Buscar

TCC Carlos

Prévia do material em texto

Porto Alegre do Norte - MT
2014
SUMÁRIO�
1 CRONOGRAMA..................................................................................................,...03
2 JUSTIFICATIVA......................................................................................................04
2.1 OBJETIVOS.........................................................................................................06
2.1.1 Objetivo Geral....................................................................................................06
2.1.2 Objetivo Específico............................................................................................06
2.2 REFERENCIAL TEÓRICO...................................................................................07
2.3 METODOLOGIA..................................................................................................09 
2.4 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO....................................10
2.5 TECNOLOGIA......................................................................................................12
2.6 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS..................................................................13
2.7 DIAGRAMAS........................................................................................................15
2.7.1 DE CASO DE USO............................................................................................15
2.7.2 DRIAGRAMA DE CLASSE................................................................................16
2.7.3 DIAGRAMA DE SEQUENCIA ..........................................................................17
2.7.4 DIAGRAMA DE ATIVIDADE.............................................................................19
2.7.5 DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO (DER).............................20
2.8 TELAS (PROTOTIPAÇÃO)..................................................................................21
2.9 CODIGO DE FONTE............................................................................................22
3 CRONOGRAMA......................................................................................................23
CONCLUSÃO............................................................................................................24
REFERENCIAS..........................................................................................................25
�
�
�
�
�
�
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar ao profissional os benefícios de um estágio trazendo ao mesmo o conhecimento da excelência na qualidade dos serviços prestados é algo de constante busca das empresas que querem sobreviver ao mercado.
A prefeitura, a qual é uma organização pública, a falta de informações, faz com que não se tenha noção real das necessidades de cada área, (saúde, habitação, educação) voltadas para cada bairro da cidade (município, vilarejo, distrito e povoado). Ou, se há conhecimento das necessidades, se tem uma ordem de prioridade errada em atendê-las, ocasionando, por exemplo, a má distribuição das obras por bairro e dos recursos por secretaria. 
Porém, não é possível ao administrador ter conhecimento aprofundado sobre todas as áreas, por se tratar de um volume muito grande de informações. Ele deve sim estar o par das informações mais relevantes. Com esse propósito, surgiram os sistemas de informação (SI).
O software a ser desenvolvido será “Help Desk” (lê-se “Help Help Desk”). O produto tem como principal objetivo dinamizar a atividade do sector de
assistência remota servindo como “upgrade” ao sistema existente, tornando
mais eficiente e fiável o espectro de integração entre clientes e prestadores de
serviços. A implementação do produto é idealizada para gabinetes “Help Desk” que
prestam um serviço de assistência remota a um vasto leque de empresas dos
mais diversos sectores de atividade.
 Visando responsabilidade nas ações desenvolvidas, comprometimento com o trabalho e com a empresa, assiduidade e confidencialidade são quesitos essenciais e sempre desejáveis em qualquer estagiário, além de oferecer a oportunidade de aplicação do conhecimento acadêmico no mundo real, coloca o futuro profissional em contato com diferentes realidades culturais, e também contribui para sua iniciação na rede de relacionamentos profissionais. Bem como os objetivos gerais e especifico. 
 JUSTIFICATIVA
A área de Tecnologia da Informação (TI) deve ser uma provedora de soluções no negócio. Mobilidade, agilidade, transparência e qualidade nas informações são valores importantíssimos.
As informações produzidas pela TI devem sempre estar alinhadas com aos negócios do governo e comunidade, e serem focadas no planejamento e respectivas ações. Em razão da grande instabilidade dos equipamentos de informática e eventuais erros e problemas que tais equipamentos podem apresentar, faz-se necessária uma grande equipe de suporte com sua qualificação e com o devido conhecimento da estrutura, dos padrões e permissões, prestar auxílio e manutenção, restaurar informações, conceder acessos de rede interna e externa aos usuários de forma a garantir a segurança da organização e configurar corretamente as máquinas para uso corporativo.
2.1 OBJETIVOS
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo a formação de profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de softwares As atividades que serão descritas estão relacionadas ao suporte à Tecnologia da Informação. No plano possui algumas atividades divididas em etapas de análise e estudos, e outras de desenvolvimento e implementação.
2.1.1 Objetivos Gerais
 
Realizar atividades relacionadas ao suporte à Tecnologia da Informação, mantendo os equipamentos em funcionamento.
2.1.2 Objetivos específicos
A seguir, apresentam-se os objetivos específicos a serem alcançados com o desenvolvimento deste estágio:
Manter os equipamentos em funcionamento, analisando e solucionado problemas de hardware de computadores; 
 Manter operacional as redes de computadores, analisando e solucionando problemas de redes de computadores;
Auxílio aos usuários para utilização de software, com instalação de plug-ins e configuração do software.
REFERENCIAL TEÓRICO
A Tecnologia da Informação (TI) segundo Rezende (2003) é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para manipulação de informações e conhecimento, baseando-se em hardware, software, telecomunicações e gestão de informações. Lucas (apud ALBERTIN, 2002) informa que Sistema de Informação (SI) é o conjunto de procedimentos organizados que, quando executados, provêem informação para suportar a tomada de decisão e o controle numa organização. Podemos dizer com isso que os sistemas de informações são uma parte da Tecnologia da Informação.
A área de Tecnologia da Informação (TI) deve ser uma provedora de soluções no negócio. Mobilidade, agilidade, transparência e qualidade nas informações são valores importantíssimos.
 As informações produzidas pela TI devem sempre estar alinhadas com aos negócios do governo e comunidade, e serem focadas no planejamento e respectivas ações. Segundo Albertin (2004), a TI é entendida como o conjunto de recursos que permite obter, armazenar, processar, comunicar e disponibilizar informação digital.
“A dificuldade ou impossibilidade de se mensurar os benefícios proporcionados pela TI bem como controlar os seus custos são os fatores que mais contribuem para inibir os investimentos a serem realizados pelas organizações nestes recursos”. Maçada e Becker (1998)
A equipe de Suporte é responsável por impedir que softwares não-autorizados e não-licenciados sejam instalados, além de ter responsabilidade pela remoção dos mesmos. Além disso, a equipe de Suporte é responsável por não autorizar manutenção de hardwaree software por parte do usuário, ficando incumbida de realizar instalações, atualizações, configurações e manutenção (neste último caso, para softwares mais avançados). 
A TI tem uma grande importância na vida das organizações, pois quando implementada e avaliada corretamente, permite com que as organizações possam buscar vários benefícios do tipo mensuráveis e não mensuráveis como, por exemplo: alcançar novos mercados, manter relacionamentos 24 horas com os seus clientes em qualquer dia da semana, um canal aberto com clientes e fornecedores, reduzir custos em todas as operações da empresa. Para O’Brien (2004), a TI é mais que uma ferramenta, principalmente porque ela pode oferecer condições de mudar o modo como as empresas competem. Segundo Brackett (1996):
“O desafio das organizações é parar de criar dados desconexos (dados essencialmente diferentes e que não comportam qualquer comparação) para transformar estes dados, de modo que, integrados serão capazes de dar suporte e atender as demandas de informações”.
Afinal, a qualidade da decisão depende das informações que estão disponíveis no momento em que ela é tomada. Para Chiavenato (2000) tomada de decisão é o ”processo de análise e escolha, entre várias alternativas disponíveis, no curso de ação que a pessoa deverá seguir”. Assim, informações desencontradas e desatualizadas irão afetar neste processo. Portanto, a organização deve ter extremo cuidado ao coletar dados, certificando-se de que não existam ruídos ou incoerências.
“A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação”. (TI) (PARSONS, 1983; PASCOT, 1997; MARKUS; BENJAMIN, 1997 apud REZENDE, 2002).
METODOLOGIA
Este trabalho consiste que a partir do Trabalho realizado junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre do norte- MT, instituição que oferece serviços aos seus contribuintes e utiliza a Tecnologia da Informação para a otimização ao atendimento e realização de suas atividades. O principal objetivo do estagiário nesta empresa foi atuar na área de suporte ao usuário, de forma manutenir seus equipamentos e auxiliar o usuário com a tecnologia. Através de dados Secundários, e foram coletados os dados através de entrevistas com envolvidos na empresa estagiada. Segundo Marconi e Lakato (2008 p 43):
 “a pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias é a que especificamente interessa a este trabalho, trata se de levantamento de algumas das bibliografias mais estudada em forma de livros revistas, publicações avulsas, sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com que já foi escrito sobre determinado assunto, com objetivo de permitir ao Cientista poder analisar ou manipular suas informações com outras bibliografias já publicadas”. 
Uma dificuldade encontrada durante o período de estágio foi o fato da corporação se tratar de um órgão público e, por conseqüência, possuir restrições na compra dos materiais necessários para realizar algumas das atividades, estando à liberação para tal na dependência de outras secretarias e setores da corporação, resultando em aumento de prazos de entrega ou na não possibilidade de cumprir determinadas solicitações.
CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO
Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte- MT;
CNPJ: 03238672/0001-28
Rua Campinas, s/n
Telefones para contato: (66) 3569-1695
 Website: WWW.portoalegredonortemt.com.br 
Prefeito
Emival Gomes de Freitas (representante)
2.4.1 Organograma da Empresa:
2.5 TECNOLOGIA
O suporte a TI da prefeitura e feita por técnicos s com disponibilidade no setor realizam o atendimento de uma ocorrência, geralmente solicitada através de um telefonema ou quando este visualiza um chamado no sistema web. I. Suporte é responsável pelos equipamentos, realizando a manutenção, instalação e remoção dos equipamentos, sabendo que os usuários não são autorizados a manutenir, instalarem e remover tais equipamentos com intuito de proteger a integridade do hardware.
As tecnologias integradas a Prefeitura Municipal e basicamente com circuito de dados, onde os computadores são interligado  é denominada deVirtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas ou usuários remotos. A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
Outro serviço é a conexão entre corporações (Extranets) através da Internet, além de possibilitar conexões dial-upcriptografadas que podem ser muito úteis para usuários móveis ou remotos. Uma das grandes vantagens decorrentes do uso das VPNs é a redução de custos com comunicações corporativas, pois elimina a necessidade de links dedicados de longa distância que podem ser substituídos pela Internet. 
As LANs podem, através de links dedicados ou discados, conectarem-se a algum provedor de acesso local e interligar-se a outras LANs, possibilitando o fluxo de dados através da Internet. Esta solução pode ser bastante interessante sob o ponto de vista econômico, sobretudo nos casos em que enlaces internacionais ou nacionais de longa distância estão envolvidos. Outro fator que simplifica a operacionalização da WAN é que a conexão LAN-Internet-LAN fica parcialmente a cargo dos provedores de acesso.
O acesso remoto a redes corporativas através da Internet pode ser viabilizado com a VPN através da ligação local a algum provedor de acesso (Internet Service Provider - ISP). A estação remota disca para o provedor de acesso, conectando-se à Internet e o software de VPN cria uma rede virtual privada entre o usuário remoto e o servidor de VPN corporativo através da Internet.
As VPNs possibilitam a conexão física entre redes locais, restringindo acessos indesejados através da inserção de um servidor VPN entre elas. Observe que o servidor VPN não irá atuar como um roteador entre a rede departamental e o resto da rede corporativa uma vez que o roteador possibilitaria a conexão entre as duas redes permitindo o acesso de qualquer usuário à rede departamental sensitiva. Com o uso da VPN o administrador da rede pode definir quais usuários estarão credenciados a atravessar o servidor VPN e acessar os recursos da rede departamental restrita. Adicionalmente, toda comunicação ao longo da VPN pode ser criptografada assegurando a "confidencialidade" das informações. Os demais usuários não credenciados sequer enxergarão a rede departamental.
A prefeitura possui alguns chamados com preferência no atendimento, que são os chamados que estão relacionados ao atendimento ao contribuinte, chamados relacionados ao gabinete do prefeito, e chamados que prejudique um grande número de usuários como atendimento a firewall e VPN (Virtual Private Network) das Secretarias Regionais. Após a verificação da urgência do chamado é realizada uma validação do chamado onde é verificado se o equipamento do chamado está no laboratório, caso seja positivo é verificado se máquina está na prateleira de espera para o atendimento ou já está em processo de manutenção (Atendimento). esenvolvimento e manutenção de Sistemas Administrativos: 
Contabilidade, Compras e Licitações, Folha de Pagamento, Sistemas Tributários Mobiliários e Imobiliários, Protocolo e Orçamento;
Manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de TI
Administração da rede de dados, incluindo rádios de transmissão e canais de fibra óptica;
 Administração da sala dos servidores, realização de backups (cópias de segurança);
Gestão dos sistemas web, incluindo a página oficial e sistemas das Secretarias de Educaçãoe de Saúde;
Aquisição e administração dos suprimentos de impressão e recarga de toners;
Manutenção dos sistemas de telefonia fixa, incluindo as centrais, ramais e rede;
Elaboração das especificações técnicas dos equipamentos de TI adquiridos pela Administração;
Instalação e manutenção de laboratórios de informática nas escolas municipais
No processo de Triagem é realizada a primeira análise do chamado por conseqüência a documentação dessa análise. As atividades relacionadas à manutenção têm como objetivo manter o equipamento em funcionamento. O hardware é à base dos computadores tão importante quanto os componentes lógicos como o sistema operacional e o software. O mau funcionamento do hardware pode acarretar no mau funcionamento da máquina, afetando sistema operacional, software e a internet.
LEVANTAMENTO DE REQUISITOS
Os requisitos de técnicas utilizadas para extrair as necessidades para garantia das funcionalidades do Software. A idéia para o suporte TI devido que em outra gestão foram implantados sistemas em modo texto (DOS) nos setores de Lançadora, Contabilidade, Recursos Humanos e Compras. 
Devido a problemas complexos de conversão e desenvolvimento de sistemas e coordenação de equipes, surgiram nesta gestão vários problemas relacionados à eficiência dos sistemas implantados e segurança da informação, aliados ao não acompanhamento da evolução tecnológica e a impossibilidade técnica da continuidade dos sistemas desenvolvidos pela saída da maioria de seus atores, além de um relativo sucateamento natural dos equipamentos de informática pelos tempos de uso e não renovação do parque de máquinas (equipamentos de informática).
Requisitos Funcionais
Autores contemplados no sistema:
Colaborador da Empresa: Funcionário de uma empresa que contratou os
serviços do gabinete de “Help Desk”. Este é o autor que inicia todo o
processo;
Membro da Equipa de Help Desk: Funcionário do gabinete “Help Desk”
responsável por gerir todos os casos desde a sua criação até ao seu
encerramento;
Colaborador do Help Desk: Funcionário do gabinete “Help Desk”, é altamente especializado na análise e resolução de casos e é abstraído do processo de gestão de casos. As suas funções limitam-se à Análise e Resolução de casos, todas as restantes tarefas a realizar pelo “Help Desk” estão a cargo do Membro de Equipa Help Desk;
Sistema de Notificações: Autor “virtual” responsável por notificar todos os
outros autores que a sua intervenção é necessária num determinado caso ou que o mesmo foi encerrado.
 
O conhecimento do profissional da área de TI é fundamental para determinar um conjunto de regras e procedimentos que se adéquam as necessidades da Prefeitura que busca a segurança, integridade, confiabilidade e disponibilidade das informações. Em busca de sistemas o suporte com mais eficiência para a Prefeitura onde:
Executa e gerencia o planejamento, especificação, desenvolvimento, implantação, operação e a manutenção de serviços, sistemas de informação e infra–estrutura de Tecnologia da Informação e Telecomunicação;
Desenvolve conhecimentos e Atividades, através de projetos, convênios e parcerias, na busca de soluções eficazes e eficientes na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicação;
Presta serviços de atendimento e suporte à comunidade de usuários para a plena utilização dos recursos computacionais de sistemas de informação e Telecomunicação da Prefeitura;
Defini política de uso de softwares e Hardwares;
Analisa e defini produtos para rede lógica e física;
Planeja e promove capacitação de usuários;
Promove e estimula para os departamentos o uso racional e econômico dos recursos de informática da Prefeitura;
Promove a evolução do pessoal de informática e dos recursos de hardware e software da Prefeitura;
Organiza e participa de organizações para a democratização e racionalização da informática e telecomunicações na representação da administração municipal.
A criação de um domínio em uma empresa de grande porte é vantajosa, pois traz recursos para gerenciar a rede. Podem agregar valores à rede como confiabilidade, padronização e integridade.
2.5.2 Requisitos não funcionais
Interpretando os requisitos não funcionais, adequando aos requisitos exigidos pelo projeto l, e em consenso com os responsáveis pelo projeto, optei por novas tecnologias, atualizações de tecnologias solicitadas pelo projeto, outras similares a tecnologias requeridas e algumas novas tecnologias que contemplam os requisitos e que não comprometem a compatibilidade com o servidor e outros módulos do projeto.
DIAGRAMAS
Os diagramas são compreendidos em uma ferramenta de modelagem que permite imaginar um sistema como uma rede de processos funcionais. O objetivo de tantos diagramas é oferecer múltiplas visões do sistema a ser modelado. A diagramas permite que falhas possam ser descobertas nos diagramas anteriores, diminuindo assim a ocorrência de erro na fase da modelagem dos sistemas.
2.6.1 DE CASO DE USO
O diagrama mais popular, e pelo fato do mesmo ser mais informal é amplamente utilizado na fase de levantamento e analise de requisitos, descritas todas as opções que o sistema disponibilizará para os atores.
Figura 1
A figura abaixo demonstra a parte do sistema em que haverá as maiores interações por parte dos usuários, fugindo do escopo de cadastro.
Figura 2
Figura 3 Diagrama de Caso de Uso
DRIAGRAMA DE CLASSE
 Este diagrama define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos possuídos por cada classe, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.
Figura 4
2.6.3 DIAGRAMA DE SEQUENCIA 
	
	 Este diagrama identifica o evento gerador do processo modelado, bem como o ator responsável por este evento, e determina como o processo deve se desenrolar e for concluído por meio do envio de mensagens, que em geral disparam métodos entre os objetos.
Figura 5 – Diagrama de Seqüência 
2.6.4 DIAGRAMA DE ATIVIDADE
O objetivo do diagrama de atividades é mostrar o fluxo de atividades em um único processo. O diagrama mostra como uma atividade depende uma da outra.
Atividades podem ser representadas por seqüências de ações e também de sub- atividades. Dessa forma, para representar uma sub-atividade dentro de uma atividade (ou seja, todo um conjunto de ações ou sub-atividades), utiliza-se uma representação semelhante à de uma ação, comum pequeno ícone no canto direito inferior. A notação para uma atividade pode ser vista na figura 5 a seguir.
2.6.5 DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO (DER)
Devido à complexidade da estrutura de dados e os relacionamentos deve-se dar uma importância maior para os dados que serão utilizados para formar uma informação importante para um Gerente ou diretor de uma empresa (importantes para um sistema de gestão empresarial). Portanto é importante especifica e documentar, e o DER é uma ferramenta de modelagem especificamente para isto. “Modelar os dados (organizar em tabelas) e seus relacionamentos.
Figura 6. Modelo Entidade Relacional 
BANCO DE DADOS
Banco de dados é um sistema de manutenção de registros, onde o objetivo principal é armazenar as informações e torná-las disponíveis quando solicitadas. Para isso deve possibilitar a realização de tarefas como: adição de novos arquivos, inserção, recuperação e atualização de dados nos arquivos existentes (Date, 2000). 
Pelo fato de interligar todo o trabalho da organização, o banco de dados proporciona maior segurança, rapidez e confiabilidade nas informações obtidas, gerando assim, maior qualidade nos projetos desenvolvidos. Entre o banco de dados físico e os usuários do sistema encontra-se o software, o sistema gerenciador de banco de dados (DBMS – Database Manager System). De acordo com Date (2000), um sistemagerenciador de banco de dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular bases de dados para as mais diversas finalidades, sendo utilizadas para manipular todos os acessos ao banco de dados, proporcionando a interface do usuário ao sistema de banco de dados. 
Existem diversos modelos de banco de dados que foram criados para atender às diferentes necessidades das organizações tais como: corporativo, distribuído, hierárquico, relacional, Data Warehouse entre outros. Para a construção do protótipo será utilizado o banco de dados relacional Paradox. 
De acordo com Cantú (2000), Paradox é um banco de dados relacional, que pode ser usado como um sistema autônomo em um computador simples ou como um sistema multiusuário em uma rede. É fornecido juntamente com o pacote client/server do Delphi. 
2.7.1 SQL 
De acordo com Date (2000), a Structure Query Language – linguagem de consulta estruturada (SQL) é um conjunto de facilidades para definição, manipulação e controle de dados em um banco de dados relacional. 
Segundo Martin (1995), é uma linguagem declarativa, não-procedural, e expressa o tipo de dados desejado. Esse uso de consultas (queries), nome que se dá as instruções declarativas, geralmente é um mecanismo mais simples para manipulação de um banco de 
dados do que usar uma linguagem de programação típica. A SQL incorpora a filosofia da independência de dados. Ele permite que o sistema de banco de dados escolha dentre mecanismos alternativos e obtenha os resultados desejados. 
FERRAMENTA CASE RATIONAL ROSE 
O termo ferramenta CASE (Computer Aided Systems Engineering), traduz-se em engenharia de sistemas auxiliada por computador, isto é, construir um sistema mediante o uso de ferramentas de software automatizadas, tendo em vista o suporte a todo o ciclo de desenvolvimento e manutenção do sistema. Toda ferramenta que ajude no processo de construção lógica ou física, documentação ou teste pode ser considerada uma ferramenta CASE (Molinari, 2000). 
As ferramentas CASE surgiram da necessidade de se ganhar velocidade e agilidade no processo de desenvolvimento, e de se ter as informações centralizadas e organizadas de maneira lógica. 
Há várias ferramentas de modelagem no mercado, algumas suportando a UML como é o caso da ferramenta Rational Rose da Rational Software Corporation, que foi utilizado para especificar o protótipo. O Rational Rose, permite especificar, visualizar, documentar e construir artefatos de um sistema utilizando os digramas que fazem parte da UML. 
TELAS (PROTOTIPAÇÃO)
A Prefeitura possuir as seguintes etapas de suporte técnico da TI, a área de Suporte é responsável por auxiliar o usuário em relação à configuração de software, manutenção de equipamentos, análise de necessidades diversas e verificação inicial dos problemas relacionados à estrutura física e lógica de rede são algumas das responsabilidades da equipe de Suporte. O atendimento é realizado através de um sistema de chamados que tem objetivo de registrar todas as ocorrências junto com suas soluções. O contato inicial com o usuário é feito pela equipe suporte, que faz a análise do problema e toma as atitudes necessárias para a resolução. 
O atendimento ao usuário é realizado através de um sistema Help Desk, quando um usuário possui um problema relacionado à Tecnologia da Informação.
Figura 7. Protótipo Hilp Desk- Abertura do chamado.
 
Figura 8. Protótipo de tela para o Aplicativo
CODIGO DE FONTE
Para este trabalho foi desenvolvido utilizando a linguagem Java padrão J2EE, o banco de dados Oracle para persistência dos dados, o ambiente de desenvolvimento Eclipse, o framework JBPM para desenvolvimento do workflow, o framework Hibernate para persistências das classes Java, a ferramenta Enterprise Architect para construção dos diagramas da UML e a ferramenta de modelagem de banco de dados Power Designer. 
CRONOGRAMA
	CRONONOGRAMA PROPOSTO
	Atividades/ Tempo
	Mar
	Abr
	Mai
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Elaboração de Projetos de Estagio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Analise de Requisitos
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Cadastro e formalização do estágio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 Analise
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração do Plano de Estágio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Conclusão do Plano de Estágio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração de material tendo em vista a elaboração de Relatório Final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Levantamento de dados e outros procedimentos para viabilização do estágio
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração e entrega do Relatório Final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão gramatical do relatório e normalização ABNT
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Cadastro do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega de material de documentação à Coordenação
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
CONCLUSÃO
São muitas a vantagens de conhecer e estudar todos os conteúdos apresentados se tornando mais simples nos processos, . Para o profissional e muito importantes estagiar em uma empresa no período do curso, pois nos possibilita mais conhecimento e qualificação. Pois os sistemas de informação estão difundidos por todas as estruturas organizacionais, tornando-se ferramenta essencial de qualquer atividade empresarial. Tal abrangência aumenta a procura por profissionais com conhecimento para desenvolver, implantar e gerenciar sistemas que atuem no suporte às atividades operacionais e forneçam informações para auxiliar decisões gerenciais e estratégicas para a organização. uma vez conseguido um estágio, vencidas as dificuldades e tendo-se condições de estagiar, deve-se abraçar a oportunidade, como oportunidade única, pois não faria sentido frequentar um estágio se não houvesse comprometimento, responsabilidade, determinação e expectativa quanto a uma eventual efetivação. Também seria desperdício de tempo e energia, sofrer o desgaste do estágio somado ao desgaste do curso, se não houvesse interesse firme em aprender e preparar-se para a profissão. Enfim, um bom estagiário deve ter um bom estágio e ambos devem ser produtivos e capazes de formar um profissional pronto a enfrentar os desafios da profissão e gerar boas expectativas de sucesso. A reciprocidade verdadeira entre acadêmico e empresa e o desenvolvimento profissional e estudantil garantem sucesso, desenvolvimento e realização para ambas as partes. Prestemos mais atenção e cuidado com uma fase tão importante para o crescimento de nossos futuros profissionais e de nossas empresas.
REFERÊNCIAS
HISATOMI, Marco Ikuro. Projeto de Sistema. São Paulo, Pearson Educacation, 2010; 
Importância do Estagio. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20570/a-importancia-do-estagio-na-formacao-profissional#ixzz2UXPidWAH, Acesso dia 30/09/2014- 16h00min;
Objetivos Gerais e Específicos. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/objetivos-gerais-objetivos-especificos.htm>. Acesso dia 26/10/2014- 18h30min;
FURLAN, Jose Davi. Modelagem de objetos através da UML-The Unifield Modeling
Language. São Paulo: Makron Books, 1998. 329 p;
QUAIFICAÇÃO PROFISSIONAL. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/educacao/qualificacao-profissional.htm>. Acesso dia 26/10/2014- 18h40min;
 Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER). http://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332#ixzz2jCku9LQg�� HYPERLINK "http://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332" \l "ixzz2jCku9LQg"�;
TELAS DE PROTOTIPAÇÃO. Disponível em:< �� HYPERLINK "http://blog.myscrumhalf.com/2012/10/prototipacaodesoftware/" \l "sthash.nGDyNmM7.dpuf"�http://blog.myscrumhalf.com/2012/10/prototipacaodesoftware/#sthash.nGDyNmM7.dpuf�� HYPERLINK "http://blog.myscrumhalf.com/2012/10/prototipacao-de-software/"\l "sthash.nGDyNmM7.dpuf"�>. Acesso dia 29/11/ 2014- 14h03min; 
CODIGO DE FONTE. Disponível em:�� HYPERLINK "http://blog.myscrumhalf.com/2012/10/prototipacao-de-software/" \l "sthash.nGDyNmM7.dpuf"�<�� HYPERLINK "http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u7618.shtml"�http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u7618.shtml. Acesso dia 29/11/ 2014- 14h05min;
Sistema de Ensino Presencial Conectado
tecnologia em analise e desenvolvimento de sistema
CARLOS EDUARDO FEITOZA ESTEVES
SUPORTE DE TI- PREFEITURA DE PORTO ALEGRE DO NORTE
Projeto TCC II
Porto Alegre do norte - MT
2014
CARLOS EDUARDO FEITOZA ESTEVES
SUPORTE DE TI- PREFEITURA DE PORTO ALEGRE DO NORTE
Projeto TCC II
Projeto de Estagio apresentado á UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Tutor Orientador: Fabio Marques 
 Professor Supervisor: Marco e Paulo
 
_1478623253/ole-[42, 4D, E6, 62, 07, 00, 00, 00]

Outros materiais