Buscar

teoria do estado 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1492 
O texto dissertado pelo Autor Enrique Dussel tem como objetivo desmitificar o conceito de encontro entro dois mundos, os quais seriam a descoberta do povo americano pelo europeu, uma vez que nenhum encontro pode ser realizado pois havia um total desprezo pelos ritos, crenças e deuses indígenas. E esse desprezo foi abordado no texto pelo completo etnocentrismo sofrido pelos índios e civilizações antigas, em especial os astecas, que sofreram com o exército regido pelo Hernám Cortez que dilacerou e barbarizou todo esse império, objetivando cada vez mais riqueza, poder e gloria.
Papel da Igreja
Justificação da violência por meio da cultura civilista, moralizante e enviada por Deus. Era necessário um critério absoluto em virtude do qual o oferecimento da vida tivesse um real significado . Agora Deus era o fundamento do planejado 
“Que já tínhamos entendido a expedição em que estávamos, e através do nosso senhor Jesus cristo havíamos de vencer todas as batalhas, e que devíamos estar tão preparados para isso como convinha”
“Deus nosso senhor por sua infinita misericórdia e bondade serviu-se de dar-nos sem merecimento nossa tão grande parte no domínio desse mundo.”
Para o Gormam, em seu fundamento ontológico, está experiência não é o descobrimento do novo, mas simplesmente o reconhecimento de uma matéria onde o europeu começa a inventar sua própria imagem e semelhança.
Entendendo-se por toda terra a chegada de gente tão estranha .. não por temor de perder suas terras astecas, mas por acharam que acabavam o mundo. De fato um mundo acabava, fala do encontros do mundos quando um deles era destruído em sua estrutura essencial. Era irremediavelmente o fim do mundo asteca.