Buscar

Avaliando Aprendizado 1 - Civil 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201601860131)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJ/RJ) Constitui direito real:
		
	
	a doação.
	
	todas as respostas anteriores.
	 
	o usufruto.
	
	a herança jacente.
	
	a herança.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601860215)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XVI EXAME UNIFICADO DA OAB) Mediante o emprego de violência, Mélvio esbulhou a posse da Fazenda Vila Feliz. A vítima do esbulho, Cassandra, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Mélvio após um ano e meio, o que impediu a concessão de medida liminar em seu favor. Passados dois anos desde a invasão, Mélvio teve que trocar o telhado da casa situada na fazenda, pois estava danificado. Passados cinco anos desde a referida obra, a ação de reintegração de posse transitou em julgado e, na ocasião, o telhado colocado por Mélvio já se encontrava severamente danificado. Diante de sua derrota, Mélvio argumentou que faria jus ao direito de retenção pelas benfeitorias erigidas, exigindo que Cassandra o reembolsasse. A respeito do pleito de Mélvio, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Mélvio é possuidor de boa-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado por Cassandra com base no valor delas.
	 
	Mélvio não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado.
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, não fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias, mas deve ser indenizado por Cassandra com base no valor delas.
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado pelo valor atual delas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601860140)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJ/MG) São direitos reais:
		
	
	as servidões, o direito de construir, o usufruto e a hipoteca.
	
	a propriedade, a superfície, o penhor e a fiança.
	 
	a habitação, a hipoteca, o uso e a anticrese.
	
	o penhor, a habitação, o usufruto e a passagem forçada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601997125)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(FCC 2015/ SEFAZ-PI) Em relação à posse, considere: I. Pode o possuidor direto defender sua posse contra o indireto. II. A reintegração na posse é obstada pela alegação de propriedade. III. Se mais de uma pessoa se disser possuidora, será mantida provisoriamente na posse, em regra, aquela que tiver a coisa. IV. O possuidor de boa-fé não responde pela perda ou deterioração a que não der causa. Está correto o que se afirma em
		
	 
	I, III e IV, apenas.
	 
	I, II e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	II e III, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602014229)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2014 FEPESE SC) Assinale alternativa correta de acordo com o Código Civil Brasileiro
		
	
	A aquisição da posse é direito personalíssimo e só pode ser materializada pela própria pessoa do possuidor
	 
	Para efeitos legais, ao sucessor singular é facultado unir sua posse à do antecessor.
	
	O possuidor tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.
	
	A posse da coisa não se transmite aos herdeiros ou legatários do possuidor.
	
	Os atos de mera permissão ou tolerância induzem os efeitos da posse quando, em nome próprio, o representante do proprietário passa exercer os poderes inerentes à propriedade.

Continue navegando