Buscar

Vacina pneumonia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé
Imunizações – Eletiva 2017/1
Mirella Lourenicni Palaoro – Medicina M3
- Atividade referente ao artigo: “Impacto da vacina antipneumocócica 10-valente na redução de hospitalização por pneumonia adquirida na comunidade em crianças.”
1 – Qual a importância desse tipo de estudo?
Esse tipo de estudo acomete uma gama de benefícios incontáveis para a população, uma vez que, permite que profissionais da área e a sociedade de uma forma geral, vejam a importância da vacinação. Está, neste artigo, descrito e mostrado por meio de imagens e tabelas a diferença em crianças (menores de 1 ano) nascidas antes da vacinação (antipneumococica 10-valente) imposta pelo PNI e depois, quando se analisam as internações referentes a PAC (pneumonia adquirida na comunidade) que causam tantas morbidades dentre os infectados. O estudo confirmou que o número de internações diminui nas crianças vacinadas comparadas as não vacinadas, além de outras enfermidades que podem estar relacionadas a ela, como a meningite. Ademais, com a vacinação, fica notório a diminuição também nos casos mais graves e a consequente perda de pacientes vítimas dessa doença. Dessa forma, para a população, esse estudo ajuda a aderência de todos a administração da vacina, bem como a aceitação e o entendimento da importância de se vacinar as crianças, afim de minimizar os riscos e os tratamentos posteriores a doença, além de assegurarem uma proteção eficaz contra os agentes patógenos causadores da doença.
2 – Como a vacina antipneumococica 10-valente diminui a incidência de internações por pneumonias?
Existem vários agentes etiológicos causadores da PAC, entretanto, o mais comum é o Streptococcus pneumoniae que gera a doença tanto em crianças quanto em adultos. Os casos de PAC necessitam de hospitalização e, em crianças, é responsável por aproximadamente, 40% das internações. Logo, a PAC possui um grau de morbidade elevado. As medidas preventivas são muito mais benéficas do que as demais, uma vez que, as mesmas permitem uma diminuição nas internações e em todos os tratamentos requeridos pela doença. Por isso, a imunização preventiva contra o agente Streptococcus pneumoniae está se mostrando a forma mais eficaz de combate a PAC. O artigo revela que, no Brasil, após a implantação da vacina antipneumococica 10-valente houve uma redução nos casos de PAC e meningite, com uma consequente queda no número de internações, mortes, desnutrição e uma diminuição de custos hospitalares referentes a tais pacientes.

Continue navegando