Buscar

Exercícios de Fisiologia Humana

Prévia do material em texto

1-Defina hormônios e estabeleça sua principal função.
Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados. São de extrema importância para o controle do funcionamento do corpo humano.
Alguns hormônios atuam como espécie de mensageiro químico, transportando informações entre as células. Outros agem com função de regular os órgãos e regiões do corpo.
2-Classifique os hormônios quanto a sua categoria, estabeleça três diferenças básicas entre eles.
Proteínas (polipeptídios) – Ex.: Glucagon e Insulina;
Derivados proteicos (aminoácidos modificados) - Ex.: Adrenalina e Noradrenalina;
Esteroides – Ex.: Androgênios e Estrogênio.
Os proteicos são formados por aminoácidos e são hidrossolúveis, os esteroides são derivados de colesterol e são lipossolúveis.
3 - Esquematize o mecanismo de ação de cada grupo de hormônios apontados por você na questão anterior.
Os hormônios peptídicos e as catecolaminas, que não podem penetrar as membranas plasmáticas das células, têm seus receptores localizados na membrana plasmática das célulasalvo. A união do hormônio a seu receptor específico causa mudanças que levam ao aumento de substâncias conhecidas como segundos mensageiros, geralmente nucleotídeos cíclicos ou cálcio, os quais regulam reações enzimáticas específicas ou modificam a velocidade de transcrição de genes específicos.
Os hormônios esteróides e tireoidianos, que podem atravessar as membranas plasmáticas, têm seus receptores localizados no núcleo. A interação hormônio-receptor nuclear altera diretamente a transcrição de genes específicos. Os hormônios tireoidianos são essenciais no desenvolvimento, diferenciação e metabolismo Devido à homologia estrutural, os receptores para hormônios tireoidianos pertencem à mesma superfamília celular. de receptores nucleares para hormônios esteróides.
4 - O que é meia vida do hormônio? Explique a maior duração dos hormônios esteroides em relação aos peptídeos do organismo.
A meia vida de um hormônio é o intervalo de tempo necessário para que metade da droga seja metabolizada. Quando um hormônio tem uma meia vida de 12 horas, significa que depois desse tempo sua concentração em nosso sistema sanguíneo cai pela metade. A quantidade restante não estará mais em condição de cumprir sua tarefa apropriadamente.
5 - Descreva as 3 formas de estimulação das glândulas endócrinas 
6 - Explique a relação hipotálamo e hipófise na secreção dos seus hormônios.
7 - Descreva: efeito hormonal, controle da secreção e disfunção da prolactina.
8 - Quais os efeitos gerados pelos hormônios fólico-estimulante e luteinizante, em homens e mulheres.
O FSH é uma glicoproteína que regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios. O FSH é secretado pela glândula pituitária anterior.
No homem, o FSH atua durante a espermatogênese.
O FSH é utilizado em algumas técnicas de fertilização para induzir a ovulação.
Na mulher, o FSH é responsável pelo crescimento e maturação dos folículos ovarianos durante a ovogênese.
O luteinizante é um hormônio produzido pela adenoipófise. 
Em mulheres, a acentuada elevação dos níveis de LH desencadeia a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo, além de coordenar a secreção de progesterona. 
No homem, também chamado de hormônio estimulante das células intersticiais (ICSH) estimula as células de Leydig a produzirem testosterona, hormônio responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários do macho, bem como pelo apetite sexual. Atua em conjunto com o FSH. 
Também é o hormônio responsável pela maturação dos espermatozoides nos tubos seminíferos.
9 - Estabeleça a relação dos níveis do estrogênio e prolactina no controle do ciclo menstrual.
O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona (secretados principalmente nos ovários), Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH), os dois últimos, secretados pela hipófise . A hipófise é uma glândula endócrina situada na sela túrcica, cavidade óssea localizada na base do cérebro.
Nesse ciclo haverá a formação do ovócito e a produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, que preparam o útero para uma possível gravidez. Na puberdade, os estrógenos atuam no surgimento dos caracteres sexuais secundários.
10 - Explique feedback, para liberação e inibição do TSH.
Quando os hormônios produzidos pela tireóide estão em baixa quantidade o hipotálamo percebe através do feedback negativo de T3 e T4 corporal. Ele, então, passa a produzir o hormônio TRH, que tem como função a estimulação da produção do hormônio  tireotrófico TSH produzido pela hipófise, também conhecido como glândula pituitária.
11 - Aponte os principais efeitos do GH durante infância e na fase adulta.
12 - Qual a relação de ADH com aldosterona no controle hídrico do corpo?
A aldosterona e o ADH agem de formas diferentes na reabsorção de água, a aldosterona é um hormônio que é liberado pela suprarrenal para que haja a reabsorção de sódio, sal mineral (reabsorção de sódio acaba levando à reabsorção de água). O ADH,  produzido pelo hipotálamo e liberado pela neurohipófise, também trabalha na reabsorção de água, A aldosterona age na reabsorção de um sal mineral para que haja reabsorção de água, o ADH age diretamente na reabsorção de água, através de poros de água na membrana plasmática das células.
 
13 - Qual seria a provável explicação da utilização do spray de oxitocina pelas as mulheres?
Pois atua estimulando a produção de leite materno e a contração uterina no parto, age tamém como um neuromodulador de diversos processos, tais como modulação da ansiedade, da libido, da interação social e regulação das respostas neuroendócrinas e cardiovasculares. Considerada o ‘’hormônio do amor’’.
14 - Qual a classificação e a forma de ação das células nos hormônios secretada pela tireoide? 
15 - Esquematize o processo de regulação dos níveis de tiroxina e triiodotironina.
O TSH estimula a tireoide a secretar o hormônio tiroxina (T4), que é convertido em triiodotironina (T3), o hormônio ativo que estimula o metabolismo. O hipotálamo, na base do cérebro, produz o hormônio tirotropina-estimulante (TRH), que estimula a hipófise a produzir TSH. O hipotálamo também produz somatostatina, que tem efeito oposto sobre a produção de TSH pela hipófise, inibindo a liberação deste. 
A concentração dos hormônios da tiróide (T3 e T4) no sangue regula a liberação de TSH pela hipófise; este é um exemplo de retroalimentação (feedback) negativa
16 - Quais as causas e sintomas do hipotireoidismo?
Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.
17 - Explique a relação da ação dos hormônios paratormônio, calcitonina e calciotriol.
O hormônio da paratireoide é um hormônio secretado pelas glândulas paratireoides. Ele atua aumentando a concentração de cálcio no sangue, ao passo que a calcitonina atua diminuindo a concentração de cálcio. A calcitonina é um hormônio polipeptídico, secretado pelas células parafoliculares encontradas na tireóide, que apresenta como principal efeito a diminuição dos níveis séricos de cálcio e fosfato, devido a sua ação sobre os ossos e rins. Pode-se dizer então que esse hormônio age como um antagonista do paratormônio (PTH), pois impede que o cálcio e o fosfato se elevem acima dos níveis fisiológicos O calcitriol (forma ativa da vitamina D) aumenta a absorção de cálcio pela via intestinal, inibindo a excreção deste mineral pelos rins.
Ambos os hormônios atuam no metabolismo do íon cálcio, sendo importantes no controle do normal nível plasmático deste íon.
18 - Qual a relação entre insulina e glucagon com a glicemia?
insulina e glucagon equilibrame controlam o teor de glicemia no organismo,  insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da quebra do glicogênio (substância de reserva energética).
19 – Explique a participação da aldosterona no sistema renina angiotecina aldosterona.
20 - Explique as principais causas do diabetes mellitus.
A Diabetes Mellitus é uma doença cuja principal característica é o aumento de açúcar no sangue. Ela altera o metabolismo do açúcar, da gordura e das proteínas.
A diabete se manifesta quando o corpo não produz a quantidade essencial de insulina para que o açúcar do corpo se mantenha normal. Existem dois tipos de Diabetes Mellitus, que são:
Tipo I: Apenas 10% dos diabéticos têm a diabete tipo I, esse tipo se manifesta principalmete em crianças e adolescentes. Nela, o pâncreas do indivíduo produz pouca insulina ou nenhuma, pois as células betas, que são as que produzem a insulina, são destruídas de uma forma irreversível e é necessário receber injeções diárias de insulina. Deve-se controlar a insulina, a alimentação e fazer exercícios.
Tipo II: Também aparece em crianças e jovens, mas é mais comum depois dos 30 anos, em pessoas obesas e pessoas idosas.  Neste tipo o pâncreas continua a produzir a insulina, mas neste caso é o organismo que se torna resistente aos seus efeitos. O tipo II é comum também para quem tem casos na família.

Continue navegando