Buscar

Ad1 2018 1 Literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
 Disciplina: Literatura Brasileira I
 Coordenador: André Dias
 AD 2 – 2018. 1
 Aluno(a): Danielli Araujo Santos 
Polo: Paracambi Matrícula 17213120138
 Nota: _______________ 
Questões
1-Os autores constroem uma identidade nacional brasileira a partir do momento em que descrevem a realidade de sua pátria desvelando e/ou exaltando suas características geográfica, social ou política. No texto de Gonçalvez Dias, pode-se perceber a exaltação da língua materna e a satisfação do eu lírico ao encontrar gentes de sua terra. O texto também celebra as riquezas naturais do Brasil em detrimento de alguns aspectos de um país estrangeiro. No poema de Castro Alves é possível perceber uma dura crítica a um determinado momento social e histórico do país. Dessa forma, ambos os autores constroem um imaginário que acaba por delinear a identidade de uma nação. 
	
 2- A efervescência e a diversidade do cientificismo do século XIX exerceram forte influência sobre os trabalhos de Sílvio Romero. Motivado pelas diversas correntes científicas, o multifacetado cientista político propôs a criação de um modelo de crítica literária genuinamente brasileira que conduzisse a afirmação de uma identidade nacional por meio do conhecimento dos aspectos constituintes do país. De acordo com a perspectiva do também eugenista, a arte deveria cumprir uma missão social e histórica, assim era rejeitada a ideia de “arte pela arte” e negado o seu aspecto meramente estético. Por essa razão, defendia a função do escritor em corroborar o conhecimento do caráter nacional do Brasil que acabou por refletir na escola romântica. Esses aspectos revolucionaram a crítica literária. Porém, essa metodologia tornou-se limitada e retrógrada na medida em que Romero não via na literatura algo além do determinismo e do naturalismo.

Outros materiais