A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
aula 6 ano teatro de animação

Pré-visualização | Página 1 de 1

Artes – 6º ano
Teatro de Bonecos
O teatro de bonecos, também chamado de teatro de animação, é a apresentação feita com bonecos de manipulação rápida. Ele acontece em minipalcos por meio de movimentos feitos pelo ator, que também narra a história.
Acredita-se que o teatro de bonecos é tão antigo quanto o teatro convencional. Assim, desde a Pré-História os seres humanos podem ter utilizado sombras ou bonecos de barro para contar histórias.
A definição de teatro de animação abrange uma enorme variedade de gêneros teatrais e figuras, pois o boneco pode ser feito de muitas formas. A manipulação pode ser em cordas, varas, com as mãos embutidas no boneco... No Brasil, os tipos mais populares são:
Mamulengo: normalmente a cabeça é de madeira ou cerâmica, mas não tem articulação. Nesse caso, os movimentos só podem ser feitos no pescoço, braços e tronco. Esse tipo de boneco é típico do Nordeste brasileiro.
Fantoche: o boneco pode ser feito de muitos materiais, mas tem articulação na boca, para o ator gesticular a fala. Ex.: fantoche de meia.
	Ainda temos outros tipos de bonecos para teatro de animação:
Marionete: o boneco possui fios de comando que movem suas articulações, e são controlados por uma peça chamada cruzeta. É uma técnica muito complexa, tanto na criação do boneco como na sua manipulação.
Boneco de vara: os movimentos dos braços e corpo são feitos por meio de varas presas ao boneco. 
Sombras: esse tipo de teatro animado pode ser feito com bonecos, recortes em papel e até pessoas! O movimento é feito através de linhas ou varas, contra a luz, que é projetada numa tela. 
	Além de apresentações com histórias, o teatro de bonecos é muito utilizado na televisão e no cinema. No Brasil, temos muitos exemplos famosos, como os programas infantis Vila Sésamo, TV Colosso, Castelo Rá-tim-bum e o boneco Topo Gigio. Atualmente, o papagaio Louro José é um exemplo de boneco de animação em programa voltado para os adultos.
Artes – 6º ano
Atividades
1) O que é teatro de animação?
2) Quais são os tipos de bonecos para teatro?
3) “A criação de bonecos para teatro de animação é um trabalho exclusivo para peças teatrais e contação de histórias.” Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique.
4) Dê exemplos de personagens animados conhecidos.
5) Em qual período histórico surgiu o teatro de bonecos?
6) Atividade prática: a figura representa um personagem da peça Ricardo III, de Shakespeare. Transfira o desenho, copiando os traços de cada quadrado.
12) Encontre no diagrama abaixo o nome de 5 gêneros teatrais:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.