Buscar

Unidade 3 encontro 1 atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade 3 encontro 1 atividade 
1 – quais são os tipos respiratórios encontrados nos animais? Cite-os dando exemplos:
Esponjas, celenterados, platelmintos e nematelmintos – Difusão
Minhocas e planárias – Cutânea
Insetos, quilópodes e diplópodes – Traqueal
Aracnídeos – Filotraqueal
Invertebrados (alguns anelídeos, crustáceos, alguns moluscos e equinodermas); Vertebrados (ciclóstomos, peixes e larvas de anfíbios) - Branquial 
Moluscos terrestres, Anfíbio adultos, répteis, aves e mamíferos - Pulmonar
2 – Como ocorre o processo respiratório nos exemplares da classe aracnídea? Descreva-a e de exemplos de aracnídeos:
A respiração é feita por filotraquéias, também denominadas "pulmões foliáceos". Essas estruturas são formadas por lamelas irrigadas, que se comunicam com o exterior do corpo, através de um orifício denominado estigma.
As trocas gasosas ocorrem nas lamelas, e o oxigênio passa para o sangue. Nos escorpiões, essas são as únicas estruturas respiratórias, mas nas aranhas além das filotraquéias, existem as traquéias, semelhantes às dos insetos.
3- Explique como ocorre o processo respiratório nos representantes da classe crustácea:
A respiração dos crustáceos é branquial. As brânquias, que estão localizadas nas patas torácicas, se encarregam de realizar as trocas gasosas.
4 – Quem são os representantes do filo Equinodermata? Cite-os caracterizando-os.
Classe Asteroidea: corpo achatado em forma de estrela; possuem, como regra geral, cinco braços que partem de um disco central, sem nítida separação entre essas estruturas. Locomoção por pés ambulacrais, localizados na face ventral do corpo. Exemplo: estrela-do-mar.
Classe Echinoidea: Possuem corpo circular achatado (bolacha-de-praia) ou arredondado (ouriço-do-mar), sem braços. Na boca apresentam cinco dentes calcários, que formam uma estrutura denominada lanterna-de-aristóteles. Esta é usada para arrancar pedaços de algas, das quais se alimentam. Têm pedicelárias, estruturas geralmente pedunduladas que terminam em uma pinça. Em alguns casos, as pedicelárias podem injetar veneno. 
Classe Ophiuroidea: corpo achatado com cinco braços finos e flexíveis, separados uns dos outros, ligados a um disco central. Locomoção por movimentos ondulantes dos braços. Os ofiuróides não possuem ânus. Exemplo: serpentes-do-mar.
Classe Crinoidea: Corpo em forma de taça, com cinco braços ramificados, finos e flexíveis que lembram plumas. Alguns nadam movimentando os braços, outros são fixos ao fundo do mar pela região aboral, em função disso, o ânus é deslocado para a região oral. Exemplo: lírio-do-mar.
Classe Holoturoidea: Coro alongado e espinhos reduzidos. Sem braços. Locomoção por pés ambulacrais localizados em fileiras ao longo do corpo. Exemplo: pepino-do-mar
5 – Cite a diferença entre a respiração de um peixe cartilaginoso e um peixe ósseo? 
Peixes ósseos: a água entra pela boca e é desviada para as brânquias, saindo pelo opérculo (placa óssea com abertura em forma de fenda localizada na lateral do corpo desses animais). Possuem bexiga natatória.
Cartilaginoso:o animal usa uma espécie de respiração a jacto, nadando ativamente com a boca e as fendas brânquiais abertas, mantendo um fluxo constante de água. Não possuem bexiga natatória.

Outros materiais