Buscar

atividade de genetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO ― CAMPUS SÃO BERNARDO 
CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS ― QUÍMICA 
DISCIPLINA: GENÉTICA E EVOLUÇÃO 
ALUNOS (AS): Edmilson Lima Alves
ATIVIDADE
 
Sobre a regulação da expressão gênica em procariotos e eucariotos...
 
1) Em que consiste o modelo óperon de regulação? Descreva os modelos do triptofano e da lactose em Escherichia coli. Qual a diferença entre eles? 
R- Consiste em explicar um determinado controle sobre a atividade dos genes nos procariontes.
Triptofano - O repressor sintetizado pelo gene regulador é inativo, não sendo capaz de se ligar ao sítio operador do operon. Logo a RNA polimerase acopla-se ao promotor, ocorrendo transcrição e tradução.
Lactose O operon permanece inativado porque a proteína repressora, sintetizada pelo gene regulador, se liga ao sítio operador, inibindo o promotor. Isto impede o acoplamento da RNA polimerase, e deste modo, não há transcrição nem tradução.
A diferença é que a lactose é indutora enquanto o triptofano é um repressor.
2) Como ocorre o controle positivo do óperon lac por meio da proteína ativadora de catabólitos? 
R -A  proteína ativadora de catabólito (CAP) atua como um detector de glicose. Ela ativa a transcrição do operon, mas somente quando os níveis de glicose estão baixos. A CAP detecta a glicose indiretamente, através da molécula "com fome de sinalizar" AMPc (AMP cíclico).
3) Como ocorre a regulação gênica em eucariotos? Descreva, sucintamente, a forma de regulação que pode ocorrer em cada estágio da expressão. 
R - Transcrição e tradução separadas temporal e espacialmente; eucariotos possuem proteínas regulatórias maiores e mais complexas; o acesso aos promotores é restrito pela estrutura da cromatina; promotores de eucariotos são intrinsecamente inativos: Não ocorre início de transcrição na ausência de proteínas acessórias. 
4) Descreva as atuações do RNA não codificante na expressão gênica. 
R -As funções dos RNAs não podem ser inferidas sempre com base na sua sequência ou estrutura;atuam regulando a expressão gênica em processos de dinâmica cromossomal, biologia de telômeros e organização estrutural subcelular.
5) A maioria dos organismos multicelulares originam-se do desenvolvimento de um zigoto (2n), que se forma a partir da fecundação de um óvulo (n) por um espermatozóide (n). A implicação disto é que todas as células de um organismo multicelular possuem praticamente o mesmo genoma. Todavia, células de um determinado tecido, ou órgão, não desempenham as mesmas atividades, ou não apresentam as mesmas formas. Qual (is) processo (s) leva (m) a isto? Descreva – o (s) de forma sucinta?
R -Bem, isso acontece, porque existe um controle sobre a expressão dos genes. Mesmo que todas as células de um mesmo organismo possuam todos os genes iguais, alguns grupos celulares irão formar tecidos e órgãos diferentes, pois terão certos genes expressos, enquanto outros não terão expressão. A esse processo dá-se o nome de diferenciação celular. Como veremos, a diferenciação celular é um processo fundamental para a formação dos seres humanos e ocorre nos estágios iniciais da vida.

Continue navegando