globalização

globalização


DisciplinaQuestão Social e Prática Profissional do Serviço Social4 materiais86 seguidores
Pré-visualização1 página
Aluno: Flávia Cristina P Primo Guerra
RA: 1641169-5
Disciplina: Fundamentos antropológicos e sociológicos
Temos assistidos hoje a globalização desde o seu conceito, origem histórico e seus impactos negativos e positivos na sociedade.
A globalização traz muitos aspectos positivos, na econômia, na parte científicos e cultura. Na globalização a um maior difusão comercial e tambèm de investimentos e uma grande expansão das empresas multinacionais. Na área científicas, a globalização faz que os conhecimentos científicos e troca de experiências, chegam de maneira rápida e eficientes, sendo assim é mais eficiente os avanços nas áreas de medicina, genética, biomedicina, física, química. Dentro da cultura, através da globalização ocorreu um aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo.Impulsionado pela internet, este intercâmbio é importante para ampliar a visão do mundo das pessoas, que passam a conhecer e respeitar mais outras pessoas, que passam a conhecer e respeitar mais outras realidades.Na globalização da comunicação tem sua face mais visível na internet, rede mundial de computadores, isto permite um grande fluxo de troca de idéias e informações sem paralelos na história da humanidade. Apesar de todas essas vantagens, que concede confortos e facilidades, a globalização tem desencadeando tráficos á maioria da população mundial.
Umas das princípais consequências da globalização são as desigualdades entre os país, visto que as diferenças vem crescendo de forma significativa.
Os avanços tecnológicos provocado pela globalização acelera o índice de desemprego que tiraram inumeros postos de trabalho . Outro aspecto negativo na globalização é a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outro países. Apesar do processo de globalização acabar com os limites grográficos, não eliminou a fome, a miséria e os problemas políticos de milhoes de globalizados que vivem ou sobrevivem abaixo da chamada linha da probreza absoluta. Portanto a globalização afeta todos os setores da sociedade, mas de maneira desigual. Ela é problema e contraditória, dissolve espaços e tempos e impõe ao indivíduo padrões e valores desconhecidos.
Como recomenda( Cornellus castoriades 1992) o grande desafio posto para os indivíduos na globalização é o de ascender a autonomia, os mesmo tempo que absorve e interiorizar as instituições existentes.
Referência: Ianni, octávio. Teorias da globalização
1995 p/ 22.