe apontando uma estratégia de captação de atenção das donas de casa, mas não foi ele que identificou o nicho ou mesmo como este deveria ser explorado. Quem viu isso foi o próprio jovem ao ser questionado se ele teria mais do perfume para vender.
	
	C
	Apenas três conclusões são verdadeiras
	
	D
	Apenas duas conclusões são verdadeiras
	
	E
	Apenas uma conclusão é verdadeira
Conheça o novo AVA

Continue navegando