Buscar

Caracterização do município de Bom Retiro do Sul (1)

Prévia do material em texto

Caracterização do município de Bom Retiro do Sul
Histórico
Chamado de “O pesqueiro do Vale”, reconhecido pela pesca artesanal, Bom Retiro do Sul é banhado pelo Rio Taquari.
Bom Retiro do Sul é conhecido pelas suas belezas naturais e pela hospitalidade dos habitantes. O município tem como principal destaque turístico a Barragem Eclusa construída na década de setenta.
Origem do nome
O nome de Bom Retiro do Sul provém de um morro onde reuniam o gado da fazenda a fim de dar-lhe sal. Como o morro tinha esta finalidade, chamaram-no de um “Bom Retiro” para o gado. Há uma versão que diz ser o nome uma homenagem ao doutor Luiz Pereira de Couto Ferraz, Visconde de Bom Retiro, parlamentar e Ministro do Império do Brasil.
No dia 1° de janeiro de 1945, por força da lei que proibia as denominações geográficas homógrafas, o nome foi trocado para INHANDAVA, palavra indígena com significado de “Águas que correm”.
Anos mais tarde por imposição do povo e pela iniciativa do Legislativo Municipal representado pelo Sr. Álvaro Haubert, a vila voltou a se chamar “Bom Retiro”, mas com o acréscimo de “do Sul”.
Fundação Colonial:
O núcleo colonial de Bom Retiro do Sul é de 15 de março de 1887, quando Jacob Arnt adquiriu de Adolfo Ribeiro a primeira colônia, passada a escritura no primeiro notariado da cidade de Taquari. Um tempo depois Cristiano Fett adquiriu meia colônia. Antônio I. Ribeiro, Henrique Arnt, Jacob Arnt e Jorge Fett compraram mais colônias de propriedades de Adolfo Ribeiro, sendo essas divididas em chácaras e terrenos fundando o povoado.
Essas grandes fazendas deram a origem a cidade:
- Fazenda Geraldo Castano Pereira, em frente a ponte de Vila Mariante;
- Fazenda Capitão Miguel, que pertence a Manoel Rodrigues Ramos;
- Fazenda dos Barros, fundada por Antônio Israel Ribeiro;
- Fazenda Gomes, estabelecida por Manoel Bittencourt, no Morro dos Gomes que ao terminar a construção de sua casa, partiu para a Guerra do Paraguai.
Anos depois, foram se estabelecendo outras fazendas, como:
- Fazenda Aurora à margem direita do arroio Capivara;
- Fazenda Chico Mathias, fundada pelo Tenente Francisco Mathias de Souza e Ávila, também situada à margem do arroio Capivara.
- Fazenda Juliana, cujo nome se deve a Juliana Maria de Menezes, esposa de Valeriano Francisco de Souza. Desde então, a fazenda e a casa grande continuam na família, sendo passada adiante por herança.
Além dessas grandes fazendas existiam algumas menores tais como:
- Fazenda Espanhola: Ficava situada à beira do rio, entre a Fazenda Geraldo e a Fazenda Capitão Miguel.
- Fazenda dos Silva Jorge. Foi uma das fazendas mais antigas, localizada entre as Fazendas Capitão Miguel e Pedreira. Foi fundada por Manoel da Silva Jorge, que era casado com dona Antônia Maria de Bittencourt, pais do Barão de Antonina e Barão de Ibicuí.
- Fazenda dos Maria: Localiza-se no Faxinal dos Maria (Pedreira dos Maria) nas proximidades das Fazendas Geraldo e Espanhola, fundada pelo português João Antônio Maria, senhor de muitas terras e muitos escravos.
	
Geografia:
Localiza-se a uma latitude 29°36’32”sul e a uma longitude de 51°56’35” oeste, estando a uma latitude de 35 metros. Sua área é de 102,78 km² e sua população estimada em 2007 era de 11.130 habitantes.
Comércio
O ramo calçadista é por anos considerado o mais forte na cidade, dando emprego e renda fixa a muitas famílias. Existem vários ateliês. Outro ramo é a criação de gado, frigoríficos, madeireiras e comércio lojista. Atualmente a base do município se mantem pelo setor coreiro calçadista, setor da alimentação seguido pela agricultura.
Referência:
Site oficial do município de Bom Retiro do Sul. Disponível em: A cidade, Histórico <http:/http://www.bomretirodosul.rs.gov.br/secao.php?id=1> Acesso em: 06 abr. 2018.

Continue navegando