Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Questoes ERP

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questões ERP
Nome: Marcos Luca
 O que é um software ERP e para que serve?
ERP é um sistema para gestão empresarial e sua principal finalidade é a organização das informações para melhor gerenciamento da empresa e diminuição de tempo e custos gastos nos processos.
Qual o objetivo principal de um ERP?
Seu papel principal é o de centralizar esse conjunto de informações, para que gestores, gerentes e funcionários tenham uma visão ampla de fatores importantes para o planejamento de estratégias e tomada de decisões.
 Liste 3 características de um software ERP.
integração: o ERP conecta todos os departamentos da empresa em um banco de dados central, desde o back-office até o front-office;
automatização: o ERP é capaz de coletar informações e processá-las em tempo real, ou próximo do tempo real, sem que sejam necessários procedimentos manuais de entrada e consolidação de dados;
inteligência: o sistema ERP é capaz de gerar insights a partir dos dados coletados, cruzando diferentes fontes de informações e fornecendo relatórios e análises úteis para a gestão estratégica.
 Cite 4 benefícios da utilização de um ERP.
Qualidade dos dados
Redução de custos
Eficiência operacional
Escalabilidade
Gestão simplificada
Banco de dados unificado
 Liste 4 desvantagens do uso do ERP.
A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada;
Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício;
Dependência do fornecedor do pacote;
Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. É necessário manter as informações atualizadas. 
Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.
Liste alguns exemplos de ERP existentes no mercado.
 ERP LEGADO
BACK OFFICE PARA E-COMMERCE
ERP VERTICALIZADO PARA VAREJO FÍSICO
ERP IDEALIZADO PARA OMNICHANNEL
ERP ENGESSADO E ERP FOCADO EM PEQUENOS NEGÓCIOS
Cite os principais fatores que se deve levar em conta ao escolher um software ERP.
1) Preço do sistema;
2)  Facilidade na implantação;
3)  Facilidade operacional;
4)  Qualidade;
5)  Funcionalidades;
6)  Aproveitamento do hardware;
7)  Potencial de crescimento do fornecedor;
8)  Qualidade do suporte e assistência técnica;
9)  Documentação, manuais do sistema;
10) Experiência e tradição no mercado do fornecedor.
Cada vez mais, pequenas e médias empresas estão adotando os chamados Sistemas integrados de gestão (ERP) para gerenciar suas atividades. Como gestor de uma média empresa cujo principal cliente já utiliza um Sistema integrado de gestão, que benefício direto você deverá obter com a adoção dessa tecnologia? 
(A) Padronização, integração e maior disponibilidade das informações relativas aos processos de negócio que conectam a empresa e seu cliente, ao longo da cadeia de suprimento.
(B) Redução da carga de trabalho em seus servidores, já que várias tarefas passariam a ser executadas nos clientes da rede que conecta as duas empresas.
(C) Melhoria dos níveis de segurança nas transferências de informações por correio eletrônico entre a empresa e seu principal cliente.
(D) Disponibilidade de todas as informações da empresa e de seu cliente, devido à obrigatoriedade de criar um banco de dados único para as duas organizações.
(E) Automatização dos processos de negócio da empresa, tais como são hoje, criando, assim, uma interface digital com os processos de seu principal cliente.
No planejamento e controle de produção, as empresas utilizam sistemas de informação para auxiliar o planejamento. Existem três métodos muito importantes que são representados pelas siglas MRP I, MRP II e ERP. Um desses métodos envolve todos os recursos da empresa, entre os quais os da própria manufatura, marketing, finanças e engenharia, e outro integra toda a organização, permitindo que as decisões em uma parte sejam refletidas no restante da empresa. Trata-se, respectivamente, dos métodos: 
(A) MRP I e MRP II.
 (B) MRP I e ERP.
(C) MRP II e ERP.
(D) ERP e MRP I. 
(E) ERP e MRP II.
10. Os principais resultados alcançados pelas indústrias produtoras de bens, através do uso do sistema Entreprise Resource Planning (ERP), são:
 (A) aumento dos custos totais de fabricação e redução da dinâmica dos negócios. 
(B) aumento dos serviços internos e personalização das funções gerais da empresa. 
(C) redução da dinâmica dos negócios e personalização das funções gerais da empresa. 
(D) redução do tempo para consolidação de dados e incorporação de práticas melhores. 
(E) personalização das funções gerais da empresa e aumento dos custos totais de fabricação