Buscar

correção aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO 08 – ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 05, 06, 07 E 08.
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE = 5.00
QUESTÃO 01: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR O DESEMPREGO E AUMENTAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO, A POLÍTICA MONETÁRIA FISCAL ADOTADA DEVE SER ESPANSIONISTA. 
Quais os instrumentos de política FISCAL que devem ser adotados no caso acima? (VALOR = 1.00)
Em uma política fiscal expansionista, o governo deve adotar duas óticas: aumento dos gastos do governo (investindo no país e desencadeando um ciclo prospero onde, contratando trabalhadores para a construção de estradas, para o ensino nas escolas e universidades, para a manutenção de ruas e praças e etc. Estes novos trabalhadores terão renda para consumir, estimulando a produção nas empresas e consequentemente, mais trabalhadores serão contratados por elas, e assim, segue o ciclo!) e a redução dos impostos (reduzindo os impostos os consumidores terão um aumento na renda disponível para o consumo, estimulando assim, o crescimento do produto e emprego).
QUESTÃO 02: A POUPANÇA E O INVESTIMENTO SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DE CAPITAL DA ECONOMIA. DESSA FORMA, DEFINA:
Poupança (VALOR = 0.50)
Poupança é a parcela da renda ou do patrimônio que não é gasto ou consumido no período em que é recebido e, por consequência, é guardado para ser utilizado em um momento futuro.
Para a economia, poupança é um conceito amplo que se refere a toda receita não destinada ao consumo imediato.
Investimento bruto (VALOR = 0.50)
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
Depreciação (VALOR = 0.50)
A depreciação ou desvalorização é o custo ou despesa da obsolescência dos ativos imobilizados, exemplos: máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações.
Ao longo do tempo, com a obsolescência natural ou desgaste com uso na produção, os ativos vão perdendo valor. 
Investimento líquido (VALOR = 0.50)
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
É O INVESTIMENTO BRUTO MENOS A DEPRECIAÇÃO.
QUESTÃO 03: EXPLIQUE O TERMO LIQUIDEZ. QUAIS SÃO OS ATIVOS FINANCEIROS QUE POSSUEM LIQUIDEZ IMEDIATA? (VALOR= 1.00)
É a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro. Quanto mais rápida for essa conversão, mais líquido esse bem será.
Os meios de pagamentos que são representados pelo total das moedas metálicas e do papel-moeda nas mãos das pessoas e das empresas mais os depósitos á vista nos bancos comerciais tem liquidez imediata, pois seus detentores podem utiliza-los a qualquer momento, já que não estão aplicados rendendo juros.
QUESTÃO 04: CITE PELO MENOS 02 EXEMPLOS DE QUASE MOEDA. (VALOR = 0.50)
As cadernetas de poupança e os títulos públicos são dois exemplos de quase moeda por possuírem alto grau de liquidez.
QUESTÃO 05: O QUE É TAXA DE CÂMBIO? (VALOR = 0.50)
Taxa de câmbio  é uma das variáveis mais importantes na Macroeconomia, principalmente quando se refere ao comércio internacional, quando um país pretende negociar com o outro. 
Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial. Em outras palavras, a taxa de câmbio funciona como uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referência do custo de uma determinada moeda em relação à outra qualquer. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com a evolução das transações financeiras do dia.

Continue navegando