Buscar

pré projetopesquisa

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB – CAMPUS VIII CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE. CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.
O uso do aplicativo do Whatsapp como uma inovação no ensino de física.
Aluna: Patrícia do Nascimento Maria
Introdução 
Este trabalho faz parte de um estudo que destina-se a verificar o uso das inovações tecnológicas no ensino de física, por meio, das tecnologias de informação e comunicação (TICS), essas inovações disponibilizam de vários aplicativos sofisticados, porém, escolhemos falar sobre o aplicativo Whatsapp, pois, estar constantemente presente na vida dos alunos e até mesmo na vida dos professores. 
Por meio deste aplicativo e vários outros recursos tecnológicos os professores e as escolas podem utilizar estas inovações, como um recurso pedagógico, chamando a atenção do aluno para as diversas possibilidades de aprendizado na área de física. 
Os professores precisam conseguir chamar a atenção de seus alunos num mundo do whatsapp e tantos outros meios de entretenimento sofisticados, pois, a educação precisa caminhar junto com as inovações de ensino, os professores e as instituições precisam buscar meios de inovações que cative o aluno em relação aquilo que eles ja conhecem, associar esses recursos pedagógicos em fatos do cotidiano dos alunos. 
É importante a utilização do Whatsapp na educação, pois, através deste aplicativo os professores podem criar diversos grupos com a turma, facilitanto o acesso aos alunos, além de ser um meio de comunicação entre o aluno e o professor, onde os professores podem mandar atividades relacionados aos contéudos de física, tirando dúvidas e auxiliando os alunos nas diversas dificuldades encontradas em relação a disciplina. 
Justificativa 
O presente estudo destina-se á verificar o uso de inovações no ensino de física, com base nas tecnologias de informação e comunicação (TICS), através de aplicativos, como por exemplo, o Whatsapp e alguns recursos tecnológicos, que os professores juntos com as instituições podem utilizar como um recurso pedagógico, para chamar a atenção do aluno para o ensino de física, voltada como um auxilio na educação. 
É relevante, para o desenvolvimento mental do aluno, o uso adequado dessas inovações, pois, o aplicativo Whatsapp vem sendo uma das inovações mais utilizadas como um recurso pedagógico, onde, possui um livre acesso para criar grupos nos quais existe a participação de toda a turma inclusive a participação do educador, incentivando no processo aprendizagem do aluno e a interação entre o professor e o aluno.
O uso dos recursos tecnológicos nas escolas é de muita importância, pois, através dessas inovações de ensino, esses novos recursos pedagógicos utilizados pelos os professores, acabam criando um mundo novo para os alunos, cheios de possibilidades e imaginação. Estimulando o seu raciocínio lógico e desenvolvendo o seu interesse em aprender física. 
Objetivos 
Objetivo geral:
Propor o aplicativo Whatsapp, como uma ferramenta para o ensino de física.
Objetivos específicos:
Verificar como o aplicativo Whatsapp é utilizado no ensino aprendizagem de física. 
Entender que os professores podem reverter algumas das dificuldades em relação ao ensino de física através da utilização do Whatsapp.
Compreender a relação entre o aluno e o professor, por meio de grupos do Whatsapp.
Referencial teórico 
 A utilização do Whatsapp na área da educação
É muito grande as possibilidades educacionais que estão se abrindo de acordo com a velocidade das inovações tecnológicas de informação e comunicação. Cabe aos professores de física procurar meios que associe estas tecnologias no ensino, com base no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos.
Analisando a pertinência da integração dessas mudanças tecnológicas, contribuindo com a aprendizagem de forma social, com a atuação do indivíduo na sociedade, de forma adequada. 
É importante destacar, que as escolas precisam oferecer aos professores cursos especializados que melhore seus conhecimentos e desenvolva uma prática pedagógica de acordo com as inovações do ensino, por meio do aplicativo do Whatsapp e entre outros milhares de recursos que podem ser utilizados. 
“Os educadores devem olhar os novos recursos didáticos, provenientes do desenvolvimento da tecnologia, como uma ampliação de possibilidades e diversidade de ações, e não como uma ameaça à sua formação e atuação.” Segundo (SOUSA; FREITAS; SANTOS, 2016). 
De acordo com ( SOUSA; FREITAS; SANTOS, 2016). Destaca-se, a visão que os educadores da disciplina de física precisa ter, considerando o aplicativo Whatsapp como uma ferramenta auxiliar na educação: 
 	A partir da visão do discente, e sua aceitação desta ferramenta como recurso pedagógico, pode-se estudar a viabilidade de incorporação de mais essa forma de mediação, ampliando os recursos já existentes, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo, com a possibilidade de aumento da taxa de permanência no curso. 
Os benefícios e não benefícios do uso do Whatsapp no ensino de física.
O Whatsapp “é uma nova tecnologia que está sendo utilizada e integrada no sistema educacional”. Segundo (SOUSA; FREITAS; SANTOS, 2016).
Os benefícios trazidos por meio do Whatsapp no ensino de física é a aproximação entre os alunos e os educadores, através dos grupos, onde o aplicativo favorece meios de comunicação rápida com ferramentas e estratégias que visam propiciar um processo de aprendizagem. 
A utilização do Whatsapp pode favorecer um ensino desenvolvido, de acordo com o uso apropriado de seus recursos. 
Os não benefícios é através do mal uso deste aplicativo, onde os professores tem que obter limites de acordo com o uso do Whatsapp na sala de aula. logo, se isso não for atribuído, os alunos vão querer apenas brincar na hora da aula, não irá prestar atenção nas explicações do professor, não obtendo o aprendizado necessário.
Interação entre o professor e o aluno
O uso do Whatsapp está modificando a interação, comunicação e a relação de todos, principalmente entre professores e alunos. 
Segundo (ARAÚJO; SOARES; PEREIRA, 2013. P.3) “As redes sociais podem ser consideradas como elemento para potencializar o prazer aproximando professores da realidade dos alunos”. 
O uso do Whatsapp pode favorecer uma interação entre professor e aluno, onde, muitas vezes os alunos tem medo de se aproximar do professor, de tirar dúvidas, de se expor pessoalmente. 
Por meio da utilização deste aplicativo, ajudarar a vencer essa dificuldade, trazendo benefícios para o desenvolvimento do aluno, além de favorecer uma troca de conhecimento e informações, gerando um conhecimento também fora da sala de aula. 
Através do uso do Whatsapp, os professores podem mandar atividades relacionados ao ensino de física para os grupos da turma, com teorias e fórmulas, ampliando o conhecimento do educando, além de favorecer a comunicação entre o professor e o aluno.
Percurso metodológico
O presente estudo, foi realizado através de pesquisas bibliográficas, encontradas na internet, onde, o estudo é qualititativo, para compreender o uso de algumas inovações do ensino, através das tecnologias da informação e comunicação e o aplicativo Whatsapp. 
Com o objetivo de propor o aplicativo Whatsapp como uma ferramenta para o ensino de física, através da sua utilização na área do ensino de física com foco na aprendizagem dos alunos.
Por meio, de atividades extra classe, disponibilizada pelos os professores de física em grupos da turma através do Whatssap, podendo gerar um entretenimento mais amplo fora da sala de aula, pois, não é só apenas na sala de aula que adquirimos conhecimento, mais em todos os lugares. No entanto, a maioria dos grupos são formados por estudantes, onde, os professores também podem participar, de acordo com isso, os alunos teram uma aproximação à mais com o professor.
Cronograma 
Descrição das etapas
2016
Meses
2017
Meses
Revisão bibliográfica
07
X
08X
09
X
10
X
11
X
01
02
03
Levantamento dos dados
X
X
X
Coleta dos dados
X
X
X
X
Entrega final
X
Referencial bibliográfico
 CARVALHO, R. As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos.
 
 CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?, Informática Educativa Vol 12, No, 1, 1999 UNIANDES - LIDIE pp 11-24.
 
 ESPÍNDOLA, M. B.; GIANNELLA, T. R. Inovações no ensino superior: análise das percepções de professores que integraram ambientes virtuais de aprendizagem em suas práticas. Investigação Científica, Maio de 2008.
 
 FINDLAY, E. A. G.; COSTA, M. A.; GUEDES, S. P. L. C. Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Universidade da região de joinville – univille, 2.ªedição revista e atualizada 1.ª edição formato digital, 2006.
 
 OLIVEIRA, E. D. S.; ANJOS, E. G.; SOUSA, H. M.; LEITE, J. E. R. Estratégias de uso do whatsapp como um ambiente virtual de aprendizagem em um curso de formação de professores e tutores. Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (ENPED), Universidade Federal de São Carlos, Setembro de 2014.
 
 REZENDE, F.; OSTERMAMM, F. A prática do professor e a pesquisa em ensino de física: novos elementos para repensar essa relação. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 22, n. 3: p. 316-337, dez. 2005.
 SANTOS, G. S.; MADUREIRA, R. B.; SILVA, V. A. O uso de recursos tecnológicos como metodologia de ensino em física: o que dizem os professores?. Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG).
 
 SOUSA, L. R. A.; FREITAS, C. B.; SANTOS, J. M. M. S. whatsapp – inimigo ou aliado na educação: um estudo de caso sob a ótica dos discentes. São Paulo/SP Maio/2016.
 
 TODOS PELA EDUCAÇÃO. Inovações Tecnológicas na Educação - Contribuições para gestores públicos, junho de 2014, Disponível em http:// www.todospelaeducacao.org.b , www.inspirare.org.br

Continue navegando