Buscar

SIMULADO ARQUITETURA DE COMPUTADORES_RESP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO ARQUITETURA DE COMPUTADORES – 2014.2
FACULDADE EVOLUÇÃO
Marque com V as assertivas corretas e com F as falsas. Modifique as assertivas falsas de forma que fiquem verdadeiras. Escreva nas linhas abaixo das assertivas estas modificações
( F ) Usualmente, os dispositivos de armazenamento apresentam a seguinte ordem crescente de desempenho: cache, registradores, RAM e disco rígido.
__A ordem crescente de desempenho é : registradores, cache, RAM e disco rígido._________________________________________________________________
( V ) A otimização que compiladores realizam na produção do código final executável está ligada ao aproveitamento da arquitetura do hardware de destino.
______________________________________________________________________________________________________________________________
( F ) A primeira aplicação da tecnologia de circuito integrado em computadores foi na construção de memórias a partir de pastilhas de circuito integrado.
_____A primeira aplicação usada com circuito integrados foi o processador/microprocessador._____________________________________________
2- Considere as afirmações abaixo.
I) Um software sempre executará mais rápido em um processador B do que em A, se, apesar de B e A serem da mesma família, B tiver mais núcleos e clock maior do que A.
II) A otimização que compiladores realizam na produção do código final executável está ligada ao aproveitamento da arquitetura do hardware de destino.
III) Usualmente, os dispositivos de armazenamento apresentam a seguinte ordem crescente de desempenho: cache, registradores, RAM e disco rígido.
Sobre elas, está correta a alternativa:
Somente III está correta. 
Somente I e II estão corretas. 
Somente II e III estão corretas.
Somente II está correta. (CORRETA)
Somente I está correta. 
Comente sobre as principais evoluções que ocorreram entre as três gerações do processador, destacando as principais diferenças e mudanças:
Primeira geração veio com o uso das válvulas, já possuía a arquitetura básica que temos nos computadores modernos, porém com grandes deficiências como alto consumo de energia, queima constante de válvulas e falta de mobilidade devido ser muito grande.
Segunda geração veio com o uso dos transístores, eram bem menores que as válvulas, o custo de produção bem menor , menor dissipação de calor evitando danos e maior potência de processamento.
Terceira geração veio com o uso dos circuitos integrados, foi uma grande evolução devido a integração de milhares de transistores em uma única placa, com isso os computadores ficaram bem menores e cada vez mais potentes, levando a evolução que temos atualmente, passando posteriormente essa tecnologia para outros componentes do computador.
4- Explique os seguintes conceitos relacionados a arquitetura do processador:
Objetivo dos registradores: É uma porção de memória pequena e muito rápida localizado no processador, o mesmo tem o objetivo de receber a informação da memória RAM (comunicação direta com a RAM), realizando operações previamente definidas dentro da arquitetura.
Instrução: São os passo a passo que são executadas pelo processador para executar os programas na CPU, essas instruções são baseadas na arquitetura do processador, assim realizando as operações básicas para gerar informação.
Compilador: É um programa que faz a tradução da linguagem de alto nível para a linguagem assembly, ou seja as instruções que são reconhecidas pela arquitetura do processador que posteriormente vai ser levada para o processador como linguagem de máquina.
5- Sobre os barramentos modernos marque a alternativa correta: 
O barramento AGP impede, para a execução de operações complexas, o acesso à memória principal diretamente.
Entre outras, o PCI Express oferece as seguintes vantagens sobre PCI: usa tecnologia serial provendo performance escalável; alta banda passante; link ponto a ponto para cada dispositivo em vez de um barramento compartilhado. (CORRETA)
O barramento PCI foi o primeiro barramento criado pela Intel para sincronização e transmitem informações de comando entre os módulos do sistema que especificam operações a serem realizadas.
A IBM juntamente com a Intel são as maiores fabricantes de barramentos do mundo, dominando esse mercado juntamente com o nascimento dos computadores de uso pessoais.
6- Explique de modo simplificado o que é uma arquitetura e qual seu impacto com relação aos processadores e marcas:
De forma simplificada arquitetura é o conjunto de instruções que descreve as atividades que o processador pode executar para chegar em um resultado (ex. calculo) de um programa ou processo, previamente descrito. Cada linha de processador marcas/família seguem uma determinada arquitetura, na qual é o norte para o uso em conjunto com os outros componentes do computador, tudo que for projetado para aquela arquitetura (ex. programas) poderá ser executado por esses processadores. 
7- O que é uma interrupção e qual sua utilidade na execução do computador?
Mecanismo pelo qual outros módulos podem interromper a sequência de processamento normal da CPU. Seus tipos são programa, timer, E/S e falha de hardware. Sua grande utilidade vai de encontro a importância de em momentos de falhar ou programas de maior importância o processador liberar execução para outro processo/programa, melhorando o desempenho do computador.
8- Diferencie Linguagem de alto nível, linguagem assembly e linguagem de máquina:
	Linguagem de alto nível é a linguagem mais próxima da natural (reconhecida pelo homem) que tem como principal objetivo facilitar a escrita de programa de computadores, a mesma é interpretada/compilada por um compilador, transformando essa linguagem em um código intermediário.
	Linguagem assembly São os códigos intermediário ainda entendido pelo ser humano porém com uma maior complexidade pronta para gerar o binários ou linguagem bruta entendida pela máquina.
	Linguagem de máquina por sua vez é a linguagem bruta ou binária, utilizada diretamente nos componentes do computador.

Continue navegando