A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO  - UNIP

Pré-visualização | Página 2 de 7

corretas.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “B”, pois as alternativas II e III estão incorretas, pois na II a irredutibilidade do valor dos benefícios: benefício concedido não pode ter seu valor nominal reduzido, não podendo ser objeto de desconto, nem arresto, sequestro ou penhora, salvo se por determinação legal ou judicial, motivo pelo qual há reajustamento periódico dos benefícios. E na III a Universalidade da Cobertura e do Atendimento: com relação à cobertura a proteção social deve alcançar todos os eventos cuja reparação seja premente, a fim de manter a subsistência de quem dela necessita; e ao atendimento refere-se à entrega de ações, prestações e serviços de seguridade social a todos os que necessitem, tanto em termos de previdência social, como saúde e assistência social.
Os princípios gerais aplicáveis à Seguridade Social é (são): 
Os princípios da uniformidade e da distributividade;
Os princípios da igualdade e do solidarismo;
Os princípios da legalidade e seletividade;
Os princípios da igualdade, legalidade e direito adquirido;
Os princípios da fonte de custeio e da preexistência de custeio.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “D”, pois os princípios aplicáveis são: Igualdade: tratamentos iguais para duas situações iguais (CF, art. 5º). Legalidade: obrigação de pagar determinada contribuição previdenciária ou a concessão de determinado benefício por previsão em lei (CF, art. 5º, II). Direito Adquirido: pertence ao patrimônio jurídico da pessoa (não do econômico), que implementou todas as condições para esse fim, podendo utilizá-lo a qualquer momento (CF,5º,XXXVI; LICC,art.6º,§ 2º).
Dentre os princípios constitucionais da seguridade social encontra-se o princípio: 
Da individualidade da cobertura e do atendimento;
Do caráter contributivo dos benefícios, serviços e coberturas;
Do caráter democrático e descentralizado, mediante gestão tripartite nos órgãos colegiados;
Da liberdade de ajuste de vontades na contratação com o Estado;
Da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “E”, pois o princípio da seletividade e distributividade são aqueles encontrados na prestação dos benefícios e serviços que é um dos princípios específicos da seguridade social. 
Qual foi a primeira constituição brasileira a dispor sobre seguridade social em um capítulo, separado do direito do trabalho?
Emenda Constitucional n. 1 de 1969;
Constituição de 1967;
Constituição de 1946;
Constituição de 1937;
Constituição de 1988.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “E”, pois na CF de 1988 há um capítulo II, Título VIII – Da Ordem Social, que trata da Seguridade Social (arts. 194 a 204), incluindo Princípios (art. 194, § único), Contribuições (art. 195), Saúde (arts. 196 a 200), Previdência Social (arts. 201 a 202) e Assistência Social (arts. 203 a 204); e outros artigos como: seguro-desemprego (art. 7º, II), 13º salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria (art. 7º, VIII), salário-família (art. 7º, XII), licença à gestante (art. 7º, XVIII), aposentadoria (art. 7º, XXIV), assistência gratuita aos filhos e dependentes, do nascimento até 6 anos em creches e pré-escolas (art. 7º, XXV), seguro contra acidentes do trabalho (art. 7º, XXVIII). O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) abriga somente a população contribuinte ao sistema, ficando excluídos aqueles que possuem sistema próprio de previdência, como servidores públicos, militares, etc., e aqueles que não contribuem por não estarem exercendo qualquer atividade. Garante o reajustamento periódico do benefício, a fim de que seja preservado seu valor real, conforme critérios definidos por lei.
No Brasil, já ocorreram três reformas da previdência que buscaram reduzir os gastos com as aposentadorias, motivadas por 3 fatos:
Aumento da expectativa de vida do brasileiro, redução na taxa de nascimentos, e queda do número de trabalhadores com carteira assinada;
Aumento populacional, o grande número de jovens ainda que idade escolar, e, portanto, não contribuintes;
Aumento do número de desempregados e o grande número de jovens em idade escolar;
Gerar economia para o Estado investir em escolas, hospitais e infraestrutura;
Gerar caixa para o Estado em déficit.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “A”, pois os motivos são o aumento da expectativa de vida do brasileiro, redução da taxa de nascimentos e queda do número de trabalhadores com carteira assinada. 
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), vinculado ao Ministério da Fazenda e Previdência Social, é a responsável pela arrecadação, fiscalização, cobrança, aplicação de penalidades (multas) e regulamentação da parte de custeio do sistema de seguridade social como pela concessão de benefícios e serviços aos segurados e seus dependentes, corresponde a:
Autarquia estadual;
Autarquia distrital;
Autarquia federal;
Fundação federal;
Fundação estadual.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “C”, pois a criação do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), autarquia federal vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, mediante fusão do IAPAS com o INPS, sendo a responsável pela arrecadação, fiscalização, cobrança, aplicação de penalidades (multas) e regulamentação da parte de custeio do sistema de seguridade social como pela concessão de benefícios e serviços aos segurados e seus dependentes.
CONCEITOS BÁSICOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE
Sobre o direito fundamental à assistência social do Estado, leia e analise as assertivas a seguir: I – O Supremo Tribunal Federal decidiu que compete à União, e não aos Estados, a manutenção de benefício de prestação continuada a pessoas com deficiência; II – Além da comprovação da situação de miserabilidade, a pessoa idosa deve comprovar que contribuiu para o custeio da seguridade social por período não inferior a cinco anos, para obter benefício assistencial; III – O valor do benefício mensal pago às pessoas idosas ou com deficiência corresponde a ¼ (um quarto) do valor do salário mínimo; IV – A assistência social visa à promoção da integração das pessoas com deficiência, idosos e adolescentes carentes acima de 14 anos, no mercado de trabalho, podendo, o Poder Público, para tanto, valer-se da participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação de políticas e no controle das ações de assistência social em todos os níveis da administração pública. Marque a alternativa correta:
Apenas as assertivas II e III estão corretas;
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
Apenas as assertivas III e IV estão corretas;
Apenas as assertivas I e IV estão corretas;
Todas as assertivas estão corretas.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “D”, pois as afirmações II e III estão incorretas, haja vista que benefício no valor de 1 salário mínimo mensal devido à pessoa portadora de deficiência, incapacitada para vida e para o trabalho por anomalias ou lesões irreversíveis de natureza hereditária, congênita ou adquirida, e à pessoa idosa com 65 anos ou mais, que comprovarem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente. (Lei 8.742, arts. 20 e § 3º, e 21; Decreto 1.744/95).
Não corresponde a princípios e diretrizes da Saúde, assinale a alternativa abaixo:
Acesso universal e igualitário: todos têm direito à saúde, de igual modo, tanto os nacionais quanto os estrangeiros residentes no país.
Provimento das ações e serviços por meio de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único.
Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
Participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde.
Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “C”, pois Princípios