Buscar

AV DE TOPICOS EM FISIOTERAPIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409156970)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	Existem diversos tipos de estudos, cada um com um grau de qualidade de evidência científica. Coloque em ordem crescente de nível de evidência os seguintes tipos de estudo: (1) estudo caso-controle; (2) estudo randomizado controlado; (3) estudo de caso; (4) metanálise; (5) estudo de coorte.
		
	
Resposta: 13524
	
Gabarito: Estudo de caso; estudo caso-controle; estudo de coorte; estudo randomizado controlado; metanálise.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Estudo de caso; estudo caso-controle; estudo de coorte; estudo randomizado controlado; metanálise.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408702235)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	            A análise de problemas na qualidade dos artigos científicos foi um dos destaques nas reuniões do último encontro realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife, no final de julho. Na ocasião, representantes de agências de fomento apontaram a necessidade de estimular a qualidade dos trabalhos publicados por cientistas brasileiros, especialmente quando os artigos são feitos em inglês.
Dentre os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico temos a introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão e outros itens não textuais.
O que deve constar na Introdução?
		
	
Resposta: Uma sintese do artigo, explicando de forma objetiva o que esta sendo apresentado e seus objetivos.
	
Gabarito: R. Na introdução, três pontos cruciais devem estar presentes (geralmente em um único texto corrido): - "Estado da arte": uma breve revisão da literatura sobre o assunto abordado (geralmente perfaz de 70 a 80% de toda a introdução); - Relevância e/ou justificativa: os autores devem sempre deixar clara a importância do trabalho para a comunidade científica ou área do saber, assim como explicitar o porquê da realização do estudo; - Objetivo: em uma frase clara, simples e concisa, os autores expressam o objetivo do trabalho.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Na introdução, três pontos cruciais devem estar presentes (geralmente em um único texto corrido): - "Estado da arte": uma breve revisão da literatura sobre o assunto abordado (geralmente perfaz de 70 a 80 de toda a introdução); - Relevância e/ou justificativa: os autores devem sempre deixar clara a importância do trabalho para a comunidade científica ou área do saber, assim como explicitar o porquê da realização do estudo; - Objetivo: em uma frase clara, simples e concisa, os autores expressam o objetivo do trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408666679)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma pesquisa é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, gerando novos conhecimentos, podendo também desenvolver, corroborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual esta se desenvolve. PORQUE Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador.
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409058740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fisioterapeuta precisa avaliar, estabelecer o diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico, selecionar intervenções e realizar reavaliações (Resolução COFFITO, 80)3: este é o princípio da pesquisa. E os fisioterapeutas dispõem de grande arsenal de opções terapêuticas que transformam a tomada de decisão clínica em um ato extremamente complexo. Leia as afirmativas abaixo: I. Para a tomada de decisão, os fisioterapeutas não precisam recorrer a evidências trazidas por outros pesquisadores ¿ em livros e periódicos ¿ quanto perceber a necessidade de realizarem pesquisa eles próprios. II. Em oposição ao trabalho gigantesco de antes, de garimpo nas bibliotecas, hoje os meios eletrônicos organizam as informações e facilitam o acesso à informação desejada por meio de bases de dados como Cochrane Library, MEDLINE, LILACS, CINAHL, PEDro etc.*. O fisioterapeuta precisa lastrear-se para ponderar as evidências que vier a encontrar. III. Os níveis de evidência são hoje utilizados como um norteador para classificar a qualidade dos estudos realizados na área da saúde. Estão corretas:
		
	
	I, II e III
	
	Somente I e III.
	
	Somente a II.
	
	Somente I e II.
	 
	Somente II e III.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408604467)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São consideradas áreas especiais pelo CONEP, exceto:
		
	
	Genética humana
	
	Novos fármacos
	 
	Prevalência de distúrbios osteomioarticulares
	
	Reprodução humana
	
	Vacinas e testes diagnósticos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408543419)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Brasil, você como pesquisador terminou uma pesquisa, e procura informações sobre a relevância de revistas científicas para a publicação do seu trabalho. Você deve procurar na internet pelo sistema:
		
	
	Google
	
	Bireme
	
	Periódicos CAPES
	 
	Pubmed
	 
	Qualis CAPES
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409006209)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em um grupo terapêutico do Programa de Saúde da Família o fisioterapeuta possui 100 valores de Frequência Cardíaca Máxima, se quiser saber a média é só somar todos os valores e dividir o total por:
		
	
	75
	 
	100
	
	50
	 
	25
	
	2
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409045142)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um estudo de Sampaio e Figueiredo (Rev. Nutr. vol.18 no.1 Campinas Jan./Feb. 2005) objetivou "avaliar a correlação entre o índice de massa corporal e indicadores antropométricos de distribuição de gordura em adultos e idosos". Eles descrevem seus resultados da seguinte forma: "As correlações entre o índice de massa corporal e a circunferência da cintura nos dois grupos etários do sexo masculino foram: de adultos (r = 0,93; p<0,001); de idosos (r = 0,89; p<0,001). Para os grupos do sexo feminino, as correlações foram: grupo de adultas (r = 0,93; p<0,001), de idosas (r = 0,86; p<0,001). A correlação entre o índice de massa corporal e a razão cintura quadril foi menor, mas estatisticamente significante, entre os dois grupos de cada sexo. Assim, para o sexo masculino, entre o grupo adulto (r = 0,64; p<0,001) e no idoso (r = 0,63; p<0,001); e para o feminino, entre os grupos: adultas (r = 0,66; p<0,001) e idosas (r = 0,34; p<0,001)". Com base nesse estudo, é correto afirmar que:
		
	
	Todas as correlações foram fortes, entre as variáveis estudadas.
	 
	As correlações expostas não foram significativas.
	
	Se o estudo fosse realizado com crianças, as correlações não seriam significativas.
	
	Uma fraca (mas não significativa) correlação foi obtida entre índice de massa corporal e a razão cintura quadril para mulheres idosas.
	 
	Uma fraca (e significativa) correlação foi obtida entre índice de massa corporal e a razão cintura quadril para mulheres idosas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409006249)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quais são os componentes de uma pergunta PICO:
		
	
	Paciente, objetivos, tratamento e prognóstico.
	
	Queixa principal, hda, hpp, alergias e exames complementares.
	 
	Queixa principal, história da doença atual e história da doença pregressa.
	
	Paciente, problema,intervenção e comparação da intervenção.
	 
	Problema, intervenção, comparação da intervenção e resultados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409383445)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para um fisioterapeuta pesquisador, a motivação para se publicarum trabalho de pesquisa deve ser, exceto:
		
	
	Pelo aumento de publicações em seu curriculum.
	
	Pelo compartilhamento de informações com outros pesquisadores.
	 
	Pelo aumento do conhecimento científico na Fisioterapia.
	 
	Pelo aumento da procura de pacientes em seu consultório.
	
	Pelo reconhecimento na área científica.

Continue navegando