Buscar

Invisível Fé

Prévia do material em texto

{INVISÍVEL
__________________________________________________________
Parte 1: o valor do invisível
Quem aqui tinha um diário?
Antigamente as pessoas tinham diário para ninguém ver aquilo que ela fazia ou pensava, mas deixar registrados, e ficavam chateadas se alguém visse. Hoje as pessoas têm redes sociais para que todos vejam aquilo que pensam e fazem, ficam chateadas quando outros não vêem e ainda perdem, com o passar de pouco tempo, os registros.
Somos cristãos e, por sermos cristãos já emos algumas características que incomodam algumas pessoas. Mas uma característica de um verdadeiro cristão e que deixa muita gente encucada é: acreditar naquilo que ele não pode ver.
Nós somos guiados por uma voz que não ouvimos;
Somos apaixonados por uma pessoa que nunca vimos;
Esperamos um dia chegar em um lugar que ninguém jamais foi.
A vida de um verdadeiro cristão é, portanto, um paradoxo nos padrões atuais de vida.
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
2 Coríntios 4:18
˜aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.˜
Hebreus 11:3c
Em um mundo de aparências, nós cremos que aquilo que não se vê é o mais importante. não é simplesmente acreditar que existem coisas que a gente não pode ver. É acreditar que, o que não podemos ver é eterno e o que é visível é passageiro.
O invisível é mais real do que o visível. Eu quero te desafiar a sair dos holofotes e buscar aquilo que é real.
_______________________________________________________
Parte 2: a rocha é o que dá base no invisível
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Lucas 6:47-49
Sempre que eu li este versículo, este texto entendi de uma maneira diferente da que eu entendo hoje. Me dava a impressão de duas casas, uma que foi construída sobre a areia e uma que foi construída sobre a rocha. Mas Jesus não fala isso! Lucas traz um pouco mais de sentido ao que Jesus estava ensinando.
As duas casas são, aparentemente iguais. Mas o problema é que um construtor se preocupou somente com aquilo que era visível, aparente. Aquilo que éramos capazes de olhar. Enquanto outro não! Ele decidiu investir no invisível, investir em um lugar onde ninguém via, que eram os alicerces.
As duas casas passam por problemas. As duas casas passam por dificuldades, mas aquele que investe no invisível prevalece em Deus.
ENQUANTO VOCÊ INVESTIR NAQUILO QUE AS PESSOAS PODEM VER, VAI COLHER RESULTADOS MOMENTÂNEOS E MISERÁVEIS. A APARÊNCIA PODE IMPRESSIONAR POR UM MOMENTO, MAS SÓ O INVISÍVEL CONSTRÓI LEGADOS.
___________________________________________________________________
Parte 3: Existe algo que direciona a nossa vida, os nossos passos e decisões: a Fé.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Hebreus 11:1
Viver pela fé é além do que acreditar no impossível, é ter a certeza do improvável e ver o invisível, “a prova das coisas que não se vêem˜.
A fé não é burra;
A fé não é um ato impensado;
A fé não busca comprovações científicas.
O primeiro fator invisível que eu quero pensar com você é a fé e a parte visível da fé são as obras.
A fé é crer e investir no invisível.
Abraão foi o pai de todos os que tem fé (Romanos 4.11)
Como foi a experiência de Fé de Abraão que, anteriormente, era chamado Abrão?
Moisés viu a sarça ardendo;
Gideão viu um anjo na frente dele;
Josué andou com Moisés e viu todos os milagres que Deus fez na caminhada do deserto;
Mas Abraão tinha acabado de sair de Ur dos Caldeus, seu pai havia acabado de morrer e a Bíblia só fala que Deus dá uma ordem a ele. A única referência que Abrão tinha era saber que um dia, um tatatatataravô dele, chamado Noé, teve uma experiência extraordinária com um Deus que eles, na verdade, não sabiam nem o nome.
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Gênesis 12:1
Abrão foi chamado ao invisível: ˜para a terra que eu te mostrarei˜.
E existem os três tempos verbais empregados aqui nessa frase para nos ensinar algo muito importante sobre o assunto, o invisível se reflete em atitudes. Tudo o que existe no invisível, se reflete em algo visível.
Esteja disposto a abrir mão do seu passado;
Porque o passado é seguro, o futuro não. O passado é visível, é registrável, o futuro é incerto. Se não estivermos dispostos a abrir mão do nosso passado, da nossa maneira morna de ser, vamos repetir no futuro os erros do nosso passado.
Isso é fácil quando você tem um passado conturbado como o endemoninhado gadareno que queria seguir Jesus, mas se torna mais complicado, quando você tem um passado cheiroso como o do jovem rico.
b. Tenha no presente uma atitude de fé;
Abrir mão do passado cobra de nós uma atitude no presente. Abrão recebeu uma ordem naquele momento “sai-te da tua terra”. Ou seja, se queremos investir no invisível, viver pela fé, precisamos tomar uma atitude hoje.
Um dos maiores desafios da nossa geração é a procrastinação. A vontade que nós temos de deixar para depois. Tá na hora de tomarmos uma decisão daquilo que precisa ser feito.
c. Creia que o Deus invisível mostrará o caminho.
Viver em Deus é acreditar que Ele está direcionando o caminho sempre. Se você ler um pouco antes, no final do capítulo 12 de Gênesis, vai perceber que o pai de Abrão tinha um caminho traçado. Ele queria levar a sua família até Canaã e no meio do caminho parou.
depois da sua morte, Deus chama o seu filho para uma terra que ainda iria conhecer, mas, na verdade, era aquilo que já estava nos planos da família de Abrão a muito tempo.
Quando cremos no invisível, quando vivemos além do que nossos olhos conseguem enxergar, vemos as promessas de Deus se cumprindo em nossas vidas.
Acreditar no invisível é ter uma atitude no presente, de abandonar o que te prende ao passado para viver um futuro de glória na vontade de Deus.
______________________________________________________
Parte 4: a fé é a parte invisível das obras
Abraão foi convidado a abrir mão dos seus planos para viver o invisível. Investir no invisível traz resultados verdadeiros para o plano visível. Você pode me dizer, eu tenho investido no invisível, eu tenho fé no Senhor Jesus como meu Salvador. Ok! Então onde estão as suas obras? O que você está fazendo da sua vida?
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Tiago 2:18-21
Abraão foi um homem reconhecidamente destacado pela sua fé, mas elas se tornaram visíveis quando ele ofereceu seu filho Isaque. E você? Está disposto a abrir mão daquilo que Deus tem te dado para glorificar a Ele?

Continue navegando