Buscar

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE AULA 3

Prévia do material em texto

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
CCJ0022_A3_201603230734_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: EDSON MACIEL DE LIMA
	Matrícula: 201603230734
	Disciplina: CCJ0022 - ECA 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Marcílio e Murilo são irmãos gêmeos, de 8 anos de idade. Eles não estão com bom desempenho na escola. Os pais dos gêmeos foram chamados pela 3ª vez, em 1mês, para reunião com a direção da mesma e com os professores. Os pais, ao chegarem à casa, informam o ocorrido às crianças e as colocam de castigo sem computador,sem televisão, jogos em geral.Perguntaram se eles haviam entendido a seriedade do castigo e os gêmeos informaram que sim. No dia seguinte a mãe viu, ao chegar do trabalho, seus filhos assistindo TV. A mãe disse: - eu os avisei e colocou a mão de ambos em frigideiras muito quentes que causaram ferimentos. Nesse momento o pai chega do trabalho e vê as crianças gritando e fica estático. Assim, a tia das crianças chama socorro e os pais são presos. Em razão disto, o Juiz da Infância e da Juventude, por solicitação do Ministério Público, suspende o poder familiar. Considerando que: 1-a convivência familiar é um dos direitos fundamentais primordiais para a formação e o desenvolvimento da personalidade e da identidade de crianças e de adolescentes, conforme estabelecem a CF/88 e o ECA; 2-as crianças foram submetidas a medida de acolhimento institucional, com base no ECA, tendo em vista a suspensão do poder familiar de ambos os pais; A tia das criança poderá postular, perante o Juiz da Infância e da Juventude, algum instituto jurídico para que as crianças possam ficar com ela? Fundamente a resposta
	
	
	
	
	Guarda
	
	 
	Tutela
	
	 
	Adoção
	
	
	Adoção Internacional
	
	
	Tutela dativa
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Segundo o que prevê o ECA, constitui requisito legal para o deferimento da adoção pelo juiz:
	
	
	
	
	Que o adotante seja casado e maior de 21 anos
	
	 
	Em caso de falecimento no curso do procedimento, deve ter o adotante manifestado de forma inequívoca sua vontade de adotar
	
	 
	Que o adotante seja no máximo 16 anos mais velho que o adotando
	
	
	Que o adotante seja necessariamente parente do adotando
	
	
	Que o adotante seja casado e maior de 18 anos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justiça - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. A adoção, segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente:
	
	
	
	
	pode ser deferida mesmo sem a anuência do adotando, desde que ele, ao tempo da sentença, não tenha completado 14 (quatorze) anos, idade a partir da qual sua concordância será sempre necessária.
	
	
	pode ser feita por procuração, desde que garantido o estágio de convivência na companhia pessoal do adotante.
	
	 
	é considerada internacional quando a pessoa ou casal postulante seja residente ou domiciliado fora do Brasil.
	
	
	atribui a condição de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, inclusive os impedimentos matrimoniais e a obrigação alimentar.
	
	
	não pode ser deferida a avós, tios, ou irmãos do adotando, salvo se comprovado por estudo técnico que a medida atende aos melhores interesses da criança ou do adolescente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		A colocação em família substituta estrangeira somente é admissível na modalidade de:
	
	
	
	
	guarda provisória
	
	
	tutela
	
	
	guarda
	
	 
	adoção
	
	
	estágio de convivência
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Como família natural entende-se:
	
	
	
	 
	a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes
	
	
	a comunidade formada pelo menor e qualquer parente
	
	
	a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes, assim como a formada pelo menor com seus parentes claterais até o terceiro grau
	
	
	a formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade
	
	
	a comunidade formada pelo menor com seus parentes em linha reta e colateral até o terceiro grau
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Assinale a alternativa correta e indique o fundamento legal do ECA: Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:
	
	
	
	 
	É possível a colocação da criança em família substituta através da adoção;
	
	
	Trata-se de medida excepcional que só pode ocorrer na modalidade de adoção;
	
	
	Não é possível a colocação da criança em família substituta.
	
	
	O estado de miserabilidade dos pais é suficiente para destituição do poder familiar;
	
	
	Dentre os critérios para colocação da criança em família substituta, não deve ser considerada a opinião da criança;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Indique a alternativa CORRETA:Um médico encontra uma criança abandonada, de 3 anos aproximadamente, na noite de 6ª feira quando chegava para cumprir seu plantão em Hospital Público. Promoveu o primeiro atendimento à criança, e como estava em boas condições de saúde, apresentou-a ao Delegado de Polícia local, às 22h45min do mesmo dia, e esse a encaminhou ao abrigo mais próximo. Pergunta-se: o dirigente de programa de abrigo poderá excusar-se de receber a criança?
	
	
	
	 
	não, pois trata-se de caso excepcional e de urgência de criança abandonada
	
	
	não, pois trata-se de encaminhamento de Delegado de Polícia
	
	
	sim, pois o Delegado de Polícia não é autoridade competente, pelo art. 93 do ECA
	
	
	sim, pois o Juiz da Vara da Infância e Juventude é quem tem competência para abrigar
	
	
	sim, pois o Delegado de Polícia deveria aguardar o horário de funcionamento do Conselho Tutelar, na manhã seguinte
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo, de 4 anos, é filho de Carla e não teve a sua paternidade reconhecida. Cláudio, avô de Carla e bisavô de Paulo, muito preocupado com o futuro do bisneto, pretende adotá-lo, tendo em vista que Carla ostenta uma situação financeira precária e, na opinião do avô, não é muito responsável. Acerca da possibilidade de adoção de Paulo por Cláudio, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	 
	Cláudio sendo bisavô de Paulo e membro de sua família extensa, terá prioridade na adoção da criança, exigindo-se, contudo, que Carla, mãe de Paulo, autorize e que o adotando dê o seu consentimento em juízo.
	
	
	Claudio, por ser bisavô de Paulo, por um lado, tem prioridade na adoção da criança, mas, por outro, só poderá adotá-lo se Carla, além de autorizar a medida, for destituída do poder familiar.
	
	 
	Cláudio, por ser bisavô de Paulo, não poderá adotá-lo, mesmo que Carla consinta, já que tal medida excepcional não é permitida quando o adotante é ascendente ou irmão do adotando.
	
	
	Como Cláudio só poderá adotar Paulo se Carla for destituída dopoder familiar exercido em favor da criança, a medida, dada a sua excepcionalidade, só se justificaria na hipótese de adoção bilateral.

Continue navegando