Buscar

ARQUITETURA MODERNA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Paulista - UNIP
ANNA CARLA BORGES B729BA5
ELIAS DA SILVA COSTA B64hhh7
NAYARA ALVES COELHO DE MATOS BITES B777281
VALÉRIA REZENDE SILVA B70BBC
 
Apresentação: 
 
	Neste trabalho abordaremos a arquitetura modernista brasileira, com foco na forma que a sociedade vê a monumentalidade das obras, e também os desafios na conservação. 
 
Tema: Arquitetura moderna
 
Delimitação do tema: Os desafios para conservação dos edifícios modernistas 
 
Justificativa: 
 
	A escolha do nosso tema foi devido a Oscar Niemeyer ter sido um homem à frente do seu tempo, nota-se essa característica a partir do uso do estilo modernista misto à cultura brasileira. Sua principal fonte de inspiração foi advinda do estilo herdado de Le Coubosier, que usou materiais característicos e simplistas em suas edificações tal qual concreto armado, vidros e estruturas metálicas à vista. É possível observar como suas obras são dotadas de curvas e uma notória beleza única, característica que remete à cultura do corpo e da mulher brasileira, além de dar ao concreto movimento. Essa forma de usar o concreto gerou uma revolução, afinal, houve uma mudança na concepção formal de edifícios, usando e abusando na exploração da plasticidade do concreto armado. Pretendemos expor as faces da arquitetura, entender sua importância no contexto cultural dos dias de hoje e como as pessoas enxergam e traduzem a arquitetura moderna e a preservam.
Problema:
 
Como a população enxerga e interpreta a arquitetura modernista brasileira? Porque a monumentalidade intimida a população carente?
Hipóteses: 
 
- A arquitetura Moderna Brasileira pode representar para alguns a materialização do poder que podemos observar nas obras de Brasília e nas grandes capitais, representada pelo seus monumentos históricos. Por outro lado, cria grandes contrastes visuais e sociais, mas o que nos chama atenção é a maneira como a população enxerga a arquitetura moderna e a valoriza. Muitas vezes ela pode soar insignificante em termos de funcionalidade deixando assim a estética em primeiro lugar, o que não acrescenta valor humanitário, pois necessitamos antes da estética a funcionalidade e racionalidade. 
- É notório que tais edificações não fazem parte do mundo ao qual a população carente pertence, pois a visão cultural é precária fazendo assim referências somente aos gastos e desperdício do dinheiro público.
 
Objetivos: 
 
Objetivo geral: Discutir a relação do homem com os edifícios modernos, referindo-se especificamente à arquitetura modernista, mostrando porque a monumentalidade intimida a população carente, bem como expondo seu modo de ver e interpretar esta arquitetura.
 
Objetivos específicos:
- Buscar justificativas para a preservação do legado modernista como patrimônio cultural edificado, seguido de pesquisa de soluções para os desafios de como intervir no acervo edificado desse período.
- Utilizar como estudo os ícones da arquitetura da escola paulista da segunda metade do século XX
- Apontar o que é e como esse legado deve ser conservado.
Metodologia:
 
Apresenta-se a seguir a metodologia utilizada neste trabalho com o objetivo de expor o levantamento de dados pesquisado, o método adotado foi pesquisas exploratórias. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas bibliográficas e estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica foi o passo inicial para a fundamentação teórica do trabalho, fizemos uma investigação sobre a arquitetura moderna, com materiais embasados em conhecimento fixado materialmente e suscetível de consulta. Uma de suas vantagens é permitir a busca de fenômenos mais ampla do que alcançaríamos se optássemos por buscar informações diretas, e nesse projeto torna-se indispensável uma cobertura completa, visto que se trata de um estudo histórico.
O próximo passo foi o estudo de caso, que consiste em um estudo profundo dos problemas, induzindo a questionamentos, as incertezas e as possibilidades. Esse processo conduz à análise e à discussão das informações expostas do estudo, permitindo seu amplo e detalhado conhecimento. No caso do nosso trabalho, buscamos pesquisar obras modernas e estudá-las de forma crítica.
Fundamentação teórica:
* Porque A Monumentalidade Das Obras De Niemeyer Intimida A População Carente.
* O reconhecimento do legado modernista e os desafios para sua conservação. 
* A percepção ambiental: como a população enxerga e interpreta a arquitetura modernista brasileira.
Resultados esperados: 
 
Com essa pesquisa podemos percebe que fazer a diferença é simples, basta estar disposto a doar o seu tempo e conhecimento em prol de uma causa. Ultrapassar as barreiras da indiferença é um desafio diário. É preciso estreitar os laços que separam a comunidade carente com a Arquitetura moderna, a fim de crias pontes que levem melhorias à população. O papel da arquitetura é enxergar alem das necessidades mínimas de uma comunidade. Ou seja, independente se somos uma classe social alta ou baixa, a arquitetura é para todos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando