Buscar

ATIVIDADE 1 EAD SEM DUVIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Cursos presenciais exigem uma rotina cotidiana que não pode ser customizada. Na modalidade EAD, entretanto, há maior flexibilidade para o processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que traz um exemplo dessa flexibilidade:
	
	a.
	No EAD, o estudante pode optar por realizar atividades diariamente ou a cada dois dias, por exemplo, interrompendo e retomando as suas avaliações conforme lhe convier (com exceção da Prova Presencial), desde que respeite o calendário de atividades da instituição.
	
	b.
	No EAD, o estudante deve acessar o sistema todos os dias, sempre no mesmo horário. Contudo, ele pode interromper e retomar suas avaliações conforme lhe convier, desde que respeite o calendário de atividades da instituição.
	
	c.
	No EAD, o estudante pode optar por realizar ou não suas avaliações, já que não há presença física e, portanto, não há necessidade de notas ou faltas. A aprovação é sempre automática.
	
	d.
	No EAD, o estudante pode optar por realizar atividades diariamente ou a cada dois dias, por exemplo, mas as avaliações devem sempre ser realizadas nas datas previamente estabelecidas pela instituição.
	
	e.
	No EAD, o estudante pode optar por acessar ou não o Ambiente Virtual de Aprendizagem. O importante é que ele sempre compareça ao polo para realizar sua prova presencial, que é o objetivo da disciplina.
2 pontos   
PERGUNTA 2
Observe o gráfico a seguir que mostra o crescimento do Ensino Superior no Brasil, entre os anos de 2001 e 2012
A partir do gráfico, podemos afirmar que:
	
	a.
	O número de matrículas em EAD ultrapassou o número de matrículas na modalidade presencial, o que mostra o espaço conquistado no mercado e o reconhecimento da educação online.
	
	b.
	O gráfico permite afirmar apenas que houve um aumento no número geral de matrículas no Ensino Superior, mas não podemos dizer nada a respeito da modalidade EAD.
	
	c.
	O número de matrículas em EAD cresceu consideravelmente, o que mostra que a modalidade vem ganhando reconhecimento e espaço no mercado.
	
	d.
	O número de matrículas em EAD não cresceu de forma significativa, o que mostra que a modalidade ainda não é reconhecida como alternativa válida.
	
	e.
	O gráfico não permite fazer nenhuma inferência a respeito do crescimento do número de matrículas na modalidade EAD.
2 pontos   
PERGUNTA 3
A conectividade é a particularidade ou característica do que é conectivo, ou seja, que conecta, que liga, que cria relação. É também a tendência ou possibilidade de um computador ou programa de realizar ou de fazer operações em um ambiente de rede ou de se conectar à internet.
A partir do que foi dito acima, selecione a afirmativa que melhor analisa a relação entre o EAD e a conectividade:
	
	a.
	A educação a distância se aproxima do princípio da conectividade apenas em seu sentido social, mas se afasta em sua dimensão tecnológica.
	
	b.
	A educação a distância está ligada à dimensão tecnológica do conceito de conectividade, mas não tem ligação alguma com seu sentido social.
	
	c.
	A educação a distância está baseada no princípio da conectividade, entendida tanto por seu significado social quanto por sua dimensão tecnológica.
	
	d.
	A educação a distância se afasta do princípio da conectividade por completo, já que ela acontece de forma individual.
	
	e.
	A educação a distância ultrapassa o conceito de conectividade, já que ela acontece sempre de forma individual e assíncrona.
2 pontos   
PERGUNTA 4
Em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Blackboard, utilizamos diversos recursos midiáticos como parte da estratégia pedagógica. Uma das explicações para essa multiplicidade de recursos está na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.
Assinale a alternativa que melhor ilustra essa relação:
	
	a.
	A inteligência é múltipla. Isso significa que alguns estudantes aprendem mais do que outros por meio da leitura, que deve ser, portanto, o caminho mais privilegiado entre os recursos pedagógicos.
	
	b.
	A inteligência não é uma só, por isso algumas pessoas têm mais facilidade para aprender escrevendo, e outras para aprender ouvindo uma aula ou assistindo a um vídeo. Dessa forma, diferentes recursos ajudam diferentes pessoas a aprender.
	
	c.
	A inteligência é uma só, por isso que algumas pessoas pareçam aprender com mais facilidade ao escrever do que ao assistir a um vídeo, por exemplo, isso é, na verdade, reflexo de problemas no processo do desenvolvimento pedagógico.
	
	d.
	A Teoria de Howard Gardner sobre Inteligências Múltiplas tem muitas aplicações mercadológicas, mas nenhuma implicação pedagógica, principalmente em relação aos recursos midiáticos.
	
	e.
	As inteligências múltiplas, na verdade, não têm ligação com os múltiplos recursos pedagógicos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
2 pontos   
PERGUNTA 5
Definimos interações síncronas aquelas que acontecem quando emissor e receptor estão em sincronia antes e durante a transmissão da mensagem (ou seja, que acontece “na hora”, “ao vivo”, ou “ao mesmo tempo”) e interações assíncronas aquelas em que não há sincronia antes e durante a transmissão da mensagem (ou seja, quando a resposta “vem depois”).
A partir dessas definições, selecione a alternativa que traz, respectivamente, um momento de interação síncrona e um momento de interação assíncrona em uma disciplina no EAD:
	
	a.
	Fórum de Dúvidas e Email
	
	b.
	Quadro de avisos e Email
	
	c.
	Avisos e Webconferência
	
	d.
	Webconferência e Fórum de Dúvidas
	
	e.
	Avaliações e avisos

Outros materiais