Buscar

SOCIOLOGIA AULA 9

Prévia do material em texto

Politicamente conturbado, o ano de 1932 sofre com a eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo. Esse episódio é decisivo na carreira de Fernando de Azevedo. Nesse ano, ele é convidado a redigir e ser o primeiro signatário do Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, dirigido à Nação e ao governo Vargas, documento que colocou a educação como o problema nacional de maior importância, acima dos problemas econômicos nos planos de reconstrução do país. Como ficou conhecido este documento?
	
	
	
	
	
	Revolução constitucionalista
	
	
	Semana de arte moderna
	
	
	Manifesto pau-brasil
	
	
	Lei de diretrizes e bases da educação nacional
	
	
	Manifesto dos pioneiros da educação nova
	
	
		2.
		Embora influenciados por matrizes teóricas diferentes, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes tiveram importantes pontos de convergência, dentre os quais: I - A defesa política da escola pública, obrigatória e laica. II - A crítica ao caráter excludente da educação brasileira. III - A defesa da privatização da educação. IV - O tratamento das questões educacionais sob o prisma científico. As seguintes alternativas estão corretas:
	
	
	
	
	
	Todas.
	
	
	II, III.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	Todas estão incorretas.
	
	
	Somente a III.
	
	
		3.
		Tendo por base o pensamento de Florestan Fernandes, analise as proposições apresentadas: I - Foi uma liderança expressiva e combativa na defesa da escola pública. II - Defendeu a educação como um instrumento de democratização social. III - Contribuiu para a incorporação das idéias de Karl Marx no debate educacional brasileiro. IV - Entendia a educação como um mecanismo de construção da ordem social socialista. As seguintes alternativas estão corretas:
	
	
	
	
	
	I e III.
	
	
	II e IV.
	
	
	Todas.
	
	
	I e II.
	
	
	III e IV.
	
	
		4.
		Tendo por base o pensamento de Anísio Teixeira, analise as proposições apresentadas: I - Defendia a necessidade do conhecimento científico da sociedade brasileira. II - Fez críticas ao caráter democrático da educação em nosso país. III - Defendia a escola como um instrumento de democratização das oportunidades. IV - Defendia que a Educação deveria ser de responsabilidade do Estado brasileiro. As seguintes alternativas estão corretas:
	
	
	
	
	
	Todas estão incorretas.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	Somente a II.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	II e a IV.
	
	
		5.
		A construção de uma sociologia da educação no Brasil contou com as contribuições de importantes intelectuais da época, como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes. Assinale um ponto de concordância entre os autores mencionados acima:
	
	
	
	
	
	o compromisso político com o projeto socialista, pois se identificavam com as teses de Karl Marx.
	
	
	a militância a favor da educação popular, pois a escola reproduz a visão de mundo da classe dominante.
	
	
	a aproximação entre o debate educacional e o diagnóstico dos problemas sociais do país.
	
	
	a defesa do ensino privado como um mecanismo para aumentar a insuficiente oferta educacional.
	
	
	a defesa de um ensino descentralizado, gerido pelos municípios e sensível as demandas locais.
	
	
		6.
		Diz Antônio Cândido sobre Florestan Fernandez: ¿Falando de Florestan Fernandes, é preciso assinalar que, além da obra de sociólogo e da ação de intelectual empenhado nos problemas do campo, além da atividade de professor, de formador de equipe, de criador de rumos na teoria e na investigação, ele realizou outra obra não menos admirável: a construção de si mesmo...¿ Com estas palavras, ele se referia
	
	
	
	
	
	à sua origem europeia, que garantiu-lhe capacidade intelectual acentuadamente maior que a dos brasileiros, permitindo-lhe a conquista de sua preeminência cultural.
	
	
	à sua origem religiosa, que lhe permitiu as condições necessárias de dedicação e disciplina para a conquista de sua preeminência cultural;
	
	
	à origem abastada de Florestan Fernandes, que lhe permitiu a preeminência cultural;
	
	
	à origem humilde de Florestan Fernandes, que lhe impôs duras condições à conquista de sua preeminência cultural;
	
	
	à sua origem humilde, que lhe permitiu acesso a programas sociais de renda mínima, meio pelo qual ele conseguiu estudar e garantir a sua preeminência cultural.
	
	
		7.
		O Manifesto dos Pioneiros foi um documento representativo de um movimento que visava grandes mudanças na educação brasileira. Teve como signatários grandes nomes da Educação brasileira da época como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho. Esse movimento foi inspirado em ideias de um movimento existente na Europa e Estados Unidos. Que movimento foi este que propôs tantas mudanças para a Educação?
	
	
	
	
	
	Movimento da Pedagogia Libertadora
	
	
	Movimento da Educação Tradicional
	
	
	Movimento da Escola Nova
	
	
	Movimento da Educação Popular
	
	
	Movimento da Educação para o Trabalho
	
	
		8.
		Fernando de Azevedo foi influenciado na sua sociologia por um dos clássicos desta ciência. Qual?
	
	
	
	
	
	Karl Marx
	
	
	Anísio Teixeira
	
	
	Pierre Bourdieu
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	Max Weber

Continue navegando