Buscar

Avaliando aprendizado direito civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703571796)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em se tratando do Direito das Obrigações, parte especial do Código Civil, tem-se que:
		
	
	no estudo da obrigação de dar coisa certa revela-se o princípio da gravitação jurídica, pelo qual a obrigação de dar a coisa certa dispensa os seus acessórios.
	
	a possibilidade jurídica e a ilicitude do objeto prestacional se confundem, como se verifica em caso de abuso do direito que fere a ilicitude do objeto jurídico da relação obrigacional, caracterizando a sua impossibilidade jurídica
	
	
	 
	havendo perda do objeto da prestação, antes da tradição, caso em que a inutilização da coisa deu-se por circunstâncias alheias à diligência do devedor, a solução será a resolução contratual pela falta superveniente do objeto, sem ônus para a parte alienante.
	
	sobre a teoria do risco proveito, sendo culpado o devedor obrigacional, cabe unicamente ao credor exigir o equivalente com pagamento de juros e correções monetárias pertinentes.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702625758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando-se às obrigações de dar coisa certa, é INCORRETO afrmar que
		
	
	se a coisa perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente condição suspensiva, fca resolvida a obrigação, suportando o proprietário o prejuízo.
	 
	se a coisa se deteriorar, por culpa do devedor, poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, sem no entanto, ter direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenização por perdas e danos.
	
	se a coisa se perder, por culpa do devedor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos.
	
	se a coisa se deteriorar, sem culpa do devedor, poderá o credor, a seu critério, resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703578652)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A obrigação de solver dívida em dinheiro constitui:
		
	
	obrigação facultativa, uma vez que o dinheiro pode ser substituído pelo cheque.
	
	obrigação indivisível
	
	obrigação alternativa, porque pode ser satisfeita em dinheiro ou com cheque.
	
	obrigação de fazer
	 
	obrigação de dar
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703103711)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(EXAME OAB UNIFICADO - Adaptada) - Ary celebrou contrato de compra e venda de imóvel com Laurindo e, mesmo sem a devida declaração negativa de débitos condominiais, conseguiu registrar o bem em seu nome. Ocorre que, no mês seguinte à sua mudança, Ary foi surpreendido com a cobrança de três meses de cotas condominiais em atraso. Inconformado com a situação, Ary tentou, sem sucesso, entrar em contato com o vendedor, para que este arcasse com os mencionados valores. De acordo com as regras concernentes ao direito obrigacional, assinale a opção correta.
		
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação com eficácia real, uma vez que Ary ainda não possui direito real sobre a coisa.
	
	Perante o condomínio, Laurindo deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois cabe ao vendedor solver todos os débitos que gravem o imóvel até o momento da tradição, entregando-o livre e desembargado.
	
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação subsidiária, já que o vendedor não foi encontrado, cabendo ação in rem verso, quando este for localizado.
	
	Perante o condomínio, Ary ficou desobrigado no momento em que foi efetuado o registro do bem em seu nome, cabendo apenas ação regressiva do condomínio em face do Cartório de Registro de Imóveis.
	 
	Perante o condomínio, Ary deverá arcar com o pagamento das cotas em atraso, pois se trata de obrigação propter rem, entendida como aquela que está a cargo daquele que possui o direito real sobre a coisa e, comprovadamente, imitido na posse do imóvel adquirido.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703572721)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação às obrigações naturais, podemos afirmar que é judicialmente:
		
	 
	inexigível, mas se for paga, não comporta repetição;
	
	exigível e só comporta repetição se for paga por erro;
	
	exigível e em nenhuma hipótese comporta repetição;
	
	inexigível e se for paga comporta repetição, independentemente de comprovação de erro no pagamento;
	
	exigível, exceto se o devedor for incapaz;

Outros materiais