Buscar

comunicação comunitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7.
		Assinale a opção que identifica corretamente as características da imprensa alternativa:
	
	
	
	
	As publicações alternativas eram aquelas que pertenciam a associações secretas e produziam conteúdo cifrado.
	
	
	A imprensa alternativa é aquela que desenvolveu uma linguagem alternativa, uma estética sofisticada, um sistema de financiamento e distribuição exclusivo e seletivo.
	
	
	O que caracteriza o jornal como alternativo é o fato de representar uma opção enquanto fonte de informação diferente da grande imprensa, seja pelo conteúdo que oferece, seja pelo tipo de abordagem que faz dos temas e questões sociais, políticas ou culturais.
	
	
	A imprensa alternativa é aquela que esteve livre da censura durante a ditadura e se ocupava de desconstruir preconceitos e tabus para um seleto público de elite.
	
	
	Os jornais alternativos eram feitos por jovens hippies que viviam em comunidades alternativas e buscavam uma integração com a natureza e o desenvolvimento de uma comunicação criativa e comunitária.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		A imprensa alternativa eram jornais dirigidos e elaborados por jornalistas de esquerda, alguns ligados à pequena burguesia, que, cansados do autoritarismo, aspiravam um novo projeto social e preocupavam-se em informar a população sobre temas de interesse nacional numa abordagem crítica. Podemos afirmar que:
	
	
	
	
	a imprensa alternativa foi expressão dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses populares, portanto, não condenava o regime militar.
	
	
	a imprensa alternativa defendeu interesses nacionais e populares dos trabalhadores, portanto, condenava o regime militar em alguns casos.
	
	
	a imprensa alternativa foi expressão da pequena burguesia, defendeu interesses particulares, portanto, condenava o regime militar.
	
	
	a imprensa alternativa foi expressão somente da média burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	
	
	a imprensa alternativa foi expressão da média burguesia, dos trabalhadores e da pequena burguesia, defendeu interesses nacionais e populares, portanto, condenava o regime militar.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Com base na proposta de comunicação realizada pela Rede ANDI Brasil há mais de dez anos, assinale a alternativa CORRETA:
"Colocar a infância e a adolescência como prioridades absolutas na definição e implementação de políticas públicas. É com esse horizonte, que as 11 organizações da Rede ANDI Brasil trabalham diariamente para incidir na agenda da mídia, pautando e qualificando notícias e reportagens sobre o universo infantojuvenil. Organizações sociais e conselhos de defesa dos direitos da criança e do adolescente também recebem atenção especial da Rede na elaboração de planos de comunicação que melhorem sua relação com a mídia, deem visibilidade ao seu trabalho e contribuam na mobilização em torno de suas causas. Estudantes de comunicação são o terceiro público-estratégico da Rede, que desenvolve programas de apoio a sua formação para que atuem como agentes da comunicação e mobilização social." (Fonte: www.redeandibrasil.org.br)
I. A Rede ANDI Brasil qualifica os jornalistas para que eles possam dar um tratamento melhor a notícia publicada e possam, assim, promover os direitos da criança e do adolescente por meio da comunicação.
II. A estratégia de comunicação utilizada pela Rede ANDI Brasil tem como fundamento a Teoria do Agendamento.
III. Os temas que envolvam os direitos da criança e do adolescente ganham visibilidade nacional porque a Rede ANDI Brasil influencia no trabalho de elaboração de pautas nos veículos de comunicação de massa.
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	
	A alternativa II está correta.

Outros materiais