Buscar

controle processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O controle de processos é uma técnica para manter variáveis de um processo em valores estabelecidos. 
É importante conhecer o tipo de sistema (malha aberta ou fechada) e todas as variáveis do processo inclusive o setpoint, estabelecer um diagrama de blocos, para compreender o fluxo, montar um sistema de automação, liga e desliga, controle para corrigir os erros do processo.Os principais objetivos do controle dos processos industriais são: adaptação a perturbações externas e às restrições dos equipamentos e materiais, melhorar a estabilidade operacional, atender as especificação do produto, melhorar o uso de recursos e matéria-prima, melhorar os rendimentos econômicos do processo; melhoria na segurança operacional e pessoal e redução do impacto ao meio ambiente.
1 - Com relação aos sistemas de controle de processos industriais, podemos seguir uma linha de sequencia lógica de desenvolvimento de algoritmos de controle. Sabemos que um sistema de controlado pode ser definido de várias formas e por várias ferramentas. Como um exemplo, podemos citar a programação que pode ser feita com diversos tipos de linguagens diferentes.
Conforme citado pelo texto-base, podemos assumir diversas formas para um sistema de controle. A partir disso, demonstre sistematicamente os passos de desenvolvimento desde o início do processo até o programa pronto para implementação.
Os sistemas de controle de processos são utilizados para manter variáveis de um processo controladas através de medições e ajustes no próprio processo. Para desenvolver um sistema de controle é importante analisar qual o tipo de sistema, podendo ser malha aberta ou fechada, e todas as variáveis do processo, tais como o setpoint, valores de tolerância, tempos das atividades, etc... Será necessário estabelecer um diagrama de blocos a fim de para compreender o fluxo de ponta a ponta. Por fim, desenvolver um sistema de automação, com os comandos de liga e desliga, paradas de emergência, a programação para o controle das operações, bem como os mecanismos de verificação e correção dos erros detectados.
Desta forma podemos elencar as seguintes etapas:
-Estudo do Projeto: Fazer a analise das variáveis pertinentes ao processo a ser modelado.
-Fluxograma: Elaborar um fluxograma de blocos organizando de forma logica e sequenciais as etapas do processo de forma que represente todas as condições e variáveis discutidas no estudo do projeto.
-Programação: Utilizando-se o fluxograma, o código de programação deverá ser escrito com todas as rotinas propostas, tanto as de operação, quanto as de verificação e correção.
-Testes: É recomendado realizar através de simulação os testes de funcionamento antes de colocar em operação.

Continue navegando