Buscar

Prova online Gerencia de projetos em TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gerência de Projetos em Ti - Fael 
Avaliação Discursiva Online (A1V)
Parte superior do formulário
Questão 1
Questão A . 
Na metodologia ágil Scrum, os ciclos do desenvolvimento são curtos e as entregas são feitas entre 2 e 4 semanas. Um dos pontos fortes desta metodologia está na utilização de times multifuncionais e auto-organizados. Um dos princípios importantes desta metodologia é a colaboração do time. Entender o que o cliente quer, estar com o cliente e trazê-lo para o projeto também são prioridades desta metodologia. Comente sobre os itens relevantes da metodologia Scrum, suas vantagens e desvantagens.
Resposta A 
A metodologia abordada na disciplina, a Scrum, é uma metodologia desenvolvida no inicio, para a gestão de projetos de software. Nela, a proposta é que o projeto seja dividido, ou seja, diversas series de atividades em que ocorram reuniões frequentes para que a equipe possa ir analisando e melhorando o processo, visando a agilidade e qualidade final. Ao contrário de muitas metodologias, o Scrum não é padronizado. Seus valores, princípios e práticas deixam a disposição da equipe a gestão dos processos. Ou seja, a base do Scrum é imodificável enquanto sua estrutura é personalizável. Poderia citar todas, mas irei citar apenas algumas das vantagens e desvantagens encontradas por quem utiliza o SCRUM:
vantagens:
Motivação – Os programadores se sentem muito mais motivados devido ao seu interesse de entregar o Sprint no prazo.
O projeto pode ser visualizado – Dentro da organização o projeto pode ser observado por todos, o contrário de outras metodologias que esta possibilidade não existia.
Ausência significante de bugs – Como a qualidade é mais importante do que o prazo de entrega, o produto apresenta uma diminuição significativa de erros (bug).
Alterar as prioridades – Os programadores podem manejar as prioridades sem problemas, garantindo assim que sprints que ainda não foram finalizados possam ser alterados sem problemas.
desvantagens:
Prazo – Como a qualidade é mais importante do que o resultado, pode ser que os prazos não sejam estipulados de forma coerente, levando a um atraso do resultado final, o que pode deixar os clientes com uma certa raiva, mas isso pode ser ajustado em equipe.
Desordem nas funções – a presença de papéis indefinidos nas funções presentes no projeto podem dar alguns problemas relacionados a comunicação interna e deixar os programadores confusos quanto as suas tarefas.
Ausência de documentação –A falta de documentações sobre o andamento do projeto pode ser um grande problema. Por isso é importante documentar aspectos que sejam explicitamente importantes, mas não deixar de lado a documentação de tudo o que está acontecendo. Porque depois pode ficar difícil voltar em um determinado instante do projeto e lidar com a situação de não ter aquele momento documentado. 
 
Questão B .
Durante uma reunião de status do projeto de desenvolvimento do sistema de Folha de Pagamento junto ao cliente, o gerente do projeto é surpreendido por uma solicitação de alteração no escopo do projeto. O cliente quer incluir mais uma funcionalidade (não prevista inicialmente) no sistema de folha de pagamento que está sendo desenvolvido, visando dar maior agilidade ao processo como um todo. Baseado nas melhores práticas que você estudou nesta disciplina, como o gerente de projeto deve se portar diante desta situação, indique as atividades/ações que o gerente deve realizar. Qual a primeira coisa que o gerente do projeto deve fazer?
Resposta B
O gerente do projeto deve:
1- Avaliar a mudança quanto ao escopo, custo e prazo: quais os impactos previstos; 
2- Descrever e justificar a alteração para, se necessário, encaminhar aos níveis superiores; 
3- Comunicar aos stakeholders; 
4- Assegurar a aprovação da mudança pelo patrocinador e tomar as providências cabíveis sobre o impacto dessa mudança sobre as demais áreas do projeto. 
5- Monitorar e Controlar as ações a serem executadas quanto às mudanças. 
Questão 2
O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustentam a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situa-se no seu ambiente de negócios. 
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro. Campus, 2001, p.97 
A respeito do plano de negócios, avalie as seguintes asserções.
O plano de negócios é importante para gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas e identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo par a empresa
PORQUE
Permite estabelecer comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público-alvo externo: fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, et. Sobre os benefícios e os custos do negócio.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
b. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
d. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 
e. As duas asserções são proposições são proposições falsas. 
Questão 3
Após realizar uma análise de mercado em busca de soluções para aprimorar o seu negócio, uma empresa adquiriu um sistema de ERP (enterprise recouce planning) contendo um conjunto de módulos que integra todos os departamentos existentes. Após um ano de utilização, houve uma mudança na legislação e, para atender as novas exigências, foi necessária uma manutenção no sistema ERP. 
Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que a empresa irá realizar uma manutenção:
Escolha uma:
a. Perfectiva. 
b. Preventiva. 
c. Adaptativa. 
Adaptativa.
d. Corretiva. 
e. Aperfeiçoadora. 
Questão 4
Os termos inovação e empreendedorismo dizem respeito à prática da gestão e a à mudança criativa. A inovação preocupa-se, sobretudo, com o desenvolvimento de produtos. Já o empreendedorismo dedica-se mas à questão da criação de pequenas empresas. 
Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. 
I. Inovação e sustentabilidade são processos antagônicos, já que a inovação contribui de forma importante para a degradação do meio ambiente devido à sua associação com aumento do crescimento econômico e do consumo. 
II. A exploração de um problema social transformado em uma oportunidade de negócio visando a geração de lucro ao empreendedor é um dos principais objetivos do empreendedorismo social. 
III. Nem todo resultado de um processo criativo está associado a uma inovação. 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III. 
b. I, apenas. 
c. II e III, apenas. 
d. II, apenas. 
e. I e III, apenas. 
Questão 5
O gerenciamento de projetos de sistemas é essencial para a engenharia de software. Um mau gerenciamento acarreta atraso na entrega do programa, custo maior do que o programado e falha no atendimento aos requisitos. O quadro a seguir representa de forma hipotética algumas tarefas de um projeto de desenvolvimento de software. Esse quadro mostra as atividades, sua duração e as respectivas interdependências.
Com base na análise do quadro, o tempo mínimo necessário para terminar o projeto é de:
Escolha uma:
a. 28 dias. 
b. 20 dias. 
c. 13 dias. 
d. 15 dias. 
e. 16 dias. 
Questão 6
No cenário de uma economia globalizada, cresce o interesse pelo empreendedorismo e pela busca de meios que levem a uma maior produtividade, competitividade e inovação.Os avanços das tecnologias da informação e comunicação (TIC) auxiliam esse crescimento. Atualmente, uma parcela significativa dos negócios tem uma dependência forte de TIC. 
Desse modo, manter a disponibilidade da informação e comunicação e manter os negócios operando, sem qualquer paralisação, é indispensável. Porém, é preciso analisar o que pode ser afetado, qual o impacto financeiro e quais os impactos na imagem e na reputação da empresa, se cada um dos processos de negócio sofresse uma paralisação por conta da TIC. Afim de mitigar possíveis riscos, é recomendável documentar um plano para eliminar ou reduzir a possibilidade de ocorrer cenários de indisponibilidade da TIC. Nessa situação, é preciso elaborar um:
Escolha uma:
a. documento de visão. 
b. plano de negócio. 
c. plano de gerência de riscos. 
d. plano de gerenciamento de projetos. 
e. plano de contingência.

Outros materiais